O óleo de abeto ajuda na luta contra muitas doenças, é usado em cosmetologia, no tratamento de várias doenças respiratórias e é simplesmente adicionado à água que é pulverizada nas pedras do banho. Esta substância útil é extraída de galhos, cones e agulhas de abeto, uma pequena árvore conífera com uma coroa de prata, distribuída por toda a Rússia.
Propriedades úteis e curativas
Fir produto contém um grande número de voláteis. Portanto, é utilizado no combate às doenças virais, fumigando a sala em que os pacientes estão. Suas enzimas, pulverizadas no ar, têm um efeito tônico e, ao mesmo tempo, calmante no sistema nervoso. Se usado por via oral, o óleo apóia o sistema imunológico, combate a inflamação e atua como anestésico. Além disso, esta substância é usada em cosmetologia, eles tratam ulcerações e hipotermia.
- Além disso, o líquido de abeto como aditivo é usado em medicamentos para:
- doenças respiratórias;
- neuralgia;
- artrose;
- osteocondrose;
- neurite
- reumatismo;
- gota
- problemas com pressão e cardiologia.
Coleta e colheita de matérias-primas
Para fazer manteiga em casa, são adequados cones verdes, galhos com até 10 mm de diâmetro, agulhas jovens e casca. A planta deve ter até 2 m de altura, estar ao sol e ter uma aparência saudável. Isto implica uma coroa densa, a ausência de musgo no tronco, pragas e podridão.
Você sabe Já na Rússia antiga, o óleo de abeto era produzido por curandeiros locais. Eles o usaram para tratar resfriados e como anti-séptico.
Você não deve coletar espaços em branco de árvores localizadas próximas a rodovias e indústrias perigosas. O tempo de colheita é do final da primavera ao início do outono. Os rebentos de plantas, brotos e cones são cortados em maio, e as agulhas são melhor removidas em agosto-setembro. Depois de coletar as matérias-primas podem ficar por 1-2 meses, mantendo suas propriedades valiosas.
Maneiras de cozinhar em casa
Existem várias maneiras de fazer óleo caseiro de abeto caseiro. Todos eles são leves, não demoram muito tempo e recursos físicos.
Número da receita 1
Ingredientes
- galhos jovens de até 5 cm ou brotos;
- 300-400 ml de óleo vegetal (milho, girassol ou azeitona).
Cozinhar:
- Classifique os galhos e botões, remova os danificados e lave bem.
- Corte o material de abeto em pedaços de 5 a 10 cm e pressione firmemente em uma jarra de vidro com capacidade para 1 litro até que esteja 70% cheio.
- Despeje o volume restante com óleo vegetal, feche bem com uma tampa.
- A semana 3 insiste em um local fresco e fora do alcance da luz solar (mas não na geladeira). Agite o frasco 2 vezes por semana, se as matérias-primas absorverem óleo - adicione mais.
- Esprema a massa resultante através da gaze em uma garrafa escura e guarde o óleo resultante na geladeira.
Número da receita 2
Ingredientes
- agulhas de abeto;
- 300-400 ml de óleo vegetal.
Como cozinhar:
- Lave as agulhas e corte em pedaços 1-2 cm.
- A matéria-prima é vertida em um recipiente de vidro com um volume de 1 litro em cerca de 80%.
- Encha o restante do recipiente com óleo e feche a tampa.
- Ferva por 5 horas em banho-maria (coloque o recipiente em uma panela em uma gradinha e despeje um pouco de água sem trazê-lo para a tampa, ferva-o adicionando água quando começar a evaporar).
- Resfrie a massa resultante e aperte, depois despeje novamente o material de abeto com óleo e repita a fervura por 5 horas.
- Misture os líquidos, despeje em uma jarra escura, mantenha na geladeira.
Importante! Durante os processos de preparação, infusão e armazenamento adicional, vale a pena abandonar os recipientes de ferro e plástico.
Número da receita 3
Ingredientes
- agulhas, brotos, galhos jovens de até 5 cm;
- 100 ml de óleo vegetal refinado.
Cozinhar:
- É necessário enxaguar e moer as matérias-primas. Os ramos devem ser cortados em 3 partes, os rins ao meio, não vale a pena cortar agulhas.
