À primeira vista, isso parece incrível: centenas de morangos com flores e longas filas de frutas vermelhas em estufas em meados de outubro. O proprietário Ilmars Gulbis não aqueceu as estufas em Laidi, mesmo naqueles dias em que a temperatura caiu abaixo de zero, mas os morangos não sofreram com isso.
"Esta é a primeira vez que cultivamos morangos tão tarde no outono", diz Gulbis. Ele não esconde o fato de estar procurando uma variedade que permita uma colheita tão tardia por quatro anos, e este ano ele finalmente a encontrou.
"No começo, eu tinha medo de que as bagas não tivessem bom gosto e aroma, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a força e o tamanho das bagas." O proprietário não tem dúvidas de que as plantas darão frutos por pelo menos mais um mês, mas acrescenta que tudo depende do clima.
Para as bagas, um dia ensolarado por semana é suficiente para os morangos obterem tudo o que precisam. Gulbis vê o potencial futuro para o cultivo de morangos na Letônia. Este ano, a temporada já começou em abril, mas ainda era experimental.
No próximo ano, o proprietário espera ganhar uma boa quantia em dinheiro, mas admite que alguns aspectos ainda não foram verificados, já que a época mais escura do ano está se aproximando.
Outubro é o momento ideal para que morangos frescos apareçam no mercado, pois existem muitas outras frutas na segunda metade do verão, explica o produtor. Ele percebeu que até meados de setembro a demanda por morangos é pequena, mas em clima frio as pessoas realmente querem frutas frescas.
O proprietário admite que ainda cometeu alguns erros e está constantemente estudando, tentando encontrar as melhores soluções. Foi preciso muito esforço para entender como aumentar a variedade, mas agora está claro que os morangos podem ser cultivados na Letônia no outono.
O nome da variedade tardia, que dá doces frutos perfumados no outono, é atualmente um segredo comercial. O tempo dirá se esses métodos de cultivo são justificados.