Os cogumelos comestíveis mais comuns na parte européia da Rússia são os peixes-manteiga. Esses representantes do reino dos cogumelos com chapéus oleosos ao toque crescem em pinheiros jovens e florestas de pinheiros, preferindo gramados ensolarados em morros arenosos e musgos verdes. Tais cogumelos não são apenas muito saborosos, mas também úteis, por isso são bastante populares.
Composição e valor nutricional
Os cogumelos oleaginosos, embora bastante carnudos à primeira vista, os cogumelos, na verdade consistem em 90% da água. Mas os 10% restantes foram divididos entre proteínas (cerca de 4%), gorduras (até 1%), carboidratos (1%), fibras (2%) e minerais (2%). O principal valor nutricional são os aminoácidos contidos nas proteínas dos cogumelos. Existem muitos deles, então os cogumelos podem substituir a carne na dieta.
O produto também contém os seguintes componentes úteis:
- Vitaminas do complexo B - melhorar a imunidade, ter um efeito positivo sobre a condição da pele;
- vitamina C - fortalece as funções protetoras do corpo, promove a cicatrização de feridas, reduz a probabilidade de trombose;
- vitamina PP - regula a atividade do sistema nervoso superior, normaliza o colesterol, está envolvido na formação de hormônios;
- cobre - ativamente envolvido na síntese de hemoglobina;
- cálcio - Juntamente com outros elementos, fornece um fundo hormonal normal, é responsável pela formação de tecido ósseo;
- fósforo - tem a capacidade de estimular a atividade mental, o trabalho do tecido muscular; é uma das substâncias - construtoras de tecido ósseo;
- zinco - melhora o trato digestivo, promove o crescimento e desenvolvimento normal das células, estimula a atividade sexual;
- iodo - fornece o funcionamento normal da glândula tireóide, melhora as habilidades intelectuais;
- manganês - tem um efeito positivo na formação de sangue, crescimento e funcionamento das glândulas genitais;
- lecitina - normaliza os níveis hormonais, serve como material de construção para a regeneração celular, aumenta o nível de hemoglobina;
- lipídios - melhorar a saúde do fígado;
- gluconato beta - inibir o crescimento de células cancerígenas;
- estirenos - tenham um efeito bloqueador no colesterol, participem do trabalho do sistema endócrino, promovam a produção de hormônios.
Você sabe Desde os tempos antigos, os curandeiros tradicionais incluíam manteiga nas receitas para o desejo sexual, pois os fungos têm um efeito positivo na motilidade espermática e na maturidade dos óvulos.
Propriedades úteis
Antes de tudo, deve-se notar que a manteiga tem um baixo teor calórico - cerca de 100 kcal está contido em 100 gramas de cogumelos frescos. Além disso, são difíceis de digerir pelo organismo; portanto, os pratos que os contêm retêm uma sensação de saciedade por um longo tempo. Esses fatos sugerem que o produto é ótimo para perder peso.
Devido à sua rica composição química, os alimentos oleaginosos têm um bom efeito geral de fortalecimento no corpo, desenvolvem o sistema imunológico, que serve como prevenção de resfriados e doenças virais. E com doenças infecciosas, o uso de óleos ajuda a acelerar a recuperação, pois o produto contém substâncias que matam patógenos.
Os cogumelos serão um excelente produto na dieta dos vegetarianos, pois fornecem ao corpo proteína suficiente, substituindo a carne. Além disso, um alto teor de vitaminas e aminoácidos confere vitalidade ao corpo, alivia insônia, depressão e fadiga.
Uso médico
As latas de óleo são amplamente utilizadas na medicina tradicional e popular. No curso de pesquisas científicas, verificou-se que a tampa do cogumelo contém um antibiótico que ajuda a lidar com os processos inflamatórios. Ele também possui uma substância resinosa que tonifica perfeitamente o sistema imunológico. Uma variedade de cogumelos é preparada a partir de cogumelos que ajudam a combater doenças como anemia, distúrbios metabólicos, doenças articulares, diabetes mellitus, gota. O uso regular de óleo ajuda a limpar os vasos sanguíneos, restaurar o funcionamento normal do sistema nervoso.
