Gladíolo ou como também é chamado de erva-doce (devido ao formato das folhas semelhante a uma espada) - um visitante frequente de casas de campo e terrenos pessoais. Grupos desta planta parecem espetaculares em qualquer território. Mas, para obter esse resultado, você precisa cuidar adequadamente dele, o que será discutido em detalhes mais adiante no texto.
Quando plantar gladíolos
O plantio de gladíolos já pode começar no início de abril. O início da floração dependerá da época do plantio da primavera:
- as lâmpadas plantadas nos estágios iniciais (abril) agradarão com flores em junho;
- os gladíolos colocados no solo em maio florescem em agosto;
- para os cormos plantados em junho, o período de floração cairá em setembro.
Portanto, experimentando o momento do plantio, você pode ter gladíolos floridos por 3-4 meses. Mas não devemos esquecer que você precisa considerar a qual variedade (precoce, média ou tardia) a planta pertence.
Cultivo e cuidado ao ar livre
A criação e reprodução do espeto são impossíveis sem os devidos cuidados. Esta flor graciosa precisa de atenção constante.
Que tipo de solo os gladíolos gostam?
O cultivo desta cultura de floração pode ser realizado em praticamente qualquer solo. Mas o desenvolvimento normal e a floração abundante dependem em grande parte da escolha correta do solo. O tipo de flor prefere os chernozem estruturais aos solos argilosos ou argilosos.
Se o solo no jardim ou no canteiro não for adequado, você poderá corrigi-lo levemente:
- quando o local é argila, deve-se acrescentar areia e, no outono, durante a escavação - húmus e limão;
- estrume podre, húmus ou turfa devem ser adicionados ao solo arenoso;
- no solo com predominância de turfa, é introduzida areia.
Um papel significativo na escolha de uma horta é atribuído à sua acidez:
- a melhor opção é um pH de 5,6 a 5,8;
- se o solo for mais ácido, as pontas das folhas estão sujeitas a secagem e o desabrochar das flores também é inibido. Para reduzir a acidez durante a escavação, é necessário adicionar farinha de giz, casca de ovo ou dolomita (200 g / m²);
- aumento da reação alcalina do solo causa amarelecimento da folhagem. A alcalinidade reduzida pode ser alcançada adicionando estrume apodrecido com superfosfato (10 kg / 200 g) ou com farinha fosfórica (10 kg / 500 g). Turfa e agulhas também acidificam o solo.
Preparando bulbos para plantio
Um pré-requisito para o crescimento e floração bem-sucedidos dos gladíolos é a preparação oportuna e adequada dos bulbos para o plantio. Isso deve ser feito 3 semanas antes do pouso.
Todo o processo consiste em várias etapas:
- Descasque cuidadosamente os tubérculos da lamela. Isso deve ser feito para garantir a qualidade do material de plantio e detectar doenças ou pragas existentes.
- Lâmpadas classificadas por tamanho e qualidade (saudáveis e afetadas).
- Amostras muito grandes (com um diâmetro superior a 8 centímetros) podem ser cortadas em várias partes. Mas cada um deles deve ter um broto. As fatias devem ser polvilhadas com cinzas.
- As áreas danificadas e doentes devem ser removidas com uma faca e, como no caso anterior, tratadas com cinzas.
- O material de plantio purificado pode ser submetido à vernalização, o que estimula o crescimento, a floração e melhora a imunidade das plantas. Para isso, as lâmpadas são espalhadas por brotos em um local quente e sombreado.
- Imediatamente antes do plantio, é necessário desinfetar em permanganato de potássio (1 g / 10 l de água), mergulhar por 30 minutos, em infusão de alho (300 g / 10 l de água) - cerca de 2 horas, ou em uma solução de malatião (30 g / 10 l de água) tendo aguentado 40-60 minutos.
- O material higienizado pode ser tratado com estimulantes de crescimento e oligoelementos para acelerar a formação do sistema radicular. Para este fim, 10 l de água devem ser diluídos com uma escolha de: 1 comprimido de heteroauxina, 1 g de humato de sódio ou 2 g de ácido succínico e incubados por cerca de 10 horas.
- Tubérculos pequenos (bebê) são bem limpos imediatamente antes de plantar no chão.
Vídeo: Preparando gladíolos para o pouso
Aterragem
Um ponto importante ao cultivar um espeto é a profundidade das lâmpadas no solo. Depende da composição do solo e do tamanho do material de plantio.
Importante! A desvantagem de um ajuste profundo pode ser a falta de flores, mas muito superficial — a necessidade de hastes de liga para evitar quebrá-las.
