A chave para a organização adequada do espaço de uma casa de verão é o paisagismo. Sua tarefa é garantir o uso eficiente da área disponível, independentemente de quantas centenas de metros quadrados ela consiste. Leia mais sobre os princípios de planejamento de uma seção retangular e seu design, leia mais no material.
Escolhendo um estilo de design de paisagem
Paisagismo é um conjunto de decisões destinadas a melhorar o território. E não é apenas uma questão de beleza - uma trama bonita e bem cuidada aumenta significativamente em valor se você decidir vendê-la. Você pode se concentrar apenas em uma pequena parte do quintal ou considerar soluções complexas. Use os estilos abaixo para esclarecer exatamente o que você gostaria de ver em seu site.
Primeiro de tudo, existem 2 grandes grupos nos quais os estilos são combinados:
- regular
- irregular (naturalista).
O layout do primeiro grupo contém linhas e formas geometricamente corretas. São complementados por elementos decorativos dispostos simetricamente, canteiros de flores, sebes aparadas. Estilos irregulares enfatizam a naturalidade. Todos os componentes artificiais neles devem ser harmoniosamente integrados à paisagem. Linhas sinuosas, elementos assimétricos, galhos de árvores e arbustos que crescem naturalmente prevalecem aqui.
Importante! Ao escolher um estilo e um tema para o quintal, comece olhando a arquitetura da casa. Tente complementar suas linhas e estilo com elementos semelhantes no quintal.
Considere os estilos básicos de paisagismo:
Modern - estilo para os amantes do design moderno. Suas raízes remontam à década de 1960, quando se tratava da predominância de linhas retas e geometria abstrata. As plantas verdes do jardim são complementadas por tons brilhantes nas cores de travesseiros e vasos de flores. Os materiais populares incluem concreto, metal e madeira. Muitos designers preferem deixar as superfícies de concreto cinza natural, mas elas também podem ser pintadas em várias cores.
Para a área de jantar, freqüentemente é usado piso de madeira ou um pequeno pódio.. A principal idéia de cores do estilo é criar contrastes. Por exemplo, uma enorme massa de ervas decorativas ao lado de uma parede de concreto ou almofadas laranja em cadeiras de jardim. Mas lembre-se de que você não pode usar um número infinito de cores. Isso leva ao fato de que o espaço parece incoerente. Escolha 2-3 e concentre-se em sua aplicação nos elementos da paisagem. Uma característica distintiva é também uma área pavimentada, plantada com inúmeras plantas.
Você sabe Do ponto de vista da doutrina chinesa da paisagem, as rosas não podem ser plantadas ao longo do beco — espinhos podem ferir um hóspede, então plante galhos sem espinhos lá.
Jardim estilo país vem dos famosos jardins ingleses de 1600. É ideal para um pátio dominado por temas agrícolas e arquitetura. São paisagens naturais exuberantes, ungulados para pastagens, colméias, árvores frutíferas, vegetais e ervas. Não há elementos impraticáveis, e tijolo e cascalho são usados para decoração. O jardim pode ser decorado com bancos ou baloiços de ferro fundido, móveis de vime, alimentadores de pássaros originais. Essa paisagem se torna uma continuação da casa e varia de acordo com as características individuais da economia, pois é dada muita atenção às plantas. Pinte os móveis de jardim de branco. Isso fornecerá um contraste claro com plantas coloridas. Pás gastas e regadores enferrujados adicionam charme vintage ao seu jardim. E cestos pendurados serão uma ótima decoração para uma casa ou um gazebo rústico.
Se você gosta de férias na costa do Mediterrâneo, o estilo a seguir é para você. Com a seleção certa de plantas e decoração, você levará a beleza do Mediterrâneo ao seu pátio suburbano. Este estilo de jardim combina materiais despretensiosos e plantas com flores brilhantes. Ohrecursos decimais o Mediterrâneo estilo - colunas, esculturas, vasos de terracota, fontes e jardins em camadas. O aroma de ervas picantes, água corrente e tons quentes de terracota prevalecem aqui. Por centenas de anos, eles se envolveram em jardinagem e viticultura e jantaram ao ar livre. Um elemento interessante do estilo mediterrâneo é o jardim de ervas. Pode ser arrumado em vasos pendurados do lado de fora da janela da cozinha.
