A Fonterra, a maior cooperativa de laticínios da Nova Zelândia que fornece quase um terço das exportações mundiais de laticínios, concordou em transferir sua empresa de sorvetes Tip Top da Nova Zelândia para a Froneri, em um acordo no valor de 380 milhões de dólares (US $ 250,2 milhões).
Em dezembro passado, a Fonterra disse que estava considerando vender a unidade como parte de seus planos de redução de dívida. Para o ano de marketing encerrado em julho de 2018, a Fonterra registrou um prejuízo líquido de US $ 196 milhões em dólares da Nova Zelândia (US $ 128,5 milhões), sua primeira perda anual desde o seu início em 2001.
Maus resultados levaram a empresa a realizar uma revisão dos ativos fixos. O Tip Top, fundado em Wellington em 1936, vende uma variedade de sorvetes, banheiras e balas. Após a conclusão da transação, prevista para o final de maio, o nome Tip Top e suas operações, incluindo a fábrica de Auckland em Mount Wellington, serão mantidos.A Froneri, que se posiciona como a “terceira maior produtora de sorvete” do mundo, é uma joint venture com sede no Reino Unido, de propriedade da Nestlé e da R & R.
Comentando os planos futuros de desenvolvimento de negócios, Kim Ballinger, diretor da Tip Top, disse que a empresa continuará “comprometida com a nossa herança local e com nossos muitos clientes fiéis na Nova Zelândia e na região Ásia-Pacífico. Estamos todos muito satisfeitos com o que nos espera no futuro. ”O CEO da Fonterra, Miles Harrell, disse: "Assinamos um acordo com os novos proprietários para o fornecimento de leite, o que garante que os agricultores da Fonterra continuem a fazer parte da história do Tip Top".