Dados esses dois fatores, o plantio deve ser feito da seguinte maneira:
- as amostras com diâmetro de 4-5 cm (talos de flores de ótima qualidade) devem ser enterradas de 10 a 12 cm;
- em chernozems e solos arenosos, a profundidade de plantio de bulbos padrão (4-5 cm de diâmetro) pode ser aumentada para 15 cm, e em solos argilosos - reduzida para 7 cm;
- uma opção ganha-ganha é pousar em solos pesados - a uma profundidade de três diâmetros de bulbo e em luz - quatro;
- os cormos adultos não devem ser plantados com menos de 7 cm;
- o bebê é colocado não mais profundo do que 3-5 cm.
Gladíolos crescentes, você também deve seguir certas recomendações:
- as plantações não gostam de áreas alagadas com estagnação da água, sombreamento e ventos fortes em áreas abertas;
- as plantas precisam de uma mudança anual do local de plantio. Eles devem ser devolvidos ao site anterior no máximo quatro anos depois;
- os canteiros para plantio precisam ser preparados no outono. A escavação é feita a uma profundidade de 40 cm e os fertilizantes são aplicados. Você pode adicionar uma mistura de húmus (2 kg / m²), superfosfato (até 50 g / m²) e sulfato de potássio (30 g / m²);
- na primavera, o solo é escavado na baioneta de uma pá, introduz-se uréia (15 g / m²);
- Antes do plantio, o solo é nivelado com um ancinho e são feitos sulcos ou buracos. A distância na linha entre grandes cormos é de até 15 cm e entre as linhas - cerca de 20 cm, para uma criança - 5 × 15 cm;
- bons antecessores de gladíolos são considerados alho, cebola ou pepino.
O algoritmo de pouso no espeto consiste em ações simples:
- Faça sulcos de até 20 cm de profundidade.
- Molhe bem os sulcos.
- Espalhe o material de plantio na distância certa.
- Polvilhe com uma camada de terra não superior a 5 cm.
- À medida que as mudas aparecerem, polvilhe periodicamente o solo até que os sulcos estejam nivelados com o solo.
O sombreamento dos gladíolos pela manhã torna-se a causa da floração posterior em 2 semanas e à noite em 3 semanas.
Com que frequência regar
No que diz respeito à rega de culturas, aplicam-se as seguintes regras:
- uma vez por semana de manhã ou à noite, você deve regar as plantas, gastando até 10 litros por metro quadrado;
- Antes da irrigação, é necessário cavar sulcos de 3 a 5 cm de profundidade nos corredores, nos quais é derramada água. Após absorver a umidade, o solo é afrouxado para evitar o aparecimento de uma crosta na superfície. Posteriormente, as plantas devem ser aspergidas com terra;
- durante a formação de gemas, bem como durante a floração, o volume de água consumida aumenta para 15 l / m²;
- em tempo muito seco, as plantas devem ser umedecidas com mais frequência do que o habitual (cerca de 1 vez em 3-4 dias). Isso é necessário para que as flores e brotos que não têm tempo para abrir não murchem.
Afrouxamento e cobertura
O tipo de flor é uma flor exigente para a aplicação de fertilização orgânica e mineral, bem como cultivo e remoção regular de ervas daninhas. Como já observado anteriormente, é necessário afrouxar após cada rega. Para evitar tal necessidade, o plantio pode ser coberto. Para este fim, são usadas serragem podre, grama, composto, agulhas ou palha. A terra é coberta com uma camada de cobertura morta assim que as plantas atingem uma altura de 10 cm, técnica agrícola que também previne o crescimento de ervas daninhas e o superaquecimento de espigas. O cuidado e o cultivo da colheita são impossíveis sem fertilização.
Importante! Com a falta de nitrogênio, a cor das folhas desbota e uma superabundância desse oligoelemento causa rápido crescimento de arbustos, em detrimento da brotação e da floração.
Em diferentes momentos da vegetação, as flores precisam de nutrientes diferentes:
- no início do crescimento das primeiras folhas, é necessário fertilizar com nitrogênio. Você pode escolher: 30 g de nitrato de amônio, 25 g de sulfato de amônio ou 25 g de uréia por 1 m². A infusão de urtiga também é usada para esse fim. Um balde de matérias-primas é derramado com água morna e infundido por 2-3 dias ao sol. Um litro desse extrato é diluído em um balde de água antes da rega;
- na fase de formação de 5-6 folhas, as plantas requerem potássio, nitrogênio e fósforo. Para isso, é utilizada uma mistura de 10 g de sulfato de amônio, 15 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio por 1 m²;
- a terceira alimentação é realizada antes da formação dos brotos (quando o pedúnculo aparece), quando as plantas precisam de fósforo e potássio. Essas necessidades serão atendidas com 20 g de cloreto de potássio e 30 g de superfosfato por 1 m².
