A hortênsia é amada pelos jardineiros por uma floração longa e exuberante. Esta planta tolera o clima continental temperado e temperado da Rússia. Os jardineiros estão interessados na questão da força do crescimento e dos meandros do cultivo de arbustos em abundância.
Qual a idade da hortênsia?
Hortênsia na maioria das espécies é um arbusto ou árvore que cresce de 1 a 3 m. Existem cipós semelhantes a árvores entre as plantas que podem subir até 10 m de apoio.
Em nossas latitudes, principalmente quatro tipos de cultura são cultivados:
- em pânico;
- Bretschneider;
- folhas grandes;
- como uma árvore.
Em média, pela primeira vez, a hortênsia floresce e dá frutos em 4-5 anos. O arbusto cresce rapidamente: mais frequentemente, o crescimento é de 20 a 25 cm por ano, menos freqüentemente a 15. Para crescer a uma altura de 3 m, a colheita precisará de 12 a 15 anos.
Você sabe O Hydrangea Variety Invincible Spirit é membro do programa de angariação de fundos de caridade do Fundo para combater o câncer de mama. Um dólar do valor ganho pela venda de cada arbusto é alocado no centro de pesquisa.
Regras de crescimento
A chave para o sucesso é uma muda saudável. O fraco material de plantio crescerá por um longo tempo. É melhor comprar uma planta com um sistema radicular fechado. Para garantir sua qualidade, eles saem e inspecionam cuidadosamente do contêiner. Em uma muda promissora, o caroço do solo é trançado uniformemente pelas raízes. O sistema radicular é limpo, sem manchas, e os brotos são simétricos ao caule central.
Preparação do local e do solo
Todos os tipos de hortênsias adoram um lugar ensolarado, mas nas horas quentes do meio-dia eles precisam de sombreamento. O ultravioleta pode queimar folhagens jovens e pétalas de flores. É aconselhável plantar do nada, em um abrigo contra o vento. O sistema radicular superficial está mal enraizado em áreas irregulares e uma forte correnteza pode arrancar um arbusto jovem do chão.
A hortênsia é uma das poucas plantas que se sente igualmente bem em solos com alto nível de acidez.No entanto, há uma sutileza que um jardineiro precisa saber:
- flores azuis e azuis aparecem em solos ácidos (pH 4-5);
- tons de rosa e lilás - em condições alcalinas (pH 7,5 a 8,5);
- tons de bege e branco em solo neutro (pH 6,5 a 7).
Por exemplo, variedades de hortênsias de folhas grandes costumam ter inflorescências de cores azul e azul, e semelhantes a árvores e paniculadas - flores brancas, pálidas ou rosa-claras. Ao plantar uma planta como cobertura, você pode criar condições diferentes para cada arbusto e obter uma cerca colorida.
Antes do plantio, o local é limpo de detritos de plantas e é cavada uma cova de 50 × 70 cm e uma profundidade de 50 cm.O solo extraído é misturado com areia grossa na proporção de 2: 1 e são adicionados 40 g de sal de potássio e superfosfato. Solo de jardim muito pobre é misturado com chernozem na proporção de 1: 1.
Você sabe O suplemento dietético Uro Lax da Nature Sunshine Products contém hortênsia de árvores. Complexo de ervas suporta o sistema urinário, impede o aparecimento de pedras nos rins.
Esquema e técnica de pouso
Nas regiões central e norte, é aconselhável plantar uma colheita na primavera, para que possa se enraizar antes do inverno. No sul do país, eles também praticam o plantio de outono.
Tecnologia de processo:
- Retire as mudas do recipiente, sacuda o chão.
- Inspecione as raízes e poda por muito tempo ou danificado.
- No fundo do buraco, havia a drenagem de tijolos quebrados ou argila expandida com uma camada de até 15 cm.
- A partir do solo nutriente, faça um monte no fundo do poço, correspondendo ao volume das raízes.
- Adormecendo com o solo, regule a posição do pescoço da raiz - 5-7 cm acima da superfície do poço.
- Terreno para esmagar e compactar.
- A última etapa é a rega (8 a 10 litros de água) e a cobertura com serragem.
Requisitos de cuidados
É fácil cuidar da cultura, os procedimentos são padrão. Uma série de regras deve ser observada:
- Rega. A água precisa de temperatura ambiente. Com precipitação natural regular, é necessário regar uma vez por semana, em um arbusto grande de até 30 litros.
