A beleza da spirea japonesa e de suas outras variedades causa o desejo de ter mais dessas plantas em diferentes locais do local, e aqui surge a questão sobre sua reprodução. Muitos temem que destruam a flor com suas ações erradas. Neste artigo, você aprenderá como dividir um arbusto de spirea para obter várias novas plantas.
É possível dividir o arbusto spirea
A divisão do mato é uma das formas mais bem-sucedidas de propagação da spirea (também chamada de meadowsweet), especialmente se não tiver mais de 4 anos de idade. As plantas mais antigas também podem ser divididas, mas, neste caso, o processo se torna mais demorado devido ao sistema radicular crescido e à terra aderida a ele. Esse arbusto adulto terá que ser lavado por um longo tempo e cuidadosamente desembaraçar as raízes.
Quando propagar
Spirea pode ser propagado na primavera, verão ou outono. No entanto, o plantio no verão pode complicar os cuidados com as plantas - será necessário regar com frequência para evitar o risco de desidratação. A saída dessa situação pode ser o tempo nublado, que durará pelo menos 7 dias após o transplante, bem como a separação entre primavera e outono.
A melhor época para compartilhar a spirea começa no final de agosto e termina no início de setembro. O plantio no meio do verão, quando é o mais quente, pode afetar adversamente a taxa de sobrevivência da planta.
Na primavera, você pode plantar uma flor antes que os botões comecem a inchar. Depois segue-se uma pausa até que as folhas deixem de crescer ativamente. No final de maio, quando o mato estiver quase pronto para florescer, chegará o momento em que é possível transplantá-lo.Como dividir corretamente
Para plantar spirea:
- Cavar as raízes do mato do chão, observando o diâmetro do poço não inferior a 60% do alcance da coroa.
- Se você achar que vários rizomas vão além dos limites dos brotos, você pode cortá-los.
- Abaixe o sistema radicular em um recipiente grande com água por pelo menos 1 hora, após o que o solo ficará úmido e se afastará, ou remova cuidadosamente o restante da terra com as mãos sem imersão.
- Com cuidado, desembaraçar as raízes encharcadas, tomando cuidado para não danificá-las.
- Pegue uma tesoura desinfetada afiada, corte o arbusto não mais que 3 partes aproximadamente iguais. Para cada um deles, deixe pelo menos 2 galhos fortes e um monte de raízes.
- Em cada planta cortada, corte as raízes, remova-as secas ou deterioradas e corte novamente os locais de corte.
Plantando novos arbustos
Como plantar novas plantas após a divisão:
- Em um local ensolarado com solo fértil, cavar um buraco com paredes verticais com um diâmetro 1/3 maior que o do sistema radicular. Nesse caso, deixe cerca de 1 m para outras plantas.
- Deixe o poço por 7 dias.
- Arbustos separados, suas raízes podem ser embebidas por 1 hora em um estimulador de crescimento radicular.
- No fundo do poço, coloque uma camada de drenagem com uma espessura de pelo menos 15 cm, fragmentos de tijolos, pedras e cascalho podem ser usados.
- Pegue uma folha ou solo de grama, adicione ½ do seu volume de areia e a mesma quantidade de turfa, misture, despeje um pouco sobre a drenagem.
- Abaixe o sistema radicular da spiraea, suavizando bem os processos.
- Coloque os restos da mistura de terra, deixando o pescoço da raiz na superfície. Aperte suavemente.
- Despeje 2 baldes de água em cada arbusto.
- Coloque uma camada de cobertura morta.
Cuidados adicionais
Depois de plantar uma spirea, ele precisa de tais cuidados:
- Rega - 1-2 baldes em um período de seca para plantas que se enraizaram, diariamente para aquelas que tiveram que ser replantadas.
- Cobertura superior: para solo fértil, uma vez por ano, para os pobres - 2-3 vezes por ano. Para fazer isso, dilua 1 colher de sopa de esterco ou dejetos de pássaros em 200 ml de água, deixe por 7 dias, despeje 2,2 litros de água e alimente o arbusto. Os fertilizantes orgânicos podem ser substituídos por fertilizantes minerais na quantidade de 65 a 70 g por 1 m² de plantio.
- Remoção de ervas daninhas.
- Afrouxamento - após a rega, é aconselhável combinar com o parágrafo anterior.
- Cortar - para criar uma aparência atraente.
- Tratamento de doenças e pragas - antes ou depois da floração.
Recomendações para jardineiros
Se você decidir propagar spiraea dividindo o mato, leve em consideração essas recomendações:
- As plantas que florescem no verão podem ser plantadas em qualquer época do ano, exceto no inverno. O outono é mais adequado para florescer na primavera.
- Como a spirea é um tipo de flora arbustiva, leve em consideração o crescimento das raízes ao plantar.
- Planta em solo ligeiramente ácido ou neutro.
- Abeto, zimbro, thuja pode crescer nas proximidades.
- A camada de drenagem pode ser equipada com uma lâmina e distribuir o sistema radicular sobre ela.
- Regue os novos arbustos com mais e mais freqüência do que o normal por pelo menos 2 semanas para melhorar sua sobrevivência.
- Para obter uma cobertura, plante as plantas a uma distância de 40 a 50 cm uma da outra.
- Use cobertura morta para reter a umidade do solo.
- Proteja os arbustos plantados no outono das geadas do inverno.
- Arbustos em forma de esfera ou pirâmide ficam bem no local.
- Para impedir que a spirea volte a florescer no outono e não a enfraqueça antes do inverno, não corte no verão.
Assim, a spirea pode se multiplicar dividindo o mato, esse método é um dos mais recomendados para transplante. O procedimento pode ser realizado em todas as épocas do ano, exceto no inverno, mas é melhor no final do verão ou no início do outono. Para que as plantas jovens se enraízem bem, tente dividir o arbusto uniformemente e regar bastante primeiro.