Um novo caso de ASF foi registrado em 10 de maio de 2019 no distrito de Borodyansky, na região de Kiev.
De acordo com as informações da Diretoria Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Kiev, a partir de 09 de maio de 2019, foi registrado um caso de peste suína africana (ASF), a saber: - 10 de maio de 2019.
Foi detectado um surto da doença no domicílio de um cidadão da aldeia de Novy Korogod, distrito de Borodyansky, região de Kiev (relatório sobre os resultados de um estudo do Instituto Estadual de Pesquisa em Diagnóstico Laboratorial e Exame Sanitário Veterinário nº 005712 PM / 19 de 10/05/2019).
A fim de coordenar as ações destinadas a localizar e eliminar o surto de peste suína africana, foi realizada uma reunião da comissão antiepizoótica de emergência estadual na administração estadual do distrito de Borodyansk.
A Comissão decidiu aprovar o plano para a eliminação do ASF, bem como determinar os limites do foco epizoótico e a zona de proteção e supervisão. No surto, estão sendo tomadas medidas para localizar e impedir a disseminação do patógeno da peste suína africana.
Foi relatado anteriormente que um surto de ASF foi detectado perto de Sumy. A doença foi registrada em 7 de maio deste ano na agricultura pessoal de um morador da aldeia de Verkhnyaya Syrovatka, região de Sumy, região de Sumy.