Os produtores britânicos de carne bovina estão pedindo ações urgentes para restaurar a renda sustentável, pois as estatísticas mostram que os mercados estão em um nível baixo de três anos.
A falta de concorrência entre os processadores britânicos de carne bovina desencoraja qualquer diferença entre os preços de compra e a limitação de opções para os processadores.
Atualmente, a participação dos fabricantes no preço de varejo está abaixo de 48%, muito abaixo da média histórica, e os fabricantes sentem que estão com falta de seus produtos.
Existe o risco de que, sem ações urgentes na cadeia de suprimentos e no governo, de acordo com a União Nacional dos Agricultores (NFU), nas próximas semanas, "a má situação se agrave rapidamente".
O vice-presidente Stuart Roberts disse que o setor de carne bovina e o governo devem trabalhar juntos para encontrar soluções para essa "crise emergente".
“Existe uma preocupação real de que mais de 70% do gado seja processado por cinco ou seis empresas que abastecem 10 varejistas; a falta de concorrência permite que o valor seja removido do mercado.
Pedimos aos agricultores que recebam uma parcela justa e sustentável do valor do varejo, o que atualmente não é o caso ”, afirmou o vice-presidente da União Nacional de Agricultores da Grã-Bretanha.