Tradicionalou clássico estilo remonta aos jardins reais de Versalhes. São estátuas de mármore, canteiros de flores brilhantes e luxuosos, caminhos de mosaicos, sebes e gramados baixos aparados, além de uma abundância de fontes. A estética moderna desse jardim é um pouco mais funcional. Aqui você encontra os materiais mais comuns - tijolo, pedra, pavimentação e madeira. O objetivo principal era criar um espaço aberto para um agradável lazer com os amigos ao ar livre. Mas elementos como o uso de formas geométricas, a criação de simetria e a inclusão de padrões repetidos sobreviveram até os dias atuais.
Japonês o jardim deve estabelecer meditação e contemplação. Ele, por assim dizer, oferece refúgio espiritual a um viajante cansado. Esse jardim deve ser o mais natural possível e seus elementos devem estar harmoniosamente interconectados. Não há simetria, prevalecem linhas sinuosas e materiais naturais - pedra, madeira, seixos. Ao escolher elementos e seu arranjo, é usada uma antiga doutrina chinesa da paisagem - o feng shui.
Estilo Inglês O jardim remonta à Roma Antiga e ao Renascimento Francês. EAs características típicas são caminhos retos ou levemente sinuosos, elementos de pedra como bancos, paredes em estilo clássico típico, colunas ou estátuas. Existem cercas vivas, gramados e pequenos lagos artificiais ou naturais. Os jardins ingleses são enormes, mas podem ser minimizados com a criação de lagoas em miniatura e a instalação de pequenas estátuas.
Os espanhóis dominaram perfeitamente a arte do planejamento. Eles criaram pátios atrás de muros altos, terraços com vista para a paisagem circundante e usavam muitas fontes. No design espanhol O jardim é dominado por elementos simétricos e azulejos.
O layout da seção retangular
A elaboração de um plano o ajudará a imaginar qual será o resultado final. Além disso, o plano garante que o tamanho, a escala e o layout dos elementos sejam pensados antes do início da construção e instalação de estruturas complexas. Isso significa que um número mínimo de erros será permitido. Observe também que designers profissionais compõem vários planos separados.
Quais deles são necessários, você define em relação ao seu site:
- plano geral do site - mostra todos os recursos existentes que afetam a paisagem, por exemplo, uma casa, garagem, terreno, comunicações subterrâneas;
- plano de plantio;
- plano de uma área separada, por exemplo, um playground.
Ao fazer um plano usando programas de computador, você pode usar visualizações e obtenha uma imagem gerada que o ajudará a criar uma idéia de como todos esses objetos serão exibidos.Você pode economizar tempo e dinheiro se criar um projeto de design.
Importante! Para tornar o plano mais conveniente, use uma grade, como uma folha, onde o lado de cada quadrado será 1 quadrado. m) Então será mais fácil aplicar com precisão edifícios e outros elementos.
Primeiro, analise o estilo de vida da sua família:
- Se você tem filhos, precisa melhorar o quintal, criando um playground seguro e um lugar para relaxar com os amigos e vizinhos. O quintal grande permite que você defina um balanço, construa uma parede de escalada, coloque uma caixa de areia, um teatro e muito mais.
- As famílias jovens podem prestar mais atenção aos canteiros de flores ou plantar um jardim atraente. Será ótimo se você prever a possibilidade de o quintal mudar com a situação. Isso é possível se você usar árvores colunares ou plantas ornamentais em banheiras para movê-las, se necessário.
- Quem gosta de esportes pode oferecer quadra de tênis ou natação.
Lembre-se de que sua análise deve ser mensurável. Por exemplo, "você precisa de um local com um toldo, uma mesa e cadeiras para que no verão uma empresa de 3 a 5 pessoas possa almoçar ou jantar lá", soa mais mensurável do que "você precisa de um local para reuniões com os amigos". Caso contrário, o plano se tornará disforme e muito impreciso. Em seguida, prossiga com a análise dos recursos do site. Você precisará de um lápis e papel.
