As batatas perdem o status de “segundo pão” nas mesas dos ucranianos. Esses dados foram compartilhados pelo diretor da Associação Ucraniana de Produtores de Batata Oksana Ruzhenkova.
Oksana Ruzhenkova comentou a situação no mercado de batata. Preços altos da batata (17-20 UAH / kg.), Baixos rendimentos das culturas e a redução do cultivo profissional de batata são as principais tendências da temporada de 2019.
“As constantes mudanças de temperatura observadas em todas as regiões da Ucrânia contribuíram para a disseminação de doenças da batata. Em combinação com a seca em algumas regiões e com inundações em outras neste ano, são previstos baixos rendimentos das colheitas. Por esse motivo, o preço da batata é duas vezes superior ao de 2018. O preço de atacado está no nível de 10 a 12 UAH / kg e o preço de varejo chega a 20 UAH / kg.
As falhas na colheita de batata na Europa também afetam o aumento de preço. Devido ao calor anormal e à baixa produtividade, os vizinhos ocidentais são obrigados a comprar batatas na Moldávia e na Ucrânia ”, comenta o especialista.
Quanto às previsões, é muito cedo para falar sobre a escassez de batatas nos mercados ucranianos. Portanto, cerca de 90% do segundo pão é cultivado em lotes domésticos pela população. Mas há tendências negativas no cultivo industrial de batata.
Assim, nos últimos 3 anos, a área plantada com batatas diminuiu de 70-80 para 20-26 mil ha. Oksana Ruzhenkova também observou que os agricultores se recusam a cultivar batatas de mesa, passando a cultivar variedades para processamento.