Muitas vezes, os jardineiros enfrentam um problema no qual as maçãs começam a se deteriorar e apodrecer diretamente na árvore. A razão para isso pode ser doenças ou pragas perigosas. Como evitar o apodrecimento da fruta e o que fazer se a doença já tiver afetado a cultura - adiante neste artigo.
As principais causas de podridão
Envolvido no cultivo de maçãs, todo jardineiro deseja obter uma colheita decente de alta qualidade de frutas saborosas, saudáveis e esteticamente atraentes no final da temporada. No entanto, apesar do cuidado e do cuidado competente das macieiras, os residentes de verão enfrentam frequentemente o problema do aparecimento de podridão tanto na cobertura externa das maçãs quanto nas frutas podres no interior. Pode haver várias razões para o aparecimento de frutas estragadas.
Árvores velhas
Em risco de aparecimento de um grande número de frutos podres, há árvores velhas, com mais de 10 a 15 anos de idade. As plantas adultas, mesmo com os devidos cuidados, a poda regular, perdem gradualmente sua produtividade, são esgotadas devido à diminuição da imunidade e frequentemente sofrem várias doenças fúngicas e infecciosas que causam danos às frutas.
Você sabe Segundo as estatísticas, cada segunda árvore frutífera cultivada no mundo é uma macieira.
Para reduzir o desenvolvimento de várias doenças em jardins antigos, é imperativo realizar podas sanitárias e antienvelhecimento das brotações, durante as quais os galhos secos, danificados, velhos ou doentes devem ser removidos.
Moniliose ou podridão de frutas
A causa mais comum de podridão nas maçãs é considerada uma doença fúngica - podridão de frutas ou moniliose, que quase todo jardineiro encontra em sua prática.
Importante! Se não forem tomadas medidas oportunas para combater a podridão das frutas, ela se espalhará rapidamente para outras árvores próximas, incluindo ameixas, cerejas e peras.
Reconhecer a doença com uma aparência experiente é bastante simples:
- uma pequena mancha de cor marrom se forma no feto;
- após 6-7 dias, os primeiros sinais de podridão se formam na maçã;
- manchas de cor branco acinzentado aparecem na superfície apodrecida, que é o local do desenvolvimento dos conídios, isto é, um esporo do fungo;
- no processo de crescimento de esporos, as maçãs escurecem por dentro, diretamente no galho, e eventualmente caem.
O perigo é que, com o número de maçãs que amadurecem, o número de frutas infectadas aumenta, o que pode provocar a destruição de toda a safra. Note-se que, em primeiro lugar, a moniliose afeta frutas danificadas, maçãs com cascas rachadas ou afetadas por pragas.
Além disso, o desenvolvimento bem-sucedido do fungo é facilitado pelo clima quente e úmido, espessamento severo das árvores e umidade excessiva. Tais condições são um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos patogênicos e, em seguida, a luta contra eles se torna extremamente difícil.
Casca de frutas
A doença mais perigosa para as árvores frutíferas é considerada crosta - uma doença fúngica que afeta quase todas as partes da cultura: frutas, folhas, galhos, flores. A crosta é especialmente difundida em regiões com alta umidade do ar.
Os sintomas pelos quais a doença descrita pode ser distinguida são os seguintes:
- pequenas manchas verdes se formam nas folhas, que mais tarde se tornam mais escuras;
- manchas de cor cinza com uma borda branca pronunciada aparecem nos frutos;
- os frutos começam a rachar e caem maciçamente no chão.
O fungo também pode aparecer em frutas que são armazenadas em porões ou armazéns. Nesses casos, existe uma forma latente da doença e, assim que o período de incubação passa, os frutos são cobertos com manchas cinzentas características. Os primeiros a serem atingidos são os frutos que apresentam algum dano mecânico e se tornam “vítimas” de ataques de insetos ou pássaros.
Você sabe Maçãs não são capazes de se afogar na água, e tudo porque 20-25% do seu peso é ar.