Crie um desenho em escala, mantendo as proporções exatas dos objetos:- Desenhe as bordas da plotagem.
- Marque os pontos principais e como a iluminação cai.
- Coloque o padrão de rugosidade da superfície.
- Desenhe os edifícios, árvores e arbustos existentes. Até 15% do território deve ser alocado para edifícios agrícolas.
- Coloque o layout das comunicações (abastecimento de água, esgoto), para não danificá-las durante o trabalho de paisagismo.
- Você também precisa levar em conta paredes e bordas, caminhos e pátios, gramados, corpos d'água, zonas (uma sala de jantar, uma sala de jogos, para relaxar), iluminação de dependências.
Agora observe a lista que você compilou e comece a esboçá-la no plano. Não se esqueça que as plantas têm seus próprios requisitos de solo, rega e iluminação. Alguns podem precisar de proteção contra o vento no inverno. Ao aplicá-los ao circuito, tudo isso deve ser levado em consideração. Preste igual atenção a todas as áreas e lembre-se de que as plantas e os arbustos mudarão de tamanho e forma ao longo da temporada.Pensando no estilo, considere os materiais que serão necessários para o design dos edifícios. Entre eles: tijolo, madeira e piso, pedras de pavimentação, areia, concreto, impermeabilização, ladrilhos externos, etc.
Você sabe Equipamentos de playground para playgrounds costumavam ser feitos de aço. Balanços de plástico e madeira seguros foram lançados apenas na década de 1970.
Como ampliar visualmente um site
Para aumentar visualmente o tamanho do site, muitos truques são usados. Aqui estão os ajustes de tamanho e as superfícies refletivas.
Leia a lista abaixo e preste atenção nos itens adequados para você:
- Redimensionar. Plante árvores anãs ou colunares em vez de árvores comuns. Você pode obter uma colheita que seja suficiente para a família e diversa, em menos espaço do que quando plantar árvores de tamanho normal.
- Mude o ponto de vista. Os chineses usam mandris com paredes abertas para que você possa alterar o ângulo de visão e ver uma nova paisagem, o que faz o jardim parecer maior.
- Usando níveis. Jardins em forma de terraços - a invenção da civilização mesopotâmica. Você também pode usá-los, por exemplo, se as plantas em vasos forem fixadas na parede do anexo. Especialmente eficaz é o uso de terraços em áreas montanhosas ou inclinadas.
- Arcos no extremo do beco, estenda visualmente as linhas, o que aumenta visualmente a área.
- Mistura. Nem todos os tipos de paisagismo usam canteiros de flores. Por exemplo, no jardim japonês eles não estão lá, os vegetais podem ser misturados com as flores lá. Este método tem um benefício adicional - plantas voláteis de plantas individuais repelem pragas. Entre estes: mostarda, hortelã, absinto, alho, cebola, calêndula.
- Correção de cores. Cascalho ou móveis leves ampliam visualmente o espaço. Pelo mesmo motivo, dê preferência a tons claros de plantas.
- Superfícies reflexivas. Granito e quartzito refletem a luz melhor que o calcário e tornam o espaço mais brilhante. Mesas e cadeiras transparentes na área de jantar dão o mesmo efeito. Além disso, você pode construir um reservatório - a água reflete o céu e o jardim e amplia visualmente o território.
- Fronteiras. Se o local se aproximar de outros, plante o mesmo perto da cerca e no vizinho. Isso une visualmente o espaço e desfoca a borda do jardim.
Zoneamento
Para dividir o quintal em partes e maximizar o uso do espaço, é necessário dividi-lo em quatro áreas separadas:
- área para cultivo de plantas (para alimentação e decoração do local);
- terra para descansar;
- um lugar onde você pode cozinhar e comer;
- uma área onde as crianças podem brincar.
O zoneamento é realizado usando plantas, shoppings, fronteiras. A área de recreação geralmente é feita na forma de um terraço com piso e, no playground, é melhor fornecer cobertura de terra ou grama.Os princípios de organização de qualquer zona são semelhantes aos princípios de organização da sala. Deve ter uma entrada e paredes. Isso pode ser feito usando plantas, por exemplo, plantando uma cobertura de arbustos com flores ou bagas.