Para preparar a cobertura, um saco de orgânicos é colocado em um barril de água (proporção 1:10) e insistido por até 3 dias. A infusão é divorciada 1:10. Com a aplicação simultânea de fertilizantes minerais e orgânicos, a dose do primeiro é reduzida em 40%.
No início do crescimento, é possível adicionar matéria orgânica. Para isso, é adequada uma infusão de fezes de pássaros ou esterco de cavalo.
Como cortar
Depois que os gladíolos soltam a flecha e começa a formação de brotos, os caules devem ser presos às estacas. É necessário apoio para manter inflorescências pesadas e impedir a quebra dos pedúnculos. Também ajudará a crescer de maneira uniforme e direta. Se você está atrasado com uma liga, a flecha da flor pode dobrar e se deformar.
Como resultado, as flores parecem feias. Se houver poucas plantas, elas poderão ser amarradas a estacas jogadas no chão e, se o canteiro for grande, o uso de adereços será praticado. Para construir essa estrutura, as estacas são colocadas nas bordas da fileira e cerca de 2 a 3 degraus são anexados a eles, aos quais os gladíolos são diretamente amarrados à medida que a flecha da flor cresce. Ainda é necessário cuidar da remoção oportuna das flores murchas após a floração - para que a planta não gaste energia na formação de sementes.
Você sabe As hastes e a folhagem dos gladíolos contêm ácido ascórbico, por isso pode ser considerada uma planta curativa.
É muito importante seguir vários requisitos ao cortar pedúnculos:
- as ações são realizadas com uma faca afiada de manhã ou à noite;
- a fatia não deve ser visível nas chapas remanescentes;
- após a poda, pelo menos 4 hastes devem permanecer na planta, o que permitirá que a lâmpada se forme normalmente.
Preparações de inverno
O desenvolvimento adicional e o florescimento da cultura dependem em grande parte do inverno adequado. Consiste em várias etapas sucessivas:
- Deve começar durante a estação de crescimento. Para a formação normal do bulbo, os caules das flores, secos após a floração, devem ser removidos imediatamente.
- Não é aconselhável cavar plantas já completamente amareladas, isso deve ser feito um pouco mais cedo (30 a 35 dias após a floração). Primeiro, as variedades precoces são colhidas, depois as variedades médias e tardias. Quando a temperatura da noite cai para 0 ° C, você precisa trazer as lâmpadas para a sala.
- As folhas devem ser cortadasdeixando cerca de 2 cm A semente é classificada. Amostras doentes, muito pequenas ou danificadas são queimadas. Externamente saudáveis e com a forma correta, os rebentos, cujo diâmetro não excede a altura, são deixados para o plantio. É preferível substituir as lâmpadas planas velhas por crianças.
- É aconselhável enxaguar o material selecionado para sementes em água morna (você pode adicionar um pouco de sabão em pó) e desinfetar. As soluções para desinfecção foram descritas anteriormente neste artigo. Com a ajuda da água, um bebê de qualidade também é determinado (o que afundará no fundo).
- O próximo passo é a secagem.composto por vários períodos. Nos primeiros 7 dias, as lâmpadas são mantidas a uma temperatura de + 28 ... + 30 ° C. Em seguida, é reduzido por um mês para + 20 ° C. Se tais condições não forem possíveis, à temperatura ambiente o material seca por cerca de 2 meses.
- A última etapa da preparação para o armazenamento no inverno é a limpeza de detritos de plantas e a sua dobragem em caixas de papelão. É melhor se as lâmpadas não tocarem. Regularmente (uma vez por mês), as sementes precisam ser revisadas e removidas estragadas.
Não é segredo que, no inverno, os bulbos de gladíolos precisam ser armazenados em ambientes fechados, porque em campo aberto eles congelam. Mas existem alguns pesquisadores que deixam as lâmpadas no inverno no jardim. Tais jardineiros incluem N. Supronenko.
Seu método consiste nas seguintes ações:
- Desenterre o material de plantio no horário habitual.
- Processe e seque.
- Planta em outubro antes da geada a uma profundidade de 20 cm.
- Isole as camas com folhas, feno ou galhos de pinheiro.
As lâmpadas preparadas dessa maneira toleram bem o inverno. Brotos poderosos e fortes aparecem no final de maio.