Clorose macieiras
Como você sabe, as maçãs são consideradas uma excelente fonte natural de uma substância mineral vital - ferro. No entanto, como o corpo humano, o feto também pode ser deficiente em ferro, o que leva ao desenvolvimento de uma doença grave chamada clorose.
As folhas são as primeiras a sinalizar uma doença - elas perdem sua cor intensa, empalidecem, começam a ficar amarelas e cobertas por pequenos pontos pretos.
Posteriormente, sintomas semelhantes aparecem nos frutos. Como regra, a principal razão para o desenvolvimento da doença é um suprimento insuficiente de nutrientes para a cultura, simplesmente colocando, uma deficiência de fertilizantes.
Na maioria dos casos, a planta carece de ferro, mas às vezes precisa de outros minerais:
- folhas pálidas localizadas na parte inferior dos galhos indicam falta de nitrogênio;
- folhagem pouco pigmentada no meio dos galhos indica uma deficiência de potássio;
- quando manchas eram formadas nas placas foliares, a macieira não recebia manganês e magnésio.
Com o desenvolvimento da clorose, as manchas escuras nos frutos aumentam e, eventualmente, afetam todo o fruto.
Voar-vizinho
Outra doença fúngica que se desenvolve bem em condições de alta umidade é considerada uma mosca.
Importante! Uma mosca não representa uma ameaça para a saúde humana. Além disso, o fungo não afeta adversamente o sabor da fruta. Os frutos fortemente afetados perdem sua aparência estética atraente e não estão sujeitos a armazenamento a longo prazo.
Pode ser reconhecido pelos seguintes sintomas:
- numerosos pequenos pontos escuros aparecem nos esporos da maçã do fungo, parecendo o excremento das moscas. Esses pontos não podem ser limpos ou lavados, ao contrário dos vestígios de insetos;
- com o amadurecimento total da fruta, os pontos característicos podem se fundir e cobrir completamente a superfície da fruta.
Os esporos do fungo podem se espalhar facilmente pelo vento, afetando outras culturas de frutas. O desenvolvimento bem-sucedido da doença contribui para o tempo chuvoso e nublado, umidade excessiva, orvalho persistente pela manhã, neblina frequente e densidade excessiva da coroa. A doença apresenta um perigo particular para as plantas que crescem em terras baixas ou pantanais.
Métodos para combater doenças e pragas
Felizmente, hoje existem métodos suficientes para combater doenças e pragas para lidar com sucesso com esses problemas.
Importante! Frutos podres não devem ser deixados em um terreno, debaixo de uma árvore ou diretamente em uma árvore. Depois de coletar essas maçãs, elas são colocadas em um poço de compostagem e, após dois anos, a substância apodrecida pode ser usada com segurança como fertilizante.
Os principais métodos incluem:
- cuidados minuciosos com o solo, que incluem limpar o local das ervas daninhas, soltar e triturar o solo;
- fazer a quantidade necessária de fertilizante;
- rega devidamente organizada das árvores;
- poda regular de galhos secos, danificados ou doentes;
- tratamento preventivo de plantas com a ajuda de preparações especiais;
- escavar o solo e tratá-lo com uma solução de sulfato de cobre;
- cumprimento das regras básicas de plantio de árvores.
Se algum sinal da doença aparecer na cultura, a luta pela destruição deve começar imediatamente. Muitas vezes, os jardineiros não prestam atenção aos frutos caídos. E é completamente em vão, porque são uma excelente muda de podridão dos frutos e vários microorganismos patogênicos, que posteriormente afetam as árvores frutíferas.
É por isso que as frutas caídas devem ser completamente removidas e o solo ao redor da planta completamente limpo. Além disso, para evitar a propagação de doenças, é necessário livrar-se dos frutos que começam a apodrecer diretamente na árvore. O método mais eficaz de combater doenças e parasitas é o cuidado oportuno e de qualidade do jardim.