Você sabe O primeiro trabalho sobre a arte do paisagismo foi escrito por Joseph Addison (1712), mas o termo em si só apareceu depois de mais de cem anos em 1828.
Noções básicas de zoneamento:
- A frente do local será um local onde as crianças brincam ou as plantas crescem. Este site também pode ser neutro com coníferas ou pequenos canteiros de flores plantados na entrada.
- Área da cozinha Ele deve estar localizado para que os visitantes estejam sentados contra o vento e a fumaça do churrasco ou churrasco não voe sobre eles. Escolha materiais resistentes às intempéries, como concreto, pedra, aço. Para assentos, use os bancos embutidos e a mesa extensível.
- Área de recreação, como um parquinho, deve ser cercado. É necessário um piso macio para o playground. Pode ser feito de materiais emborrachados ou serragem triturada. O corpo de água deve ser cercado ou fechado para evitar acidentes com a água.
Quais plantas escolher
A escolha das plantas depende do tipo de solo, luz solar, sombra e umidade do solo. Preste atenção a situações especiais, como uma encosta íngreme, uma área muito sombreada, um local com uma localização próxima das águas subterrâneas. Além disso, você precisa se lembrar de quais plantas correspondem ao estilo escolhido e fazer a escolha adicional.
Regras básicas para a escolha de plantas:- No lado do local visível da rua, devem ser plantadas plantas decorativas com folhagem atraente.
- As gramíneas de baixo crescimento em primeiro plano enfatizam a forma do jardim, suavizam as bordas afiadas e chamam a atenção para as plantas mais altas ao fundo. Para o plantio, é adequado um buxo de tamanho menor, com a forma de bolinhas. Plantas anuais, como o alissum doce, formam uma excelente orla para um local de densas flores brancas.
- Fileiras de árvores e arbustos sempre verdes criam sebes densas e podem esconder paredes desagradáveis, absorver o som e bloquear o vento. Treliça coberta de trepadeiras ou uma pequena árvore adicionará privacidade à área de relaxamento. A cobertura do solo será uma excelente solução para encostas de difícil acesso ou áreas onde outras culturas não crescerão.
Lembre-se do efeito da luz solar nas plantas. Assim, coníferas com agulhas douradas, prateadas e azuis adquirem saturação máxima de cores em áreas ensolaradas. Além disso, algumas plantas simplesmente não crescem na sombra, como as rosas. Echinacea e um girassol decorativo também se sentem bem ao sol brilhante do verão. No início da primavera, é agradável observar as inúmeras flores de tulipas, jacintos e narcisos. Mas quando desaparecem, o canteiro de flores não deve ficar vazio.
Importante! Iniciantes não devem escolher rosas. Eles são — a mais exigente de todas as culturas e pode reagir negativamente à falta de água, fertilizantes oportunos ou prevenção de doenças.
Plantas perenes são plantas que irão deliciar os olhos de estação para estação. Eles são uma ótima solução de orçamento. Você pode escolher Veronica, Allium, Astilbe, Baptisia, Buddley, Sage. Ao jardinar, escolha uma das duas abordagens - um jardim de uma cor ou uma combinação de plantas coloridas. A combinação de plantas perenes com ervas permite que você texture o espaço do jardim de flores.
Iluminação
Antes de investir em iluminação paisagística, determine seus objetivos. Você pode precisar de iluminação suave e romântica durante a noite. Ou talvez haja uma trama no jardim com um banco que você gostaria de acender. O caminho que leva à casa ou ao jardim também precisa de luz. Depois de identificar as razões pelas quais você irá adicionar luminárias, desenhe um quintal. Inclua no esboço as lâmpadas, edifícios, bancos, árvores e outros elementos existentes que devem ser acesos no jardim. Avalie a altura de cada um, especialmente com cuidado com a folhagem. Absorverá um pouco da luz.
Agora determine o tipo de luminárias. Um holofote é frequentemente usado para a fonte e a área de jantar é iluminada por lâmpadas LED. Para o lago, faça uma iluminação suave ao redor do perímetro. As luzes da paisagem que criam pontos de luz suaves são adequadas para decorar os caminhos do jardim. Eles são colocados ao longo do caminho.
