Cereus peruano é popular principalmente entre os amantes de cactos. Esta planta tem uma forma muito interessante e adiciona exotismo até ao interior mais simples. Ele também precisa de cuidados competentes, cujas regras o produtor precisa entender com antecedência.
Descrição botânica da planta
Cereus Peruano pertence aos cactos do gênero Cereus. Em condições naturais, cresce na América Central e do Sul, onde pode ter até 7 m de altura e leva sua vida até 300 anos.
Você sabe O nome de cereus (latim) "cereus" é traduzido como "vela de cera", associada à forma do cacto.
Cereus peruano é uma das variedades mais populares deste tipo de cacto. Em casa, sua altura atinge 1,4-1,5 m. A planta pertence a suculentas, tem um caule carnudo com 5-8 costelas. A cor do cereus é inicialmente próxima do azul. Então o azul muda: torna-se um tom verde com uma tonalidade cinza.
As hastes são alinhadas ao longo do tempo e, na parte superior, você encontra um cotão leve.As areolas estão localizadas nas costelas, cuja cor muda de clara para marrom no processo de crescimento dos cactos. Picos finos aparecem das areolas - 4-6 de cada.
A floração geralmente ocorre em condições naturais, embora com o devido cuidado possa ser alcançada quando cultivada em uma panela. A cor das pétalas é esbranquiçada. O diâmetro da flor é de 14 a 16 cm e os botões abrem à noite.
Cereus produz frutos principalmente em habitats selvagens. Frutas podem ser consumidas por escrito. Quando maduros, o sabor é suculento, com um aroma agradável.
Existe uma forma especial da planta - monstruosa ou rochosa. É caracterizada por um crescimento caótico de brotos e a formação de crescimentos bizarros. A razão para esse fenômeno é uma mutação, que geralmente é impossível de detectar inicialmente. Acontece que um jovem Cereus peruano com os contornos corretos assume uma forma rochosa no futuro.
Você sabe Em Israel, os frutos do "cubo" peruano de Cereus são cultivados como um produto alimentício em escala industrial para exportação.
Condições de cultivo
Essa variedade de cactos não tem caprichos específicos ao crescer, mas existem algumas regras, e a probabilidade de um cacto florescer depende do grau em que o proprietário observa a planta.
Seleção de assento
Cactus, sendo de uma zona climática ensolarada e quente, e dentro de casa prefere boa iluminação. O local ideal para colocar o vaso de flores será o peitoril da janela. Você pode defini-lo no lado sul ou sudeste. No verão, você pode mover a panela para uma varanda ou varanda aberta.
Modo de temperatura
Cereus peruano percebe o calor no verão. As mudanças climáticas e as mudanças de temperatura também não podem prejudicá-lo.Quando o gelo atingir, na sala onde o vaso está localizado, é aconselhável definir o nível de temperatura dentro de +8 ... + 14 ° C.
Humidade do ar
A planta tolera bem o ar seco, portanto, não tenha medo de colocá-lo próximo a aparelhos de aquecimento. É melhor manter um nível de umidade de 50%.
Home Care
O Cereus peruano, apesar do número mínimo de requisitos, deve ser tratado adequadamente. A planta precisa de rega, fertilizante e transplante competentes.
Rega
Ao contrário da crença popular de que os cactos amam a seca, eles precisam de água moderada no verão. A frequência da rega depende do nível de secagem do solo. Você não precisa mantê-lo constantemente em um estado alagado, mas trazer o substrato para secar na poeira também não vale a pena.
Com o início do tempo frio, a partir de setembro, a rega é reduzida. No inverno, quando a planta é colocada em condições frias, as plantas adultas precisam ser regadas uma vez por mês, e quanto menor a planta, mais água ela precisa, mesmo durante a hibernação. Os cactos mais pequenos são regados uma vez a cada 2 semanas.
A água deve ser defendida antes da rega e é aconselhável aquecê-la levemente. É melhor executar o procedimento à noite quando não houver exposição intensa à luz solar.Hidrate por irrigação, você precisa não apenas do solo, mas também da parte verde da planta, que é especialmente importante no calor. Para esses fins, é adequado um frasco de spray cheio de água morna.
Importante! Lembre-se: molhar e pulverizar cactos com água fria e dura é inaceitável. O estresse também é familiar para as plantas.
