Durante o período de amadurecimento em massa de melancia, melão e outras culturas de frutas, todos ficam felizes em desfrutar de sua carne suculenta e perfumada. No entanto, poucas pessoas pensam em usar a casca. Mas, de fato, um produto aparentemente não comestível e simples pode ser uma excelente base para um prato gourmet. O artigo examinará em detalhes como usar a pele de melão para fazer geléia, bem como as receitas mais populares, com instruções e fotos passo a passo.
Os benefícios do Melon Peel Jam
O inverno é a melhor época para dar preferência à deliciosa geléia caseira. Permite não apenas diversificar a tabela diária, mas também eliminar a deficiência do corpo em uma variedade de vitaminas e minerais. Juntamente com frutas populares como framboesas, morangos e maçãs, o melão e, principalmente, sua casca, é considerado igualmente adequado para a preparação do produto. Apesar de esse produto não apresentar um aroma tão rico como as partes centrais da polpa, os pratos à base dele se distinguem por sua utilidade e sabor.
Como parte da geléia das peles de melão, foram encontradas muitas vitaminas, minerais e outras substâncias que podem melhorar o metabolismo e a imunidade. Entre elas, as vitaminas A, E, PP, grupo B, minerais como zinco, cloro, enxofre, fósforo, flúor, iodo, magnésio, cobalto, ferum, cálcio e cuprum também são consideradas especialmente valiosas para a saúde. O produto também contém pectinas, ácidos cítrico, málico e oxálico, ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos e fibras.
Você sabe O melão é uma das plantas mais antigas cultivadas. A primeira menção é encontrada nas escrituras bíblicas, onde a planta agia como um elemento da dieta diária da população do Egito Antigo e dos territórios vizinhos.
- Com uso moderado, esse complexo torna possível:
- aumentar a imunidade;
- melhorar a acuidade visual;
- restaurar a estrutura do cabelo e da pele;
- eliminar manifestações de hipertensão arterial;
- proteger o corpo da aterosclerose;
- normalizar o metabolismo e metabolismo hormonal;
- aumentar a eficiência;
- limpar o sistema geniturinário;
- ativar o fluxo de fluidos fisiológicos;
- aliviar a irritabilidade excessiva e irritabilidade emocional.
A principal desvantagem do produto é considerada um aumento da concentração de açúcar. É por isso que a maioria dos nutricionistas e terapeutas experientes não recomenda o consumo de geléia de melão em caso de problemas com excesso de peso ou diabetes.
Preparação de ingredientes
A preparação dos ingredientes começa muito antes de a geléia ser preparada. A primeira coisa a fazer ao fazer isso é escolher ingredientes de qualidade para a preparação do produto. As peles de frutas levemente verdes são mais adequadas para isso; durante o tratamento térmico, elas preservam a estrutura da fruta em uma massa gelatinosa. Eles geralmente têm um tom verde claro da pele externa, além de um pedúnculo macio.
- Não é recomendado o uso de peles retiradas de frutas:
- com um odor não característico;
- ter sinais óbvios de danos por fungos ou pragas de insetos;
- relacionados a variedades de ração;
- comprados nos mercados na primeira metade do verão (geralmente contêm concentrações elevadas de nitratos, além de outros derivados de fertilizantes químicos e produtos fitofarmacêuticos).
A preparação de peles selecionadas é considerada o passo mais fácil para fazer geléia. Comece o procedimento com uma limpeza completa dos contaminantes em água corrente fria. Depois disso, a partir das peles, é necessário cortar a crosta densa superior. Não é apenas inadequado para o consumo, mas também um reservatório para o acúmulo de todos os tipos de substâncias tóxicas absorvidas pela planta do solo; portanto, apenas a parte branca e interna da pele é retirada para consumo.Importante! Para fazer geléia, apenas as variedades com polpa espessa e densa são adequadas. A partir de frutas de casca fina, é problemático preparar a quantidade necessária de matérias-primas, para que seu uso seja inadequado.
