Hoje, o mel das abelhas selvagens é exótico para nós, embora historicamente, não muito tempo atrás, na Rússia, esse produto fosse a única doçura que as pessoas tinham à sua disposição. E eles foram capazes de produzir uma grande quantidade desse maravilhoso produto em condições difíceis da vida selvagem, tentando, ao mesmo tempo, não apenas destruir as famílias de abelhas, mas também ajudá-las a se instalar em novas habitações. Leia mais sobre a coleção de mel de abelhas selvagens na Rússia, leia mais no artigo.
História do artesanato
Na Rússia, o mel era um produto de grande demanda. Sendo a única doçura disponível na época, era também o principal ingrediente da maioria das bebidas intoxicadas, o protótipo do famoso "hidromel". Assim, membros respeitados da sociedade eram pessoas que extraíam esse produto nas florestas da época.
Eles foram chamados comissários de bordo, que foram derivados da palavra "lado", significando um buraco ou um buraco. Foi nas cavidades das árvores que as abelhas selvagens equiparam suas habitações construindo ninhos de mel e enchendo-as de mel. Bortniki, subindo em árvores (às vezes a uma altura de 5 metros), fumava abelhas da cavidade com fumaça e pegava os favos de mel.
Em casa, eles extraíam mel manualmente, já que, é claro, não havia máquinas centrífugas modernas. Inicialmente, eles varreram todos os pentes do barril. Mas então entendeu que, desse modo, deixava a família das abelhas para o inverno sem comida, condenando-a à fome. E não por pena, mas por puro cálculo, eles começaram a deixar parte dos favos de mel para o inverno para a família das abelhas.
Como resultado, o número de locais de coleta de mel não diminuiu, para o aparente benefício dos trabalhadores. O próximo passo no desenvolvimento da apicultura foi a criação de cavidades artificiais nas árvores e o transplante de novas colônias de abelhas nelas. Os lados criados por mãos humanas eram mais confortáveis que as abelhas selvagens.
Você sabe Uma abelha é capaz de levantar e transportar uma carga cujo peso é 40 vezes o seu próprio peso.
Eles estavam equipados não apenas com um letok, isto é, com uma entrada na colméia para insetos que voavam para dentro e para fora, mas também por mais tempo, o que é um movimento adicional para fins de ventilação e sanitários. Como resultado, a extração de um produto valioso aumentou dramaticamente.
Como regra, havia de 50 a 80 pranchas por estrangeiro. Mais tarde, surgiram "fazendas a bordo" reais, incluindo até mil pontos de extração de mel selvagem. Aqui, os trabalhadores contratados já eram necessários para atendê-los.
O peso do enxame de uma família de abelhas atinge 7 kg
Como as abelhas selvagens diferem das domésticas
Entre as quase 20 mil espécies de abelhas existentes, as abelhas silvestres da floresta ocupam um lugar bastante modesto. Eles se tornam insetos tão raros que são listados no Livro Vermelho.
Eles diferem das abelhas domésticas habituais:
- cor cinza mais escura, sem listras amarelas brilhantes no abdômen;
- cabelos mais densos, permitindo melhor tolerar baixas temperaturas;
- uma cabeça maior;
- caráter mais agressivo;
- mais cautela;
- maior desempenho;
- mais resistente a doenças.
Qual era o nome da coleção de mel silvestre na Rússia e quais são suas características
Como já mencionado, o processo de coleta de mel selvagem dos eslavos orientais foi chamado de estoragismo.
E o mel selvagem em si é diferente:
- cor marrom escura;
- consistência espessa;
- a capacidade de não cristalizar por muito tempo;
- preservação longa;
- adstringência do paladar;
- aroma original com notas de madeira e ervas;
- intercaladas com própolis, cera, pão de abelha, geléia real.
Este produto apícola é abundantemente saturado com substâncias úteis, a grande maioria das quais tem grande valor para a saúde humana:
- quase todo o conjunto de vitaminas;
- micro e macro elementos;
- antioxidantes;
- enzimas;
- aminoácidos;
- substâncias hormonais.
Importante! Com toda a sua utilidade, o mel de abelhas silvestres não é recomendado para crianças menores de 2 anos, nem para mulheres grávidas e lactantes.
- A abundância de nutrientes determina a capacidade do mel das abelhas selvagens de contribuir:
- a luta contra processos inflamatórios;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- normalização do sistema nervoso;
- otimizar o funcionamento do sistema digestivo;
- apetite melhorado;
- ativação das funções diuréticas e coleréticas do corpo;
- inibição de processos de envelhecimento no nível celular;
- restauração da força física e mental após esforços pesados;
- ativação de processos metabólicos.
Quais eram os tipos populares de colmeia
A princípio, como já mencionado acima, os apicultores se envolviam na coleta limpa de mel, simplesmente participando do mel da família das abelhas. Para expandir a "produção", eles cortam árvores ocas nas árvores para estabelecer novas famílias de abelhas lá. Os lados foram localizados aleatoriamente em diferentes partes da floresta, onde havia grandes clareiras com plantas de mel nas proximidades.
Demorou muito tempo e esforço para contornar todos os pontos da coleta de mel. Portanto, a idéia nasceu de uma maneira natural de "concentrar" os lados em uma área limitada. Para fazer isso, as árvores com cavidades de abelhas começaram a ser cortadas, ou seja, cortadas e levadas para um local que ficou conhecido como apiário.
Foi localizado perto das plantas de mel, os conveses trazidos foram protegidos dos ursos com estacas pontiagudas. A coleção tão primitiva de mel foi substituída pela apicultura.
Com o tempo, os apicultores, em vez dos conveses, começaram a formar colmeias especiais, que foram divididas pelo método de instalação em:
Os tirantes foram montados verticalmente em um par de estacas de madeira e as espreguiçadeiras localizadas a 45 ° do chão.
Nas regiões sul, com invernos mais amenos, o uso de colmeias na forma de:
- Lozoviki feito de videiras;
- caldeiras de palha feitas, respectivamente, de palha;
- cavidades, que são colméias escavadas em uma árvore, abrindo por baixo;
- sapetki, feitos de galhos de salgueiro e revestidos de argila por ambos os lados.
Importante! Se o mercado oferecer mel selvagem de cor clara, cristalizadas e «similar» preço, então isso provavelmente é falso, na melhor das hipóteses consistindo em um produto de abelhas domésticas comuns.
A coleta de mel de abelhas selvagens, conhecida pelo homem há mais de 7 mil anos, durante esses milênios praticamente não sofreu metamorfoses significativas. Hoje, em agosto, os armazéns modernos vão para esse produto na floresta, onde eles lembram de criar novas cavidades para famílias jovens de abelhas. E a construção de colméias se transformou em uma indústria independente - apicultura cultural.