Spathiphyllum Domino é uma planta de interior, caracterizada por uma aparência exótica e despretensiosidade nos cuidados. Sobre os recursos característicos da variedade e as regras de atendimento, leia abaixo.
Descrição botânica da planta
O híbrido Domino spathiphyllum foi criado na América do Sul, após o qual recebeu uma ampla gama de distribuição na Ásia e na Europa. Spathiphyllum Domino pertence à família Aroid. O sistema radicular é encurtado, as folhas basais crescem diretamente do solo.
Placas de folha em forma oval com um ponto no final, uma veia é claramente desenhada. Colorir variedades de manchas verdes e brancas localizadas aleatoriamente. As flores brancas florescem durante o degelo da primavera.Você sabe O primeiro spathiphyllum foi descrito em 1870 por um botânico da Alemanha Wallis, que notou uma flor incomum durante uma expedição pela selva da Colômbia.
Condições para crescer em casa
Para que a cultura agrade seus proprietários com uma bela floração, é necessário criar ótimas condições de crescimento.
Para fazer isso, você deve:
- escolha o local certo na casa;
- fornecer iluminação adequada;
- observar o regime de temperatura;
- monitorar a umidade do ar.
Localização e Iluminação
A cultura geralmente está localizada na parte norte da casa, mas também pode crescer sem problemas no parapeito da janela, no lado sul. Spathiphyllum é uma planta fotófila, portanto, não é recomendado cultivá-la em locais sombreados, porque a falta de luz provoca nanismo nas chapas e torna a cor menos saturada. Você não pode expor a cultura em locais com um rascunho, caso contrário, ela morrerá.
Importante! Ao organizar as flores no lado sul, é necessário criar sombreamento para não prejudicar a planta pela luz solar direta.
Modo de temperatura
A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da planta está na faixa de +16 a + 23 ° C. Temperaturas muito baixas causam parada no crescimento e morte da cultura.
Humidade do ar
Para que a flor mantenha uma aparência bonita, é necessário um hidratante regular, realizado com uma pistola de pintura. Em clima quente, a planta deve ser irrigada de manhã e à noite. Durante a estação fria, a pulverização pode ser realizada a cada 3-4 dias. Para aumentar a umidade, coloque um vaso de flores em um pires de água.
Home Care
O crescimento e desenvolvimento de spathiphyllum dependerá da correção de seus cuidados. É muito importante hidratar o solo e a cobertura, sem os quais a flor começa a secar e para de florescer.
Rega
A frequência de rega de uma planta depende da taxa de secagem do solo superficial. Rega geralmente suficiente uma vez a cada 3 dias em um verão quente e uma vez a cada 5 dias no inverno. A água deve permanecer em pé por alguns dias, temperatura - + 20 ° C. O líquido é aplicado sob a raiz, evitando contato excessivo com as hastes e as placas das folhas.
Top vestir
Na primavera e no verão, a fertilização é feita a cada duas semanas, no outono, uma vez por mês. Durante o período de inverno e durante a floração, o fertilizante é interrompido. É necessário o uso de fertilizantes à base de potássio e fósforo, e a flor também adora a fertilização orgânica, que afeta beneficamente a condição externa das folhas.
Importante! É melhor fertilizar de acordo com um cronograma pré-compilado, a fim de evitar uma supersaturação com nitrogênio, o que levará a um crescimento abundante das folhas, mas interromperá a floração.
Os fertilizantes orgânicos são feitos a partir de verbasco ou excremento de pássaros, uma solução é feita com 100 g de matéria-prima dissolvida em 3 l de água. Fertilizantes minerais podem ser comprados na loja e diluídos de acordo com as instruções. Use o curativo “Green House” na quantidade de 1-2 cápsulas diluídas em 1 litro de água.
Regras de aplicação de fertilizantes:
- Dilua os preparados apenas em água fervida.
- Antes de aplicar fertilizante, umedeça o solo com uma pistola de pintura.
- Cuidadosamente, certifique-se de que o spray da droga aplicada ao solo não caia nas folhas e atire.
- No final do procedimento, umedeça o solo novamente.
Poda
Aparar spathiphyllum é um evento muito importante que ocorre após a floração. Pedúnculos que já murcharam após a floração são cortados. O procedimento é realizado com uma faca, que faz um corte ainda mais próximo do rizoma. O local do corte é coberto com cinzas de madeira picada. A poda também é realizada conforme a necessidade; se houver folhas lentas ou secas, elas serão removidas manualmente.
Transplante
Depois de comprar uma planta de casa em uma loja de flores, é necessário um transplante obrigatório. A razão é a mudança do solo em que a planta reside, porque o substrato da loja geralmente contém poucos nutrientes.
O transplante de Spatiphyllum deve ser realizado nesses casos:
- a cultura cresceu muito e começou a morrer a parte inferior dos lençóis;
- procedimento anual para transplantar spathiphyllum jovem em grande capacidade;
- é necessária reprodução;
- infecção por infecções ou pragas.
