Nos últimos dias de março, estufas na Ucrânia começaram a colher tomates, abrindo a temporada. Os demais produtores de tomates domésticos planejam começar a colher uma safra adiantada em meados de abril.
Esta temporada é caracterizada por preços altos para o primeiro lote de tomates ucranianos. Desde o início desta semana, os fabricantes nacionais vendem seus produtos por pelo menos 60 UAH / kg (US $ 2,20 / kg), o que é 20% mais caro do que no mesmo período de 2018.
Nos últimos dias de março do ano passado, o custo dos tomates das estufas na Ucrânia estava em 50 UAH / kg (US $ 1,83 / kg).Os principais operadores do mercado expressam confiança na manutenção a curto prazo dos preços atuais do tomate. A concorrência com produtos importados, que já custa a metade agora, ajudará a reduzir seus custos.
O preço do tomate importado produzido na Turquia começou a cair. Hoje, um produto turco pode ser encontrado à venda por 38-43 UAH / kg (US $ 1,39 - 1,58 / kg), que é 9% mais barato que no final da última semana de trabalho. Os operadores do mercado explicam a tendência de queda nos preços do tomate estrangeiro pela baixa demanda da população. Os compradores costumam reclamar da baixa qualidade do tomate da Turquia.