Cansadas dos meses de inverno, muitas pessoas sonham com o fim da estação fria e se alegram quando percebem o peitoril da janela em que uma partícula de primavera se assentou. Existe uma maneira comprovada de obter tanta beleza em um apartamento - plantar as primeiras plantas em vasos. O artigo é dedicado a como cultivar açafrões de maneira fácil e correta em casa, em uma panela.
Condições para o cultivo de açafrão em casa
Os açafrões (açafrão) são ótimos para cultivar no peitoril da janela, terraço e varanda. Esta cultura pertence às prímulas, pois é uma das primeiras a florescer na primavera. O substrato deve estar solto, facilmente aquecido, com uma reação neutra ou levemente ácida. As lâmpadas são propensas à decomposição, para que não cresçam em solo pesado e pantanoso sem drenagem. Plantadas em solos arenosos, elas mal florescem e o crescimento de seus tubérculos é pequeno.
A planta tem folhas verdes estreitas semelhantes a flechas, sua altura raramente ultrapassa 10-12 cm e flores com seis pétalas macias e alongadas. Dependendo da variedade, os botões têm uma cor diferente: branco, roxo, lilás pálido, amarelo e listrado. A altura da flecha da fruta pode ser de 10 a 15 cm.
Variedades interessantes:
- "Memória" - tem flores azul-púrpura;
- "Flower Record" - com pétalas roxas escuras;
- "Cream Beauty", "Grand Yellow" - com botões amarelos;
- "Joana d'Arc" - tem pétalas brancas;
- "King Striped" e "Pickwick" - com uma cor listrada incomum.
Para que as plantas no peitoril da janela se desenvolvam bem e eventualmente floresçam, elas precisam fornecer temperatura, umidade e iluminação adequadas. Também é muito importante escolher os recipientes certos para o cultivo de açafrão, um dos parâmetros mais importantes é a profundidade.
Iluminação
A floração mais bonita pode ser alcançada a partir dos açafrões, colocando os vasos com eles em um local bem iluminado pelo sol durante o dia. As folhas não são ameaçadas por queimaduras térmicas, pois na primavera a radiação da luz do dia não é tão intensa quanto no verão.
Você sabe O segundo nome de açafrão — açafrão — tem raízes persas. Por várias centenas de anos, um tempero foi feito a partir de algumas variedades desta planta no Oriente, usadas na culinária e na cosmetologia.
Temperatura e umidade
O próximo passo é plantar açafrão em vasos, onde está planejado cultivá-las, ou em pratos largos e pequenos especiais com água. O arranjo é feito para que a parte superior da lâmpada se projete acima do nível do solo. As plantas cultivadas em água são colocadas de forma que os líquidos alcancem apenas as raízes.
Em seguida, os vasos são movidos para salas com uma temperatura de cerca de +10 ... + 12 ° C. Nessa temperatura ambiente, a cultura começa a se desenvolver e a produzir longas folhas verdes e flechas de frutas. Quando os rebentos atingem um comprimento de 8 a 14 cm, a planta é transferida para uma sala com ar quente (cerca de + 20 ° C), onde permanece até a floração.
Tais condições são melhores para o desenvolvimento da maioria dos vasos de plantas, especialmente espécies bulbosas. Obviamente, desvios mínimos não afetarão muito a condição das flores, mas se o proprietário quiser que elas se desenvolvam corretamente, é aconselhável manter a temperatura correta.
Capacidade de desembarque
Nos últimos anos, muitos vasos de vidro apareceram para o cultivo de flores de bulbo na água. Estes pratos têm uma profundidade rasa e a largura certa. Os tubérculos das plantas cultivadas em água devem ser descartados no futuro, porque muito raramente as flechas de frutas podem ser obtidas novamente.
