De acordo com o Ministério da Agricultura na segunda-feira, 22 de abril, a China instou as autoridades locais a investir mais na limpeza de áreas agrícolas contaminadas.
De acordo com uma pesquisa do governo, a poluição do solo se tornou um dos problemas ambientais mais sérios da China: quase um quinto das terras agrícolas do país está sujeito a vários graus de poluição com pesticidas, resíduos químicos ou metais pesados tóxicos, incluindo e cádmio.
Um plano de ação foi desenvolvido na China para resolver esse problema e uma nova lei entrou em vigor no início deste ano. No entanto, o governo do país enfrentou uma tarefa séria - como pagar por um programa nacional de tratamento do solo, que pode custar centenas de bilhões de dólares.O Ministério da Agricultura informou que, apesar de algumas regiões colocarem a poluição do solo sob "controle inicial", muitas regiões não levaram o problema a sério ou não alocaram recursos suficientes para resolvê-lo.
A China está tentando desesperadamente recuperar mais de suas terras agrícolas raras, buscando maximizar a produção agrícola, especialmente em uma situação em que o país continua a se urbanizar.Segundo o governo, até o final de 2020, cerca de 90% das terras agrícolas contaminadas devem ser limpas e tornar-se seguras para as lavouras.