O rendimento médio de cacau da Costa do Marfim pode ser reduzido em qualidade e tempo de colheita, se não houver chuva forte este mês, porque as regiões de cacau ainda apresentam clima incomumente seco, disseram os agricultores na segunda-feira, 13 de maio.
A estação chuvosa do maior produtor mundial de cacau começou lentamente, e os agricultores temem que a colheita de abril a setembro possa ser reduzida devido à falta de chuvas.
Alguns agricultores descreveram essa visão como muito pessimista, pois as fortes chuvas de meados de maio contribuirão para o crescimento das culturas. Eles disseram que coletam muitas vagens e não esperam ver grãos grandes até o final de junho.Dados coletados pela Reuters mostraram que as chuvas em Subra, incluindo as regiões de Sassandra e San Pedro, foram de 5,5 milímetros na semana passada, 28,5 milímetros abaixo da média de cinco anos.
Previsões semelhantes foram feitas nas regiões sul de Agboville e Divo e na região leste de Abengourou, onde as chuvas também estavam abaixo da média. Mas na região centro-oeste de Daloa, onde um quarto da produção nacional é produzida, os agricultores ainda estão preocupados com o clima.As chuvas em Daloa, incluindo a região de Buaflet, foram de 9 mm na semana passada, 15 mm abaixo da média de cinco anos.