Top vestir
A fertilização do cereus peruano é importante durante o período de crescimento ativo, que dura de maio a julho. Para alimentar produtos líquidos adequados destinados a cactos. A frequência do procedimento depende de qual medicamento foi escolhido.
Transplante
Você precisa transplantar a planta de março ao início de abril. Um sinal de um transplante necessário é o fato de o sistema radicular no vaso não se encaixar e encontrar uma saída pelos orifícios de drenagem. Você pode recorrer a um transplante quando o cacto parar de crescer.
Não há requisitos especiais de solo. Uma mistura de solo e areia é adequada. O principal é não usar um substrato alcalino. Deve ser ácido ou neutro.
Pegue um vaso maior que o anterior, pois o sistema radicular do cacto aumenta significativamente de tamanho. É melhor escolher um tanque com um fundo largo, pois isso permitirá que as raízes se desenvolvam bem.
Importante! Se as pedras são colocadas em uma superfície em um vaso, elas precisam ser antes do transplante certifique-se de remover. Terra em vaso regar não vale a pena.
Argila expandida pode ser usada como uma mistura de drenagem. Por falta deste material, ele pode ser substituído por espuma. Alguns jardineiros preferem usar uma mistura de ambos os materiais em proporções iguais.Para reduzir a probabilidade de lesões por espinhos, é melhor usar luvas apertadas. Também vale a pena preparar uma pá.
Quando todos os materiais para transplante estiverem prontos, você poderá iniciar o processo:
- Coloque a drenagem uniformemente no fundo da panela nova.
- Polvilhe a drenagem com uma pequena bola de substrato.
- Separe a terra das paredes com uma espátula.
- Com cuidado, dobrando levemente a panela, retire um cacto com um caroço de barro nas raízes.
- As partes podres do rizoma (se houver) devem ser removidas e tratadas com carvão.
- Mova o cereus para um novo recipiente.
- Encha o substrato até o topo do recipiente.
Umedeça o solo somente após 5 dias após o transplante.
Reprodução
Cereus principalmente peruano é propagado vegetativamente, isto é, por estacas. Às vezes, recorrendo à propagação por sementes, no entanto, esse método é natural apenas para espécimes selvagens que crescem em condições naturais.
Estacas
As estacas são realizadas na primavera ou em junho.
Um pequeno processo precisa ser cortado da haste principal e deixado por 3-10 dias na posição vertical, para que o corte seque um pouco. O tempo de secagem depende do tamanho das estacas. Quanto maior, mais tempo vai secar.
Antes de plantar, você precisa encher um vaso pequeno com um substrato adequado. As estacas são imersas no solo com uma fatia para baixo. A planta é transferida para um local bem iluminado (mas não sob luz solar direta). Não umedeça o solo por vários dias.
Sementes
A propagação de sementes ocorre frequentemente no habitat natural. Em casa, é melhor para estacas. Se foi decidido plantar as sementes, é melhor fazer isso na segunda metade da primavera. As sementes devem ser colocadas em solo úmido e deixadas em um local fresco e com sombra. Quando o cacto cresce, a panela pode ser levada para onde está quente.
Importante! Espécimes monstruosos são propagados apenas por estacas.
Possíveis dificuldades crescentes
Ao cultivar um cacto, algumas dificuldades podem surgir associadas ao ataque de pragas ou ao desenvolvimento de doenças.
Cereus pode ter pragas, cada uma das quais afeta a planta de maneira diferente:
- ácaro (cria pequenas manchas de cor avermelhada e uma placa em forma de aranha, em formas pesadas - manchas amarelas);
- escala e escudos falsos (estes são parasitas em forma de inseto, redondos, que sugam sucos de uma planta);
- mealybug (manchas esbranquiçadas com cotão aparecem).
Para controlar todas as pragas, é utilizado o mesmo método, que consiste no processamento de qualquer inseticida sistêmico (por exemplo, IntaVir ou Fufanon).O cacto pode infectar a podridão fúngica. A causa do desenvolvimento da doença é geralmente a umidade excessiva. Os sintomas são o aparecimento de manchas marrons nos brotos. Para o tratamento, você deve remover manualmente as áreas infectadas. As fatias são tratadas com carvão ativado triturado para fins de desinfecção. Depois de eliminar a causa da doença, rega moderada.
O Cereus peruano é um cacto que pode assumir formas rochosas bizarras, o que traz exótica e diversidade ao interior. Com os devidos cuidados, esta planta despretensiosa irá crescer e encantar o proprietário com uma bela floração.