O representante comercial dos EUA, Robert Lighthouse, e o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Purdue, anunciaram em 18 de abril que os governos da Tunísia e dos Estados Unidos finalizaram os certificados de exportação dos EUA para permitir a importação de carne bovina, aves e ovos dos Estados Unidos para a Tunísia.
Essa declaração foi feita após uma reunião entre autoridades dos EUA e da Tunísia sobre a segurança e a utilidade da carne, aves e ovos americanos.
"O presidente Trump continua a dar prioridade à abertura de novos mercados para produtos agrícolas americanos, e congratulamo-nos com o acordo da Tunísia de começar a importar carne bovina, aves e ovos", disse Robert Lighthizer e continuou: "Maior acesso ao mercado tunisino é um passo importante proporcionar oportunidades para os agricultores e pecuaristas americanos continuarem expandindo suas exportações de produtos agrícolas americanos ”.No ano passado, as exportações agrícolas dos Estados Unidos para a Tunísia excederam US $ 264 milhões. Mais de 90% das exportações foram milho, soja ou milho e produtos de soja.
Os planos iniciais sob o acordo atual são de que a Tunísia importará anualmente dos Estados Unidos da América carne, aves e ovos no valor de US $ 5 a 10 milhões, seguido por um crescimento adicional.