A mandioca é uma planta perene ornamental que se enraizou perfeitamente em condições internas. Hoje vamos falar sobre as condições para o cultivo e reprodução desta flor decorativa.
Regras básicas para o cultivo da mandioca
A mandioca provém dos trópicos e subtrópicos, o que indica a natureza termofílica da planta e o regime especial de seu conteúdo. Não é recomendável colocar uma palmeira no parapeito da janela, principalmente porque será problemática à medida que cresce e não haverá luz suficiente no chão da flor. A melhor opção é colocá-lo perto da janela em um suporte até a borda do peitoril da janela. Para esse fim, os lados sudeste ou sudoeste são escolhidos, enquanto as janelas sul são sombreadas.
No verão, uma palmeira falsa, também chamada de mandioca, pode ser retirada ao ar livre, protegendo-a de correntes de ar. Se houver uma grande diferença entre as temperaturas da noite e do dia, é melhor levar o vaso de flores à sala. A iluminação precisa difusa: a luz solar direta não é desejável.
No inverno, o vaso de flores precisa ser removido dos aparelhos de aquecimento: o superaquecimento e o ar seco afetam negativamente a saúde da flor. Ao mesmo tempo, você precisa fornecer à planta uma fonte adicional de luz, caso contrário, o tronco da planta se estenderá. O horário de verão da mandioca deve durar pelo menos 10 horas.
A temperatura exigida no verão é de + 23 ... + 26 ° C, no inverno - + 18 ... + 20 ° C. A umidade na sala deve ser de 50 a 60%. Você pode manter o nível desejado pulverizando em torno da planta. A planta não gosta de ar seco e estagnado, mas ao ventilar uma sala, não esqueça que correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais a ela.
Você sabe Os fabricantes dos EUA usam fibras de filamentos de mandioca na fabricação de papel e corda. Também fibra adicionar em tecido para costura de jeans, o que aumenta sua durabilidade.
Tempos de reprodução ideais
A propagação das sementes é realizada imediatamente após a coleta das sementes, pois elas perdem rapidamente a capacidade de germinar.
A propagação vegetativa é realizada no período de abril a junho. Na primavera, durante o período de crescimento ativo, mudas e brotos apicais criam raízes bem. A separação da prole é realizada na primavera e no verão, se necessário, nos transplantes de plantas.
Por onde começar?
Um vaso de sala não precisa de um vaso pesado, a planta é estável.
Requisitos básicos de capacidade:
- a presença de orifícios para drenagem da água;
- volume correspondente ao tamanho do sistema raiz.
- solo encharcado;
- areia de rio;
- húmus foliar;
- carvão vegetal.
Como propagar mandioca em casa passo a passo
Mais frequentemente, a propagação vegetativa da planta é realizada, uma vez que a mandioca raramente floresce em casa.
Sementes
É aconselhável comprar sementes de produtores com boa reputação. Geralmente em sacos de 3-5 grandes sementes pretas com uma superfície brilhante. Antes de plantar as sementes, você precisa "bicar", ou seja, mergulhar por um dia em água morna.
Tecnologia de semeadura:Importante! O material adquirido não precisa ser descontaminado, pois já foi processado em condições industriais.
- Para a semeadura, é recomendável levar um recipiente de plástico de qualidade alimentar com uma tampa, que servirá como uma espécie de estufa.
- As sementes são enterradas 0,5 cm em solo úmido, cobertas e colocadas em calor (+ 25 ° C).
- O tanque é ventilado diariamente e o condensado é removido da tampa.
- O solo deve estar levemente úmido, por isso é pulverizado enquanto seca.
- Quando duas folhas fortes aparecem, as mudas mergulham em vasos adequados para o tamanho do sistema radicular.
Tops
Para o material de plantio, retire um pedaço do broto apical com cerca de 10 cm de comprimento, as folhas inferiores são removidas e a haste é seca por várias horas.
Esquema de enraizamento:- 2-3 tanques de carvão moído são adicionados ao tanque de água: isso evita que a água se decomponha.
- Um broto colocado na água é coberto com uma jarra de vidro para criar um efeito estufa.
- Quando as raízes aparecem no corte inferior, a parte aérea é transplantada para uma panela.
Estacas
A mandioca precisa da formação de uma coroa, razão pela qual as estacas geralmente são realizadas durante a poda.
Tecnologia:
- As estacas de 10 a 15 cm de comprimento são cortadas com tesouras de jardim.
- Fatias da alça precisam ser secas por algumas horas.
- Eles são plantados em solo úmido, de preferência em um recipiente transparente, para ver a aparência das raízes.
- As mudas são cobertas com uma estufa, regularmente pulverizadas e ventiladas.