Você sabe Segundo estudos paleontológicos, os fungos apareceram em nosso planeta cerca de 400 milhões de anos atrás, antes mesmo de ser habitado por dinossauros.
Na medicina popular, existem muitas receitas que permitem preparar um medicamento a partir de manteiga que terá um efeito benéfico no tratamento de uma doença específica:
- Tintura de manteiga. Para cozinhar, você precisará de óleos frescos, lavados e descascados. Os cogumelos são cortados em pedaços pequenos e colocados em uma jarra de litro, derramados até a borda com vodka. O recipiente deve ser fechado com uma tampa de nylon (metal não pode ser usado) e enviado para infusão em local escuro por 2 semanas. Depois disso, o líquido é drenado e a polpa é espremida e filtrada. A tintura pode ser usada externamente e internamente. Ajuda muito no tratamento de fortes dores de cabeça e dores nas articulações.
- Pó. Para cozinhá-lo, os cogumelos devem estar bem secos. Você pode fazer isso usando um forno - coloque a manteiga em uma assadeira e deixe secar por 8 a 10 horas com calor mínimo. A porta do forno pode ficar aberta. Quando os cogumelos secarem, eles precisam ser espalhados em papel seco para esfriar e depois moer em um moedor de café. O pó é adicionado aos alimentos como um excelente remédio anti-enxaqueca.
- Pomada. Para preparar a pomada, a manteiga descascada crua é cortada em pedaços pequenos, adicione o creme de leite e mais uma vez amasse bem. Tal pomada ajuda perfeitamente no tratamento de artrite, radiculite e outras doenças articulares. Deve ser aplicado em um local dolorido, enrolado por cima com um filme e um curativo quente. É aconselhável deixar a compressa durante a noite. De manhã, ele precisa ser removido e a área da pele deve ser bem lavada com sabão.
- Exaustor. Esta preparação milagrosa não é nada difícil de preparar, mas ajuda efetivamente no tratamento da psoríase. Os lubrificantes devem ser colocados em uma jarra e, bem fechados, colocados em local fresco por 20 dias. Após o tempo especificado, um líquido escuro se forma no banco, que deve ser usado para lubrificar a pele doente.
Na medicina tradicional, é usada a propriedade antitumoral de fungos que contêm extrato de metanol, que causa a morte de células de câncer de mama. Além disso, inibe significativamente o desenvolvimento de câncer de estômago, de modo que novas vacinas estão sendo desenvolvidas com base em cogumelos. E cogumelos oleosos são usados no tratamento complexo de doenças cardiovasculares e distúrbios do sistema respiratório.
Aplicação em cosmetologia
A capacidade milagrosa dos óleos de limpar a pele, torná-la mais macia e suave, eliminando os sinais de envelhecimento, não foi deixada sem a atenção dos cosmetologistas. Cogumelos também fazem meios para se livrar da acne e acne.
Por exemplo, você pode usar as seguintes receitas:
- Mask. O óleo seco deve ser triturado em pó. Pegue a mesma quantidade de pepino e batatas frescos - os produtos também são esmagados em mingau. Todos os ingredientes são misturados. A máscara é aplicada para limpar a pele, mantenha por 10 a 15 minutos e depois enxágue. Ao fazer esse procedimento 2 vezes por semana, você pode limpar significativamente a pele.
- Loção. Nesse caso, você precisa de cogumelos frescos, descascados e lavados (50 g). Eles são cortados em pedaços pequenos, derramados em uma jarra de litro. Para isso, adicione também 100 g de óleo vegetal, 2 colheres de sopa. eu vodka e despeje a água até o topo. O recipiente deve ser fechado com uma capa de nylon e insistido por 2 dias. Loção é usada para tonificar e hidratar a pele.
Recomendações para processamento e uso
Antes de tudo, lembre-se de que as oleaginas, como todos os outros cogumelos, têm a capacidade de absorver toxinas prejudiciais; portanto, você não pode coletá-las ao longo das estradas e em áreas arborizadas localizadas perto de plantas industriais ou depósitos de resíduos químicos. E, se você escolher cogumelos - é um prazer, especialmente quando a estação foi um sucesso, o processamento subsequente o obscurecerá um pouco.