Os vasos também podem ser feitos de argila não queimada, cerâmica, porcelana, louça de barro, gesso, plástico e metal. A profundidade não deve exceder 7 a 10 cm, e a largura pode variar dependendo de quantas plantas serão cultivadas neste tanque ao mesmo tempo. Esses pequenos recipientes enchem o solo com não mais de um terço, uma vez que apenas o fundo da raiz do bulbo entra profundamente no solo durante o plantio.
Aterragem e cuidados
O proprietário constantemente garante que as raízes dos açafrões tenham acesso contínuo à água, porque durante o desenvolvimento intensivo elas precisam de muita umidade para crescer. Para que as plantas floresçam por mais tempo, é necessário diminuir a temperatura da sala, pelo menos à noite. Nesse caso, a formação dos botões durará muito mais tempo. No verão, as lâmpadas são transplantadas para o solo no jardim ou cultivadas nos mesmos recipientes, cuidando delas até o final da estação de crescimento.
Importante! Os vasos de plantas não devem ser submetidos a estresse excessivo devido a mudanças bruscas de temperatura. Colocá-los em locais com rascunhos fortes diminui a velocidade da floração ou a atrapalha.
Para um cuidado adequado, é melhor comprar um termômetro especial para a sala. É colocado ao lado das flores da casa para poder controlar possíveis mudanças de temperatura. Isso é especialmente importante no início da destilação, quando a não conformidade com o regime de temperatura afeta o aparecimento oportuno de brotos verdes.
Para o crescimento normal, os açafrões domésticos precisam de ar umedecido adequadamente, devido ao qual o equilíbrio da transpiração é mantido. A secura excessiva do ambiente causa uma grande perda de umidade, o que acaba levando ao amarelecimento das folhas, murcha da flecha da fruta e, possivelmente, à morte da flor.
Importante! O proprietário do local deve se lembrar que os açafrões não devem ser plantados em gramados que exigem pouca roçada. Juntamente com a grama, as folhas das flores também serão cortadas, o que reduzirá a superfície da planta e interromperá o crescimento dos tubérculos subterrâneos.
No inverno e no início da primavera, o ar do apartamento geralmente requer umidificação, pois a estação de aquecimento contribui para a sua secura. Isso tem um efeito ruim no açafrão em desenvolvimento ou floração, já que o nível de umidade muda drasticamente, por exemplo, cai repentinamente de 80% para 40%, causando choque nas plantas.
Para evitar isso, os proprietários são aconselhados a instalar um dispositivo especial para umidificação na sala. Como é muito caro e pode causar uma reação alérgica nas pessoas, a melhor solução seria simplesmente colocar um pote de açafrão que cresce no solo sobre cascalho úmido, o que fornecerá a quantidade certa de água. Você também pode umedecer o ar pulverizando a umidade da sala a partir de uma pistola de pulverização manual várias vezes ao dia.
Essas flores são melhor plantadas em grupos de 10 a 20 plantas - então elas parecem mais espetaculares Em campo aberto, são ideais para jardins ornamentais. .A colheita também pode ser plantada em gramados, na primavera eles reviverão a grama verde com pontos brilhantes.
Tempo de pouso
Ao criar uma composição de primavera no peitoril da janela, o produtor precisa decidir imediatamente se deseja manter essas plantas para as próximas estações. Se o açafrão estiver planejado para ser cultivado por vários anos, você precisará fornecer as melhores condições para um maior desenvolvimento, por exemplo, transplantá-lo para uma panela grande ou um canteiro de flores.
Você sabe Para obter 1 kg de açafrão, é necessário coletar pólen seco de 100.000 flores de açafrão.
Processamento de Bulbos
O cultivo é bastante simples: as "crianças", formadas ao lado da lâmpada da mãe, cavam a cada 3-4 anos após as folhas secarem, na virada de agosto e setembro. São limpos do solo e secos a +20 ... + 25 ° C. Armazenar em local seco e ventilado até o outono, quando se trata de desembarque em um recipiente ou canteiro de flores.. Entre plantas jovens observar intervalos de 5-10 cm.
