No final de semana passado, o mercado experimentou outro salto nos preços da cebola.
A última onda de apreciação atingiu um nível de 20-25 UAH / kg (0,66-0,83 / kg). Hoje, as cebolas cultivadas localmente são vendidas a preços de atacado no país a um preço de 22-25 UAH / kg (0,73-0,83 / kg).
Ao mesmo tempo, os produtos do Uzbequistão e do Azerbaijão são um pouco mais baratos - 20-22 UAH / kg (0,66-0,73 / kg). O aumento dos preços da cebola está associado a uma redução significativa nas importações, que a Ucrânia tentou compensar pela falta de seu próprio produto desde novembro de 2018.
Lembre-se que 2018 acabou sendo estéril para cebolas. Foi coletado um pouco e o produto resultante não era da mais alta qualidade. A redução nas compras de cebolas estrangeiras também se reflete nos dados do Serviço de Estatística do Estado: em março deste ano, a Ucrânia importou 11,8 mil toneladas de cebolas. Em comparação com fevereiro, o volume de compras de produtos aumentou mais de 2 vezes.
Como dizem os vendedores do ORSP de Shuvar, a demanda atual por cebolas excede em muito a oferta. Os compradores nem se assustam com os preços sem precedentes. Nesta semana, os preços no mercado ucraniano, pela primeira vez desde o início da temporada, excederam o nível de preços na Polônia, onde este ano seu rápido crescimento também é observado.