- Despeje a massa de abeto em uma jarra de 0,5 litro, 80% por cento e despeje o restante da jarra com óleo.
- Enrole o recipiente com papel alumínio e faça vários furos nele.
- Coloque a jarra na gradinha no forno, aquecida a + 150 ° C.
- Aguarde 2 horas, depois aqueça + 60 ° C e cozinhe por mais 10 horas.
- Deixe esfriar e coe o conteúdo da lata, adicione novas agulhas ao líquido filtrado até que o recipiente esteja completamente cheio e repita todo o processo de cozimento mais duas vezes.
- Despeje o óleo resultante em uma jarra escura e esconda na geladeira.
Como usar
O óleo de abeto é usado principalmente:
- como um dos elementos de preparações para resfriados e doenças de pele;
- para fins cosméticos;
- como agente aromatizante para banheira, casa de banho ou quarto;
- para aquecer tecido muscular e articulações.
Esta substância é frequentemente usada para tratar doenças pulmonares e coriza. As inalações à base de óleo de abeto ajudam a expectorar melhor o escarro e combater a inflamação. Eles aliviam as irritações com dores de garganta e contraem os vasos sanguíneos, ajudando com o excesso de líquido no nariz. De um resfriado, é usado na forma de inalação e esfregando-o nas asas do nariz. Também abeto substância ajuda muito de acne. As feridas inflamadas são cauterizadas, desinfetando e secando-as.
Você sabe Na aromaterapia, o óleo de abeto é usado desde o início. A cânfora foi extraída, ainda amplamente utilizada na medicina.
Medicina popular
Na medicina popular, o abeto é usado para problemas com doenças da próstata e ginecológicas.
Esta substância, graças ao seu efeito calmante, ajuda a resolver problemas das mulheres como:
- etiologia psicossomática;
- irregularidades menstruais;
- frigidez;
- desordens sexuais;
- a incapacidade de conceber uma criança.
Nas doenças da próstata, essa substância é usada não apenas pela medicina tradicional, mas também usada na medicina tradicional. Uma vez que ajuda nos processos de recuperação e tem um efeito desinfetante. O óleo do abeto penetra profundamente na matéria afetada e luta contra os patógenos que causam a infecção.
Cosmetologia
Em cosmetologia, este produto é usado para resolver problemas comuns de pele.
Importante! Não use imediatamente este produto amplamente ao aplicá-lo no corpo. Pode causar alergias, por isso vale a pena testar colocando uma pequena quantidade da substância em uma pequena área da pele.
Ele está lutando com:
- furunculose;
- erupção cutânea pustular;
- edema.
Também é usado no lifting expresso para a pele envelhecida e com dermatose nas pernas. Outro óleo deve ser aplicado na pele após o banho em água com um grau de contaminação desconhecido.
Aromaterapia
A substância do abeto é muito utilizada na aromaterapia, pois possui grande atividade fungicida, antiviral e bactericida. Além de tratar doenças respiratórias e distúrbios nervosos, essa substância também é usada para aumentar a imunidade.
Uma sala fumada com fumaça com base nesse óleo fica livre de poeira, mofo e bactérias patogênicas. Além disso, a fumaça baseada em um produto de abeto melhora o desempenho e remove a fadiga.
Limitações e contra-indicações
- Primeiro de tudo, este produto não pode ser usado:
- grávida
- pessoas que têm problemas renais;
- pacientes com gastrite e úlceras.
A substância não deve ser tomada com o estômago vazio. O óleo de alguns tipos de abeto pode causar espasmo brônquico e, portanto, só pode ser usado após a verificação de alergias. Na sua forma pura, o produto não pode ser aplicado sobre a pele, pode causar irritação severa, deve ser usado apenas com fluidos calmantes.
Quando tomado por via oral, o líquido causa náusea; portanto, os médicos aconselham a tomar chá preto ou produtos com leite azedo. O óleo de abeto é um produto versátil e fácil de fabricar em casa. O principal é verificar o corpo quanto à ausência de alergias e encontrar uma planta jovem adequada para a preparação deste fluido saudável.