Cerca de 1.500 ovelhas morreram devido a infecção por varíola na vila de Suyunduk, distrito de Kurmangazinsky, região de Atyrau.
Ovelhas e cordeiros começaram a morrer já nesta primavera. Mas especialistas do Centro Nacional de Referência em Medicina Veterinária não conseguiram confirmar esse diagnóstico, apesar dos sinais visíveis de varíola.
Depois disso, as amostras foram enviadas para pesquisa no laboratório do Instituto Republicano de Pesquisa Científica de Segurança Biológica. De acordo com os resultados dos experimentos, foi obtida uma conclusão que confirmou que a ovelha morreu precisamente de varíola.
Edilbaevskaya raça de ovinos
No total, cerca de 1.200 cordeiros e 260 ovelhas adultas foram vítimas de uma doença perigosa na vila. Eles eram todos da raça Edilbayev. A varíola causou danos à economia, onde trabalham 100 trabalhadores, no valor de 60 milhões de dólares.
Anteriormente, quando o diagnóstico não era confirmado, a fazenda não tinha o direito de reivindicar compensação do estado pelo gado morto. Por esse motivo, os trabalhadores agrícolas tentaram provar que a varíola matou as ovelhas.
Agora que o diagnóstico foi confirmado, a fazenda aguarda compensação, disse Bauyrzhan Isakulov, chefe da fazenda Suyunduk.