Regras para o armazenamento de gladíolos
Cada proprietário resolve o problema da sua maneira: alguns são armazenados em condições de ambiente, outros no porão, outros na geladeira e outros ainda cobrem os cormos com uma camada de parafina. Mas todos concordam que este é um processo problemático, especialmente se houver muito material de plantio.
Você sabe Na Grécia antiga, os gladíolos cresciam nos campos entre os cereais e eram considerados ervas daninhas.
Porém, não importa como o armazenamento ocorra, é importante seguir vários requisitos:
- umidade do ar dentro de 80%;
- modo de temperatura - + 3 ... + 6 ° C;
- em caixas com cebolas, você pode colocar os dentes de alho, que periodicamente precisam ser substituídos por novos;
- as crianças são melhor armazenadas em sacos de papel.
Se durante o inverno as lâmpadas secarem mais do que o normal, antes de plantá-las, elas deverão ser colocadas na água.
Por que os gladíolos não crescem
Os gladíolos são plantas caprichosas e, para ter um jardim bonito e abundante em flor, todo verão, você precisa cuidar e seguir adequadamente algumas instruções:
- Um esgrimista precisa ser criado em 2 a 3 anos em um novo site, pois ele não gosta de ficar no mesmo local por vários anos seguidos (mais de três).
- Para a cultura, é importante mudar não apenas o território, mas também a composição do solo. Por exemplo, se você plantar imediatamente uma planta em chernozem, em outro período, é aconselhável alterá-la para areia arenosa.
- É melhor comprar material ecológico para o cultivo. Portanto, os espécimes holandeses geralmente florescem apenas no primeiro ano e, no futuro, machucam.
- É importante manter a profundidade de pouso correta. A violação dessa norma causa desvios negativos no crescimento e desenvolvimento.
- Os bulbos juvenis (crianças) não toleram a vizinhança com espécimes grandes que os oprimem. É melhor colocar cebolas pequenas e grandes separadamente.
- 3-5 dias antes do plantio, o bebê precisa ser limpo de escamas duras, caso contrário, pode não germinar.
- As plantas devem ser regadas e afrouxadas em tempo hábil, assim como fertilizadas.
- As ervas daninhas que freqüentemente inibem os gladíolos devem ser removidas, impedindo seu crescimento e desenvolvimento normais.
- Uma pequena praga de tripes causa grandes danos à cultura; portanto, você deve realizar cerca de três tratamentos com Fitoverm de julho a agosto.
- Não funcionará para cultivar gladíolos grandes se uma pequena lâmpada tiver a oportunidade de florescer com força total; portanto, nesse caso, é melhor remover o pedúnculo.
Por que os gladíolos estão desaparecendo
Olhando belos e grandes gladíolos na foto, muitos ficam chateados quando obtêm o resultado exatamente oposto em casa (as flores são pequenas e indefinidas).
- Lembre-se de vários motivos para essas conversões indesejadas:
- Alguns cultivadores de flores iniciantes plantam erva-doce à sombra, o que é estritamente proibido, pois é uma planta que adora a luz.
- Violação das regras da tecnologia agrícola: não observância da distância ou profundidade do plantio, alimentação insuficiente, uma pequena quantidade de terra (quando cultivada em vasos), opressão por outras culturas ou falta de umidade.
- Ao usar material de plantio inadequado para o plantio. Uma lâmpada de qualidade deve ser grande e quase redonda. Amostras antigas planas precisam ser descartadas e substituídas por crianças.
- Como resultado da derrota de várias doenças e pragas, também plantas e flores podem se tornar menores e crescer mal.
Cuidar de gladíolos floridos
O espeto possui flores bastante grandes em comparação com os bulbos, além de um sistema radicular fraco, portanto, os cuidados com essa colheita durante o período de floração devem ser ligeiramente diferentes dos cuidados com outras plantas.
Deve-se prestar atenção especial à cobertura e à rega, bem como ao afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
Em suma, fica assim:
- ao regar, o solo deve ser ensopado a uma profundidade de até 35 cm.Umedecimento da superfície não dará o resultado esperado;
- o solo deve ser respirável. Isso é garantido pelo afrouxamento ou cobertura constante da zona raiz;
- o mais importante é a introdução oportuna de nutrientes, descritos em detalhes anteriormente na seção "Afrouxamento e alimentação";
- as plantas devem ser periodicamente batidas e as ervas daninhas removidas.
Ao ver esta flor incomum em seu site, sua família imediatamente apreciará sua beleza. E, seguindo as orientações descritas no artigo, não será difícil cultivá-lo e cuidar do gladíolo.