Para um jardineiro, a coleta independente de sementes para vegetais é a chave da confiança em uma boa colheita. Uma variedade familiar facilitará a temporada devido à sequência bem desenvolvida de cuidados. Mas, para que tudo seja bem-sucedido, você precisa saber como coletar corretamente as sementes.
Hora da escolha
Antes de coletar, você precisa subtrair bem quando conduzi-lo adequadamente. Se o procedimento for feito anteriormente, os brotos serão fracos e o rendimento poderá ser pequeno. E se você coletar as sementes mais tarde, elas serão infectadas e não serão capazes de produzir uma colheita normal.A coleta de sementes pode ser determinada pelo tempo de amadurecimento. Nem no início nem no final da execução do procedimento não é rentável. Você precisa seguir de perto para encontrar o meio. Não adie a opção de coleta por série.
Classificação dos tomates por maturação
- Cedo maduro. Começa a dar frutos no dia 15 de julho e termina no dia 15 de agosto. Comece a coletar da melhor maneira no dia 30 de julho ou 1º de agosto.
- Meio da temporada. No dia 15 de agosto termina o início e o dia 8 de setembro. A coleção acontece no final do terceiro mês de verão.
- Amadurecimento tardio.Início de 3 de setembro e final de 30 de setembro. O procedimento é melhor realizado em 15 de setembro.
Como escolher as frutas
Para a colheita, selecione apenas frutas maduras. No caso de geadas próximas, você pode coletar aquelas que apenas começaram a perfurar. Os tipos de tomate têm pouco efeito sobre a fortaleza de mudas, mas a seletividade ajudará em outras infecções por fungos. No início da colheita, é recomendável observar os arbustos mais fortes e frutíferos.Depois do período de amadurecimento, é necessário examinar a aparência da colheita. Melhores sementes no segundo ou terceiro caule, ou no principal. Eles serão resistentes a doenças. Para a colheita, frutas grandes são adequadas sem danos.
Você não pode coletar sementes de frutas que são misturadas. Em tais arbustos, a colheita não sobreviverá ou será de origem desconhecida.
Processo de coleta
Para que tudo dê certo, e tenha havido uma exaustão das sementes, você precisa seguir estas recomendações:
- Corte em tomate. Este método permite que você chegue às sementes sem barreiras. Selecione todos os interiores.
- Dobre coletado em uma jarra de vidro e coloque em uma sala por três dias. Durante esse período, a placenta é destruída e os micróbios morrem. Se a placenta não entrar em colapso, as hastes serão curvas e não serão bonitas.
- O molde pode aparecer na superfície e deve ser coletado..
- Mexa o conteúdo da jarra e coloque as sementes imediatamente. Eles estão vazios. E faça isso até que as sementes parem de aparecer.
- Lave as sementes em água corrente ou salgada.
- O último passo é a distribuição uniforme das sementes no oleado e após a secagem, separando por sacos de gaze até secar completamente.
Armazenamento de sementes
Antes da semeadura, é necessário fornecer às sementes boas condições e armazenamento adequado.
Para fazer isso:
- Pegue as sementes de gaze.
- Faça um saco de papel.
- Polvilhe as sementes.
- Assine a variedade e as espécies.
Guarde as sacolas em um local escuro, seco e fresco. O frescor das sementes dura cerca de quatro anos, e é melhor plantar essas sementes no próximo ano.
É tudo o que você precisa para preparar suas sementes para uma boa colheita. Observando todas essas técnicas, você não precisará comprar sacolas prontas, pois é possível coletar sementes de qualquer vegetal e fruta.