Preparação do substrato do solo:
- solo encharcado - 2 kg;
- turfa - 1 kg;
- areia - 1 kg;
- lascas de cerâmica - 500 g;
- carvão vegetal - 500 g.
O recipiente no qual o spathiphyllum é cultivado deve ser um pouco apertado para criar condições para a floração, para que a panela seja escolhida estreita e oblonga. O transplante é realizado uma vez por ano, na primavera.
Processo de transplante:
- No fundo do recipiente preparado, coloque o sistema de drenagem na forma de uma camada de seixos.
- O substrato do solo é pré-desinfetado por calcinação.
- Amolecer o chão em um vaso de flores para uma mistura aquosa.
- Lave as raízes suavemente com água, libertando-as do solo. Inspecione o sistema radicular quanto a raízes podres ou danificadas, se houver, elas são cortadas, polvilhando o corte com cinza de madeira.
- Despeje o substrato do solo de 1 a 2 cm em uma camada de seixo em uma panela.
- Introduza a flor no recipiente e encha-a delicadamente com um substrato, agitando um pouco a cultura para preencher todos os vazios com o solo. Depois pressione levemente a camada superior.
Importante! Molhar spathiphyllum após o transplante não é necessário. É necessário aguardar o aparecimento das primeiras placas foliares, o que indicará o enraizamento da flor.
Como propagar uma flor
Existem várias maneiras de propagar o dominó spathiphyllum:
- divisão do mato;
- caminho da semente.
A propagação por estacas é realizada na primavera durante o transplante anual. Em uma planta adulta, as estacas se formam na forma de pequenas rosetas de folhas com um pequeno rizoma.
O processo de separação e cuidados adicionais com as estacas não é demorado, requer:
- Mergulhe o solo em uma panela e lave o solo do rizoma.
- Separe o caule da flor-mãe, emaranhe cuidadosamente as raízes.
- As estacas são introduzidas na areia para que a cultura ganhe força e o rizoma cresça.
- As estacas plantadas são colocadas sob o capô e a ventilação diária é realizada por 10 minutos.
- Se o caule começar a produzir novas folhas, ocorrerá o enraizamento e, após um mês, você poderá transplantá-lo para o solo.
Você pode cultivar um novo spathiphyllum à maneira de sementes, mas é muito longo e problemático. Para obter sementes, é necessário produzir polinização artificial, que nem sempre dá o resultado desejado. O material de semente resultante é semeado em vasos com uma mistura de turfa, areia e terra, misturada na proporção de 1: 1. É necessário plantar sementes em uma superfície de 2-3 mm para que os brotos possam eclodir.
Dentro de 2 semanas, as sementes semeadas requerem cuidadoso cuidado:
- é necessário cobrir recipientes com mudas com vidro, direcionar uma lâmpada elétrica sobre as panelas, que devem aquecer o chão e provocar brotos rápidos;
- diariamente a cada 2-3 horas, o vidro é removido para ventilação por 10 minutos;
- a hidratação é realizada todos os dias pela manhã usando um frasco de spray.
Você sabe Uma das variedades da planta é chamada Wallis spathiphyllum em homenagem ao descobridor da cultura.
Dificuldades crescentes
Existem vários fatores que provocam o aparecimento de doenças:
- Insetos prejudiciais.
- Falta ou excesso de fertilização.
- Lugar errado para crescer.
- Não conformidade com o regime de temperatura.
Dificuldades no crescimento e causas de sua ocorrência:
- o retardo de crescimento e desenvolvimento ocorre devido à umidade excessiva e iluminação excessiva;
- falta de flores, é devido ao recipiente incorretamente selecionado para transplante, que é mais do que necessário;
- as extremidades encolhidas das placas das folhas significam que a flor tem pouca umidade;
- as folhas são cobertas com manchas pretas - falta de fertilizante nitrogenado.
As doenças e pragas mais comuns de spathiphyllum:
- praga tardia;
- manchar;
- ácaro.
Métodos de luta:
- Evitando alagamentos.
- A introdução do medicamento "Fitosporin-M" 1,5 g por 1 litro de água.
Métodos de combate à praga tardia:
- Remoção de áreas afetadas da flor.
- Processando com Fitosporin-M 1,5 g por 1 litro de água.
Os ácaros são insetos microscópicos com tamanho de 0,2 a 0,5 mm. Você pode notar a atividade do carrapato na flor por pequenas teias de aranha no fundo da folha. A praga suga o suco da planta, por causa do qual aparecem manchas amarelas, que secam e formam buracos. Ao combater um carrapato, o processamento com uma solução de sabão preparada com 20 g de sabão líquido e 0,5 l de água ajudará.
Spathiphyllum Domino é uma planta doméstica exótica usada como decoração de interiores. Com os devidos cuidados, a cultura encanta anualmente seus proprietários com lindas flores.