Se a preparação e armazenamento do material de plantio for realizada corretamente, os açafrões florescerão na próxima primavera, mas com uma condição - as plantas devem ser absolutamente saudáveis. Uma lâmpada com podridão ou manchas, bem como retirada de amostras com uma forma aérea feia, não é adequada para isso.
Aterragem
A cultura é resistente ao gelo e hiberna sem problemas sob uma camada de solo. Não é necessário desenterrar flores imediatamente após o final da temporada; você pode fazer isso a cada três ou quatro anos. Este é um pré-requisito para o sucesso, porque se você não plantar, o número de tubérculos subterrâneos aumentará anualmente e seu tamanho diminuirá, como resultado dos brotos que serão pequenos e feios. Com o tempo, a planta espessa deixa de florescer completamente.
Vídeo: Como plantar açafrão em uma panela
As mudas de tubérculos jovens são produzidas em setembro (semana passada) ou na primeira quinzena de outubro. A lâmpada deve ser cuidadosamente removida da panela densa em que cresceu na primavera. É importante fazer isso para não danificar as raízes e depois transplantar em um recipiente grande (com grandes orifícios de drenagem) cheio de solo fértil do jardim. Se desejar, você pode colocar açafrões para o verão no campo aberto de um canteiro de flores.
Importante! As lâmpadas devem crescer a uma distância de vários centímetros uma da outra, para que haja espaço para crescimento em tamanho durante a estação de crescimento.
Rega e poda
No verão, os açafrões que crescem em campo aberto ou em recipientes portáteis devem receber regularmente umidade. A rega é realizada 2-3 vezes por semana, em pequenas doses, para que o solo na camada basal esteja sempre levemente úmido. Quando a parte acima do solo começa a secar, isso serve como um sinal para a cessação gradual do suprimento de água.
Recomenda-se que a flecha e as folhas dos frutos sejam cortadas após a secagem. O procedimento é realizado com uma tesoura afiada de jardim. Após a colheita das partes aéreas murchas, todos os nutrientes começam a fluir para o bulbo, contribuindo para ganho de massa e maturação, além de colocar botões de flores para a próxima temporada.
Top vestir
Uma semana após o transplante, você precisa começar a alimentar as plantas usando fertilizantes complexos diluídos e combiná-las com a rega.No verão, os açafrões fertilizam por 2-3 meses. Somente após o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento é que chega a hora de parar de se alimentar. Como cobertura, é aconselhável comprar fertilizantes minerais prontos com alto teor de potássio - Isso garantirá um abundante florescimento da cultura no próximo ano.
Que dificuldades durante o cultivo podem surgir
Um dos principais problemas no cultivo de açafrão é que a planta se recusa a lançar flechas com brotos. Para obter uma boa floração, a cultura deve fornecer as condições corretas de armazenamento e uma temperatura adequada.
A principal condição para obter lâmpadas produtivas é o resfriamento e a conformidade com o período de descanso. Para fazer isso, eles devem passar pelo menos 9 a 10 semanas a uma temperatura abaixo de + 5 ° C. A maneira mais fácil é plantar açafrões no outono em vasos ou pequenos recipientes decorativos e enviá-los para armazenamento em uma sala onde é observado o frescor recomendado. No final do inverno, eles são trazidos para a sala, onde as flechas começam a brotar.Você sabe Segundo a lenda grega antiga, no local em que Crocus morreu, um amigo do deus Hermes, uma bela flor floresceu, mais tarde nomeado após o falecido.
Outra maneira de resfriar o material de plantio das culturas de bulbos é armazená-las na geladeira. Este método é especialmente recomendado para pessoas que moram em prédios de apartamentos em áreas urbanas. Tubérculos bem preparados também podem ser comprados no inverno em lojas de jardinagem.Os brotos de açafrão florescem indicando que o inverno acabou e a primavera está chegando com confiança. Sem dúvida, essa bela cultura antiga vale o cuidado e o cuidado dos jardineiros.