Para eliminar nitratos e outras toxinas, também é recomendável mergulhar as peles em água fria antes de cortar, com algumas colheres de sopa de giz picado. A substância é o melhor absorvente, portanto, em apenas um dia, eliminará todos os vestígios de substâncias nocivas. Em seguida, as peças de trabalho são cuidadosamente lavadas em água corrente, após o que a crosta se torna a mais adequada para cozinhar um produto doce.
Antes de cozinhar, você também deve cortar as peles em um pequeno cubo. Sua forma pode ser arbitrária e não necessariamente uniforme, mas apenas peças uniformes ficam melhores no produto.Receitas passo a passo para conservas de casca de melão de geléia para o inverno
Cozinhar é repleto de uma variedade de receitas para compotas, compotas e outros doces de melão. Eles têm um aroma único e também são capazes de complementar quase qualquer mesa festiva. No entanto, nem todos eles podem ser considerados verdadeiramente bem-sucedidos; portanto, os mais populares serão considerados mais tarde.
A receita mais fácil de cozinhar
1l 60 min.
peles de melão descascadas
1 kg
Valor nutricional por 100 g:
- Coloque as peles picadas em uma panela funda e polvilhe-as com açúcar.
- Transfira a mistura para a geladeira e deixe descansar por 10 a 12 horas. Para dar mais sabor ao prato, adicione suco de limão (de 1 fruta pequena) à fruta e açúcar. Proporcionará um leve aroma cítrico e um sabor agridoce refinado.
- Coloque a panela no fogo, deixe ferver a mistura e deixe a panela esfriar completamente. As peles não devem ser cozidas por muito tempo, caso contrário, elas perderão sua estrutura.
- Reaqueça a mistura e ferva por 5-10 minutos.
- Despeje a geléia quente em frascos estéreis e enrole-os sob a tampa.
Importante! Em vez de peles, como alternativa, você pode usar frutas verdes. No entanto, neste caso, o melão deve necessariamente ter um aroma rico e distinto.
Com morangos
1,5 L 40 min.
peles de melão descascadas
1 kg
Valor nutricional por 100 g:
- Combine água e açúcar em uma panela e, em fogo baixo, traga tudo para uma consistência uniforme.
- Adicione o mel à calda e deixe ferver.
- Coloque as frutas trituradas em uma mistura doce e ferva tudo por 30 minutos. Nesse caso, certifique-se de remover a espuma resultante.
- Despeje a geléia quente em frascos estéreis e enrole-a sob a tampa. Preparar geleia dessa maneira é bastante simples, enquanto o produto final adquire um sabor rico em melão e um sabor leve a frutos silvestres.
Termos e métodos de armazenamento
O atolamento preparado de acordo com as receitas acima tem um bom armazenamento. Com estrita observância da tecnologia de cozimento, o produto final pode ser armazenado após costura por cerca de 1-2 anos. No entanto, para isso, ele deve criar condições especiais de armazenamento. Primeiro de tudo, é uma temperatura de +5 a + 15 ° C. O indicador de umidade também é importante para a preservação do atolamento de melão, seus valores ideais devem estar na faixa de 70 a 80%. Não é difícil alcançar essas condições de armazenamento; para isso, os frascos enrolados devem ser colocados em uma geladeira, adega ou loja de vegetais.
Você sabe O melão mais caro do mundo é reconhecido como a variedade Yubari King. A planta é cultivada exclusivamente no Japão, e o custo de uma fruta madura pode atingir $10.000 EUA.
Você pode armazenar congestionamentos em um armário à temperatura ambiente, mas, neste caso, deve ser consumido por um ano após a fabricação.
O atolamento de cascas de melão não é apenas perfumado, mas também um prato saudável que pode decorar qualquer feriado. Sua preparação não requer habilidades especiais; portanto, mesmo uma dona de casa inexperiente pode lidar com essa tarefa. O principal é escolher uma base de frutas de qualidade e se preparar seriamente para o processo. Isso ajudará você a obter um prato gourmet digno de fotografia em qualquer livro de receitas.