A Polônia é um dos principais exportadores de frango do mundo. Anteriormente, era o principal exportador deste produto. No ano passado, ela exportou 5,4 bilhões de euros em carne de frango. Existem vários obstáculos que a impedem de avançar para os três primeiros, um dos quais é a Ucrânia, de acordo com o diretor-geral do projeto KRD-IG, representando os interesses dos produtores e produtores de aves poloneses da Lukasz Dominik.
Confira
O preço das aves ucranianas permanece baixo em comparação com a polonesa. Pelo mesmo motivo, os produtos dos EUA e do Brasil estão à frente da Polônia em termos de vendas. Além disso, os avicultores poloneses carecem de capacidade de investimento e produção.
Em 2018, a Ucrânia ficou em 6º lugar no ranking mundial de exportadores de frango, deixando o Canadá e a Rússia para trás. A quota de exportação representou 42% do volume total recebido pelos países da UE. Na primeira metade do ano, a Ucrânia aumentou o comércio com os países da UE em 14%, em comparação com o mesmo período de 2017. O volume de negócios no comércio exterior atingiu 2,8 bilhões de cu. Os principais compradores de carne de aves ucraniana também são a Holanda, o Iraque (US $ 36,49 milhões) e outros países.
Um dos três principais fornecedores para os países da UE é a Ucrânia.A empresa Hironboproduct Mironovsky se tornou o maior fornecedor de aves no exterior. Seus produtos representam 88% de todas as exportações de aves da Ucrânia.