Diretor do Instituto de Biotecnologia. Krishnamurti disse que a nova variedade de arroz cultivada na Universidade Estadual Federal de Ilorin, na Nigéria, que não requer solo úmido, pode resolver os problemas atuais do cultivo de arroz no país.
O arroz geralmente é uma cultura que adora umidade, mas uma variedade desenvolvida pela universidade produzirá uma colheita de hectare sem muita água, tornando-a resistente à seca e potencialmente adaptável a áreas áridas com chuvas escassas.
O professor R. Krishnamurti, que visitou o Departamento de Biologia Vegetal da Universidade de Ilorin, disse que a nova variedade de arroz requer pouca rega, acrescentando que o tempo máximo do plantio à colheita é de 120 dias.
O cientista disse ainda que os grãos de médio rendimento e alto rendimento, que podem ser cultivados na maioria dos tipos de solo disponíveis no país, têm grande valor de marketing.
As sementes da nova variedade serão vendidas a estudantes e agricultores, a fim de incentivar o crescimento e a criação de empregos para uma população crescente.
O professor R. Krishnamurti também disse que a Universidade da Nigéria está trabalhando em outros tipos de grãos melhorados, adequados aos tipos de solo existentes no país.