- As raízes crescem dentro de um mês e meio, após o que a planta está gradualmente acostumada à manutenção sem abrigo.
Processos laterais
A mandioca após o corte forma muitos processos laterais que são usados como mudas para propagação.
Esquema de enraizamento:
- O broto em corte precisa ser seco.
- Para formar as raízes, as mudas são colocadas em água ou solo úmido.
- Com qualquer método de enraizamento, os brotos são cobertos com uma estufa.
- Após o aparecimento das raízes, após cerca de 1-2 meses, as plantas jovens são plantadas em um local constante de crescimento.
No vídeo abaixo, você encontra outro método interessante de reprodução da mandioca. Esse método é útil para os jardineiros nos quais a planta cresceu do tamanho de uma árvore adulta.
Vídeo: Reprodução de uma mandioca adulta
Plantio e cuidados com as plantas
A flor comprada na loja não é tocada por duas semanas, dando tempo para se adaptar às novas condições. Em seguida, a planta é transplantada para um novo vaso, escolhendo o tamanho para o comprimento das raízes.
Tecnologia de pouso:
- Os orifícios de drenagem da panela são limpos, se necessário, despeje a drenagem (argila expandida) com uma camada de 2-3 cm.
- Uma pilha de terra é derramada sobre a drenagem. De cima, espalhando as raízes, coloque a planta.
- Eles adicionam solo uniformemente por todos os lados, socando para excluir formações de ar.
- A rega do mato plantado é realizada no dia seguinte.
Você sabe As flores e frutos de algumas espécies de mandioca foram consumidos pelos índios americanos.
Cuidados adicionais são padrão para plantas de interior.
Regras de atendimento:
- Rega - As plantas jovens são regadas em pequenas porções, impedindo a secagem do solo. As amostras adultas na estação quente são regadas uma vez por semana, no outono-inverno - uma vez a cada 2-3 semanas. Os produtores experientes recomendam o cálculo da quantidade de umidade com base no volume do solo - 1 litro de água por 4 litros de solo. O excesso de umidade é drenado do palete para evitar a deterioração das raízes. No verão, para lavar o pó da folhagem, uma vez por mês eles passam banhando as plantas sob um banho quente.
- Top vestir - realizada na primavera e no verão. Para fertilizantes, use composições líquidas especiais para palmeiras, por exemplo, "Stimovit". O medicamento é diluído com água na proporção de duas vezes mais que o indicado nas instruções. Aplique a cada 2-3 semanas, pulverizando a parte verde.
- Poda - a colheita em formação é realizada depois que a mandioca sai do período de descanso. Você pode aparar uma planta adulta cujo diâmetro do tronco seja de pelo menos 2 cm. A poda é realizada por tesouras de podar a uma distância de 40 cm da superfície do solo. A fatia é tratada com carvão em pó, preenchido com cera para evitar a deterioração. O procedimento estimula a formação de brotos laterais e forma o crescimento de vários troncos.
- Transplante - plantas jovens são transplantadas anualmente, adultos - uma vez a cada 3-4 anos. O procedimento é realizado na primavera por transbordo.
Importante! Durante um mês, uma mandioca não é incomodada por procedimentos de cuidado (com exceção da rega): ela deve criar raízes e se adaptar.
Doenças e Pragas da Mandioca
A mandioca não é suscetível à doença, no entanto, com desvios das regras de atendimento, alguns problemas são possíveis.
Sintomas da doença, danos causados por insetos e métodos de controle:
- Manchas marrons nas folhas - derrota por um fungo. Surge devido ao alagamento do ar. As folhas doentes devem ser removidas, as seções tratadas com carvão ativado. É aconselhável transplantar, especialmente com uma lesão maciça. O vaso de flores deve ser colocado em um local mais seco e não pulverizar antes da recuperação.
- A podridão do caule também é causada por um fungo que se desenvolve em um ambiente úmido.. Se áreas individuais forem afetadas, a planta poderá ser curada removendo áreas podres e depois transplantada para um novo solo. Com uma derrota severa do caule da panela, você precisa se livrar.
- Ácaro aranha - Aparece em ar seco e velho. Você pode aprender sobre sua aparência com pontos pretos na folhagem e na web. A pulverização com Fitoverm (2 ml / 1 litro de água) ajudará a combater os insetos.
- Escudo - a praga come o suco da planta, devido ao qual a folhagem desaparece. Você pode se livrar da sarna pulverizando com a ajuda do medicamento "Aktara" (1 g / 10 l de água).
A falsa palmeira é amada pelos jardineiros por sua despretensão nos cuidados. Uma planta ornamental pode ser propagada de várias maneiras, escolhendo a mais conveniente para si mesma, e a poda dará à mandioca uma forma de propagação decorativa de um arbusto.