Trabalhos de manutenção
Se as macieiras começarem a apodrecer diretamente na árvore, interromper o processo é bastante difícil. É por isso que a principal tarefa do jardineiro é a prevenção:
Moniliose. A pulverização preventiva da árvore com preparações fungicidas ajudará a impedir o desenvolvimento do fungo. Três tratamentos devem ser realizados durante a estação: o primeiro durante o período de emergência dos ovários, o segundo após 2-3 semanas e os últimos 30 dias antes da data prevista da colheita. Para a pulverização, você pode usar esses medicamentos: "Fundazole", "Skor" ou líquido de Bordeaux.
Vídeo: O que é moniloise
Clorose. A doença descrita pode se manifestar a qualquer momento, por exemplo, na primavera, outono ou inverno, de modo que a luta contra ela deve ser realizada sistematicamente durante toda a temporada. A terapia de uma doença começa com o tratamento da árvore com preparações especiais contendo ferro - “Fevorit”, “Agricola” ou remédios populares, por exemplo, uma mistura de sulfato de cobre e ácido cítrico.
Também é necessário enriquecer o solo usando uma mistura de húmus, vitríolo e água. No caso da progressão da doença, os especialistas aconselham a injeção de ferro no tronco de uma árvore. Para impedir o desenvolvimento da clorose, é necessário controlar rigorosamente a aplicação de fertilizantes, alimentar regularmente o solo com produtos orgânicos e complexos à base de ferro.
Scab. No estágio inicial da doença, você pode tentar superar o fungo com a ajuda de agentes biológicos - Fitosporin ou Gamair, ou fluido de Bordeaux. A pulverização da cultura deve ser realizada várias vezes durante a estação: durante o período de brotamento, no momento da floração e durante a formação do fruto.
É igualmente importante realizar o tratamento no outono, antes de preparar a macieira para o inverno. Infelizmente, na maioria dos casos, é bastante difícil parar a crosta nas árvores usando métodos populares, então você precisa usar produtos químicos, por exemplo, Skor, Rayek, Hórus.
Vídeo: Como lidar com crostas na macieira
Mosca-vizinha. Essa doença se manifesta como resultado de uma superabundância de fertilizantes nitrogenados, alta umidade na área e grande espessamento da árvore. Portanto, para a prevenção da doença, medidas apropriadas devem ser tomadas: podar regularmente, controlar a dosagem de fertilizantes e impedir a umidade excessiva do solo.
Dicas de jardineiros experientes
Para impedir o desenvolvimento da podridão nos frutos das macieiras, os especialistas recomendam uma série de medidas preventivas:
- no outono para fazer a poda sanitária de árvores;
- todas as ferramentas usadas para cortar galhos devem ser tratadas com desinfetantes;
- após a colheita, limpe o solo das folhas, detritos de plantas e frutas podres e caídas;
- ao plantar mudas, observe o intervalo necessário para evitar o espessamento;
- tente não ferir as árvores. Se isso aconteceu, todos os locais precisam ser tratados com carvão ou verniz de jardim;
- no outono, retire todas as maçãs das árvores sem deixar uma única nos galhos;
- realizar sistematicamente a pulverização preventiva de plantas com preparações fungicidas e inseticidas;
- antes do inverno, solte o solo ao redor da planta, cubra com palha ou serragem, cubra o tronco com um aquecedor feito de material "respiratório".
Você sabe No total, existem mais de 7.500 variedades de maçã no mundo, enquanto os Estados Unidos e a República Popular da China são considerados líderes no cultivo dos frutos descritos.
O aparecimento de maçãs podres em uma árvore sinaliza a derrota da cultura por graves doenças fúngicas, cuja luta deve ser iniciada imediatamente. Não apenas a produtividade, mas também a "existência" da árvore em si dependerá da rapidez com que medidas terapêuticas apropriadas sejam tomadas. E deve-se lembrar que no combate às doenças é importante uma abordagem integrada, que consiste em observar as regras básicas da tecnologia agrícola, atendimento competente e medidas preventivas regulares.