É habitual limpar o óleo da película superior do chapéu, o que pode causar amargura durante o cozimento e também fica rígido. Isso deve ser feito durante o processo de limpeza, sem molhar os cogumelos primeiro em água. Os óleos secos são muito mais fáceis de limpar. Remova também a parte inferior das pernas, áreas danificadas e com vermes.
Importante! Para que a manteiga retenha todas as suas propriedades benéficas, ela precisa ser cozida por não mais que 10 minutos.
O processamento deve ser realizado imediatamente após a colheita, uma vez que os cogumelos são muito mal armazenados. Em caso de forte necessidade, eles podem ser dispostos uniformemente na prateleira da geladeira - para que sejam salvos por cerca de 10 a 15 horas. Mas, em nenhum caso, não deixe o óleo em cestas, sacos e baldes - o produto desse recipiente está superaquecido e estragado. Os cogumelos descascados são lavados e deixados por 2-3 horas em água fria, para que a sujeira e a areia fiquem completamente para trás. Agora você precisa ferver a manteiga e cozinhe de acordo com a receita.
Dos cogumelos, obtém-se uma deliciosa salga e preservação. Eles serão um excelente ingrediente para o primeiro e o segundo prato, molhos ou recheio para assar.
O óleo pode ser submetido a qualquer tratamento térmico - frite, ensopado, seco, congele.
Para avaliar todas as propriedades de sabor da manteiga, tente cozinhar estes pratos nutritivos:
- Manteiga frita com creme de leite. Frite as cebolas cortadas em uma frigideira com óleo até ficarem transparentes e adicione os cogumelos cozidos e picados. Frite por cerca de 15 minutos em fogo médio. Depois disso, adicione algumas colheres de sopa de creme de leite, sal e deixe ferver em fogo baixo por mais 20 minutos. Sirva quente com batatas ou outros pratos.
- Sopa de cogumelos. Corte os cogumelos cozidos, coloque em uma panela com óleo. Adicione as cebolas picadas e as cenouras aqui, frite até dourar. Despeje o conteúdo da panela em uma panela com água ou caldo de galinha, adicione sal e algumas batatas em cubos. Cozinhe por 30 minutos. No final do cozimento, você pode adicionar pimenta preta moída, ervas.
Qualquer que seja a forma em que você os use, é importante cumprir a medida. Nutricionistas aconselham comer manteiga não mais que 2-3 vezes por semana, para não causar desconforto no sistema digestivo.
Dano e perigo oleosos
Apesar das muitas vantagens, os cogumelos têm algumas desvantagens prejudiciais que limitam a ingestão de alimentos. Antes de tudo, deve-se notar que a manteiga é considerada comida pesada. Eles contêm a proteína natural quitina, que não é bem aceita por todos os organismos.
Quando uma pessoa é completamente saudável, comer óleo não causará complicações - a menos que, é claro, você siga a medida. Excesso excessivo pode causar intoxicação, acompanhada de náusea, vômito. Pela mesma razão, você não deve se deixar levar pelos cogumelos enquanto bebe álcool - você precisa comê-los com moderação.
- Contra-indicações se aplicam a pessoas que sofrem de tais doenças:
- desordens do trato gastrointestinal;
- gastrite;
- insuficiência renal;
- doença hepática.
Não é recomendável dar óleo a crianças cujo sistema digestivo ainda é bastante fraco. Também estão em risco futuras mães - a gravidez requer mais produtos digeríveis. É prejudicial comê-los durante a lactação.
O falso duplo do lubrificador na natureza é o cogumelo da pimenta, que por si só não é tóxico, mas tem um sabor muito amargo. Você pode diferenciá-lo pela ausência de uma saia na perna e pelo tom vermelho da esponja interna.
Ao contrário da crença popular de que a pele oleosa dos cogumelos é prejudicial, deve-se notar que ela não causa nenhum dano específico ao organismo. Algumas donas de casa não limpam o óleo antes de cozinhar. A única ressalva é que a pele pode absorver substâncias nocivas se os cogumelos forem colhidos em uma área desfavorável, mas isso também se aplica ao corpo e às pernas.
Em resumo, pode-se notar que o óleo pode trazer ao corpo humano muito mais benefícios do que danos. É importante apenas aprender a coletar adequadamente esses "presentes da natureza", prepará-los e, é claro, observar a medida em uso.