Você sabe A capital do design paisagístico mundial é a Austrália. Mais de 30.000 paisagistas trabalham aqui e existem mais de 650 parques nacionais.
Depois de decidir que tipo de iluminação é necessária, entre em contato com a empresa que fornece serviços para a instalação de acessórios. É proibido fazer você mesmo sem as habilidades adequadas, porque a fiação na rua precisa de mais proteção do que em ambientes fechados, devido à precipitação atmosférica e temperaturas extremas. A fiação é enterrada no chão a uma profundidade de cerca de 50 cm e fechada em uma tubulação devido à umidade. A iluminação paisagística de baixa tensão para o quintal precisa de uma tomada e um transformador externos.
Vestir
Depois que o quintal estiver dividido em zonas funcionais, e você tiver decidido o que deve estar em cada uma delas, prossiga para o paisagismo.
Abaixo, você encontrará várias idéias que podem se adequar ao seu design:
- Crie padrões geométricos no beco ao colocar ladrilhos, seixos ou pedras. Se houver áreas que não são usadas, elas também podem ser lado a lado e definir um balanço. Entre as costuras, musgo de planta ou sedum rastejante, o que tornará o ambiente de pedra mais atraente. Sedum refere-se a plantas que crescem muito lentamente. Requer manutenção mínima e produz um aroma agradável.
- Decore as paredes dos edifícios agrícolas com vasos de flores. Assim, você alcança vários objetivos, incluindo a economia de espaço colocando um canteiro de flores em uma superfície vertical.
- Use caminhos de cascalho no jardim. O cascalho é barato, requer pouca manutenção e é bastante durável.
- Coloque bancos ou use como tal as laterais da piscina, as bordas dos canteiros altos. Complete a área de relaxamento com uma rede ou balanço.
- Em canteiros de flores ou perto de lagoas, estatuetas são frequentemente instaladas. Não precisa ser obras de arte caras. As lojas de jardinagem vendem esculturas de jardim em grande número na forma de gnomos, tartarugas e outras criaturas. Eles ficarão bem no canteiro.
Características do design quadrado
Um gráfico de formato quadrado regular é um dos mais fáceis de projetar. Pode ser facilmente dividido em 4 zonas (recreação, jantar, jardim, jogos). A casa no local é colocada mais perto da entrada, junto com a área de jogos, e uma área de recreação e um jardim são organizados na parte de trás do quintal.
O layout oferece as seguintes soluções:
- o edifício dá uma sombra espessa, portanto é deslocado para minimizar a parte norte do local;
- a distância entre a casa, a estrada, o sistema de esgoto e os espaços verdes deve obedecer às normas sanitárias;
- Não é recomendável mover todos os edifícios para o interior, pois isso aumenta a área dos caminhos;
- na área sombreada na profundidade do quintal, recomenda-se remover os edifícios da fazenda, eles podem ser decorados com plantas
- mais perto da faixa de rodagem, a garagem e a garagem devem ser deslocadas;
- ao plantar árvores, a rosa dos ventos é levada em consideração, e as plantas que não toleram o frio devem ser cobertas por prédios ou grandes árvores do vento;
- ao organizar estufas e piscinas, o diâmetro da copa das árvores é levado em consideração, pois elas podem obscurecer a estufa e o diâmetro do sistema radicular, pois podem danificar as paredes da piscina;
- a cerca é parcialmente aberta visualmente para dar uma sensação de leveza;
- as fronteiras entre zonas separadas são diferenciadas por arbustos, arcos, bordas de flores ou texturas diferentes de caminhos;
- camas com legumes estão localizadas na parte de trás do jardim, a fim de minimizar a quantidade de poeira e metais pesados que caem nas plantas da estrada;
- Recomenda-se plantar árvores frutíferas na forma de uma cerca viva na fronteira do local;
- A garagem com estacionamento é deslocada para mais perto da faixa de rodagem.
Com o planejamento adequado, até a menor parcela pode ser ajardinada confortavelmente. A maior parte do trabalho pode ser realizada com as próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas especializados. O principal é considerar corretamente todas as nuances do site ao planejá-lo.