A campanha de semeadura de trigo sarraceno este ano terminou com um grande atraso por trás do plano. Isso é 45% menor do que na mesma data de 2018, os analistas da UkrAgroConsult compartilham informações.
De acordo com seus dados preliminares, a safra de trigo sarraceno este ano tem todas as chances de diminuir para um mínimo histórico devido às safras muito baixas.
A demanda doméstica da Ucrânia não será capaz de satisfazer esse volume de colheitas e o país terá que comprar cereais e seus produtos processados no exterior.
Lembre-se que durante a temporada 2017-2018, a Ucrânia comprou em outros países 48 mil toneladas de trigo sarraceno, provenientes principalmente dos países da CEI. E isso apesar do fato de que naquela época a colheita de trigo sarraceno era suficiente para cobrir as necessidades domésticas do país.
Um aumento no número de suprimentos importados de trigo sarraceno no contexto de uma grande oferta no mercado interno da Ucrânia levou a um rápido declínio nos preços dos produtos. Essa foi a razão da diminuição da rentabilidade de seu cultivo e, como resultado, uma redução notável na área semeada nos últimos 2 anos.
Anteriormente, foi relatado que as fazendas da região de Sumy se recusam a cultivar trigo sarraceno devido à sua baixa rentabilidade.