"Havia e há trabalhadores sazonais suficientes", expressou-se claramente Harald Schaum, vice-presidente federal da IG BAU e criticou as práticas operacionais em empresas individuais.
Schaum rejeita fortemente as alegações de que o governo federal deveria celebrar acordos de intermediação com países terceiros para adquirir adicionalmente colheitadeiras da Ucrânia.
Ele criticou fortemente as práticas de exploração em empresas locais selecionadas. Os trabalhadores sazonais continuam trabalhando ilegalmente e, em alguns casos, recebem significativamente menos que o salário mínimo, diz o vice-presidente do IG BAU, pedindo aos empregadores que se afastem das empresas não profissionais.
Um líder sindical aponta para as crescentes dificuldades das empresas em obter pessoal permanente qualificado. Uma razão é que "a agricultura abandonou recentemente o setor de baixos salários".
Para os jovens trabalhadores novos, a boa infraestrutura rural também é importante hoje. “Como você deseja que uma pessoa jovem e instruída trabalhe no campo, quando não há Internet rápida, comunicação móvel ruim, escola primária, padaria, médico e açougueiro e, além disso, más conexões de transporte?”, Resumiu Shaum.