O fato de que, no futuro próximo, no contexto do cancelamento de voos entre a Federação Russa e a Geórgia, possa introduzir um tabu na importação de vinhos da Geórgia, não agradará os membros da associação russa de viticultores.
No entanto, especialistas em vinificação doméstica não negam que, se forem impostas sanções aos produtos da Geórgia, a classificação doméstica do vinho russo entre os consumidores poderá aumentar significativamente.
E então o vinho fabricado na Rússia pode eventualmente se tornar um substituto digno para os lendários produtos vitivinícolas da Geórgia. Essa suposição foi compartilhada por Leonid Popovich, chefe do sindicato de vinificação da Federação Russa.
Na sua opinião, se a proibição for introduzida, o nível de concorrência diminuirá significativamente e o comprador dará preferência a garrafas com vinhos russos. Ao mesmo tempo, Popovich está confiante de que o vinho doméstico, e sem sanções, é um forte concorrente no mercado mundial de vinificação.
Deve-se notar que o diretor sanitário da Federação Russa não vê nada de errado em trazer vinhos da Geórgia para o país. O principal, de acordo com Gennady Onishchenko, é que o produto seja de alta qualidade e cumpra todos os requisitos sanitários aceitos na Rússia.
Além disso, Onishchenko tem certeza de que a preservação das importações das vinícolas da Geórgia ajudará a manter as relações comerciais entre os dois países, estabelecidas há décadas.