- Top vestir. Na primavera, antes da floração, é adicionado um complexo de uréia de 15 g, sal de potássio e superfosfato de 40 g / 10 l. O fertilizante mineral pode ser substituído por infusão de orgânicos - verbasco na proporção de 1:15 sob um arbusto de até 10 litros. Na fase de aparecimento dos brotos, a uréia é excluída, 2 g de ácido bórico são adicionados à solução. A última alimentação é realizada até meados de agosto. Use sal de potássio e superfosfato de 50 g cada, você precisará incorporar ao solo do círculo do tronco.
- Afrouxamento e cobertura morta. O solo é regularmente, após cada rega, lavado, proporcionando a respiração do sistema radicular. A cobertura morta ajuda a manter limpo o círculo próximo ao tronco, inibe a evaporação da umidade e protege as raízes do superaquecimento.
- Poda. Um procedimento radical é realizado na primavera. A planta precisa de um corte de cabelo sanitário e modelador ao longo da vida. Ramos curvos, pouco promissores e incorretamente crescentes enfraquecem a cultura, são removidos. Ao ajustar o contorno da coroa, o jardineiro cria a forma de um arbusto. Os brotos do vale são encurtados em um terço do comprimento ou em até 3-4 brotos.Na poda, todas as seções devem ser tratadas com var. Caso contrário, a infecção cairá na ferida e a planta morrerá.
- Invernada. O círculo do tronco é coberto com uma camada grossa (até 25 cm) de cobertura morta de serragem ou palha. Coloque em cima dos ramos de abeto. Os pinos são martelados em um círculo no qual o material de cobertura é puxado. No inverno, é aconselhável limpar o mato de neve que caiu para que sua severidade não quebre os galhos.1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Como lidar com pragas e doenças de hortênsias
A maioria das variedades comuns na cultura é resistente a doenças, raramente atacada por insetos. Mas é aconselhável conhecer os métodos de lidar com ambos:
- Míldio fofo, oídio. A solução para o problema será a pulverização dupla do mato com um intervalo de 10 dias com uma mistura de Bordeaux de 3%.
- Clorose. Uma solução de sulfato de ferro na proporção de 10 g / 10 l de água ajudará a lidar com o infortúnio. Em caso de dano grave, a concentração deve ser de 50 g / 10 l.
- Traqueomicose. Molhar o solo e pulverizar com uma solução aquosa do fungicida "Maxim" 2 ml / 10 l é uma maneira eficaz de combater a doença.
- Podridão cinzenta. O medicamento "Alirin-B" é útil. É necessário dissolver 2 comprimidos em 1 litro de água e tratar o arbusto com esta composição.
- Nematóide raiz. O "bazudin" em grânulos é incorporado em solo úmido de 1,5 g / m². Assim, você pode se livrar da praga.
- Ácaro. A droga "Actellic" ajudará a lidar com o problema. Uma solução para pulverização é preparada na proporção de 2 ml / 2 l de água e, em seguida, a planta é tratada.
- Folheto de pulgões. Para uso de luta significa "Acarin". 2 ml da droga são dissolvidos em 1 litro de água e tratados com a parte moída da flor.
- Slug. Mariscos são colhidos à mão. Cascas de nozes quebradas espalhadas pelo chão ajudarão a evitar a aparência.
Condições para uma floração exuberante
A aproximação cuidadosa do produtor ajudará o arbusto a florescer exuberantemente. Erros no cuidado: excesso ou falta de umidade e nutrição, ervas daninhas - levam a doenças, respectivamente, à perda de qualidades decorativas.
Devido a características biológicas, a hortênsia não pode "obter" as substâncias e a água de que precisa das profundezas do solo. Portanto, ao plantar, a escassa terra dos nutrientes é fertilizada pela introdução de chernozem, turfa, composto ou húmus. Os minerais são colocados no poço porque os orgânicos estão muito saturados com nitrogênio. Uma superabundância desse elemento fará com que a planta cresça, mas haverá pouca força para a floração.Importante! Para plantar hortênsias, é melhor usar mudas de 2 a 3 anos de idade. O método de cultivo de sementes é mais longo e menos eficaz.
Para acelerar a aparência dos gomos, para tornar as inflorescências cheias e densas, a pulverização é usada com uma solução aquosa de giberelinas. A concentração do medicamento é de 50 ml / 1 l, tratamento repetido após uma semana.
A primeira floração tira muita energia da cultura, portanto, no segundo ano, pode ser lenta. Recomenda-se retirar todas as primeiras inflorescências para que na próxima temporada elas floresçam com força total. É importante rejuvenescer o mato em tempo hábil. Cultivadores de flores experientes realizam poda radical de um tronco a cada 5-7 anos, dependendo da variedade e espécie.
A hortênsia pode ser chamada de planta de jardim única. Diferentes tipos e variedades são usados em várias composições de design, sem mencionar a rica paleta de cores da cultura.