A casa de verão deixou de ser apenas um lugar para o cultivo de flores e vegetais. Há um desejo de transformar o vazio, mas muitas vezes a decoração da paisagem acabada não pode pagar. Uma das soluções é criar o item desejado com suas próprias mãos.
As regras básicas para criar uma decoração paisagística
Decoração da paisagem - a formação de um estilo harmonioso, enobrecendo o seu site com pequenas formas arquitetônicas, plantas e outras idéias. Essa corrente contém uma variedade de nuances e regras, que devem ser mais bem entendidas.
Os principais componentes do projeto paisagístico incluem:
- Prédio - o elemento principal da composição, elaborado para ocultar as desvantagens da estrutura ou, inversamente, enfatizar as vantagens.
- Gramados de várias ervas e caminhos de jardim.
- Grandes detalhes decorativos ou MAF: córrego, fonte, escultura, gazebo, banco, etc.
- Pequenos detalhes: luminárias, canteiros, velas, vasos, etc.
A primeira coisa que você deve fazer ao projetar um local escolhido é criar um gramado e caminhos bem cuidados, mas a seleção de plantas e outros elementos decorativos depende do estilo escolhido. Se você ainda não decidiu - é hora.
Você sabe No projeto da paisagem, existe um efeito chamado “Alice no País das Maravilhas”: árvores e plantas anãs são plantadas em uma pequena área, o que contribui para a expansão visual do território.
Existem muitos, mas apenas os principais merecem destaque:
- Clássico (regular) é caracterizada por geometria regular e simetria distinta. Os principais elementos: becos retos, uma fonte, plantas para a topiaria, pedras naturais, esculturas antigas e mandris clássicos. A decoração é dominada pelas cores branca, bege, azul e areia.
- Inglês - linhas suaves e contornos suaves, naturalidade da natureza. Os elementos centrais incluem jardinagem vertical, um reservatório em estilo paisagístico, um caminho em zigue-zague feito de materiais naturais e muitas plantas perenes. Prata e vários tons de verde são cores prioritárias.
- Estilo francês é o mais difícil porque deve combinar sofisticação e charme leve. Uma das estilizações mais famosas é considerada "Provence". Muitas vezes consiste em materiais naturais e um gramado estritamente projetado, plantas apimentadas, frutas e árvores ornamentais, um pequeno jardim. A paleta de cores é grande o suficiente - possui prata, verde escuro e azul e amarelo, vermelho e roxo.
- País de origem, também conhecido como rústico, é considerado um dos ramos mais antigos do paisagismo, pois se origina de pequenos assentamentos de povos antigos. Os principais componentes incluem: horta ou pomar, canteiros de flores de plantas de campo, artesanato, caminhos de materiais improvisados (casca de árvore, cascalho, corte de árvores). MAF, poços, bancos, cercas de madeira, etc. são usados como acessórios, tanto cores vivas quanto neutras, por exemplo, tons de branco.
- Japonês e Oriental No geral, eles são criados para um descanso pacífico da agitação das pessoas, um refúgio espiritual. O componente principal é a natureza, bem como a água em qualquer forma conveniente (fluxo, reservatório, etc.). A assimetria, a combinação de pedras e plantas, sebes de bambu ou musgo sob as árvores e cerâmica branca são consideradas acessórios. O esquema de cores consiste em branco, marrom, cinza e verde, enquanto a regra básica é a transição suave de uma cor para outra, com acentos de 1-2 tonalidades.
Canteiros e canteiros
Existem muitas opções para projetar canteiros de flores para todos os gostos, de complexidade variada. Aqui estão os mais populares e incomuns, principalmente de materiais improvisados. Um canteiro de pneus é considerado a variedade mais popular. Outras soluções interessantes podem ser canteiros de flores, feitos de seções de tubos, garrafas de plástico, pedras, troncos e tábuas, móveis antigos, coisas e até utensílios.
Importante! Ao trabalhar com objetos pontiagudos, siga as precauções de segurança. — proteja seus olhos e mãos, caso contrário, poderão ocorrer cortes graves.
Também acontece que o jardineiro organizou um canteiro de flores muito bonito, mas ele não gosta nada - o lugar errado, a discrepância com o estilo geral. Por isso, antes de iniciar qualquer trabalho, é importante determinar a funcionalidade da decoração futura.
Um dos componentes de escolha é o tipo de jardim de flores:
Outro fator importante é a forma do canteiro. Aqui você também pode experimentar e escolher a melhor opção, mas se você não diferir em imaginação ou duvidar de suas habilidades, poderá usar esquemas comuns prontos:
Para decorar pequenos arranjos de flores, você pode recorrer a um vaso de rua. A opção mais simples é levar caixas de madeira desnecessárias, barris, carrinho de mão, pratos grandes, etc. Nesse caso, o processo de criação é surpreendentemente simples: o contêiner selecionado é limpo de contaminantes, se houver, tratados com um anti-séptico e coberto com verniz ou óleo de secagem, após o qual o produto permanece seco, e está completamente pronto para o plantio de plantas.
Você pode ir além e moldar uma panela de barro: tanto o decorativo natural quanto o branco serão adequados como material. A segunda opção é mais preferível, pois não requer queima, endurece rapidamente e é facilmente passível de decoração adicional. Fragmentos de espelhos, pequenas pedras, conchas e contas são adequados como elementos de design.
Criando um jardim de rochas
O jardim de rochas é um pequeno terreno usado para cultivar plantas alpinas em uma colina de pedras, seu segundo nome é um jardim rochoso. Um canto tão pitoresco se assemelha a uma pequena ilha de vida selvagem das montanhas alpinas, de onde o nome veio.
Para criar com suas próprias mãos, você precisará desses materiais:
- vários tipos de pedras naturais (granito, basalto, arenito, calcário), além de pedras;
- areia grossa (rio adequado);
- flores e plantas decorativas;
- musgo esfagno;
- pequenos arbustos e árvores anãs.
Existem vários tipos principais de jardins de pedra:
Apesar de cada jardim de rochas ser uma solução independente e absolutamente única, há várias regras indesejáveis a serem ignoradas:
- Desenhar é um dos processos mais fascinantes em que você pode envolver sua imaginação. O esquema deve levar em consideração todos os componentes benéficos da paisagem.
- Escolhendo o lugar certo. O futuro jardim de rochas deve estar em uma área aberta e visível de qualquer parte do jardim. Não deve haver canteiros de flores ou quaisquer outras soluções de design marcantes, paredes ou cercas.
- Se houver uma elevação na cabana de verão, seria muito melhor construir um jardim alpino ali do que construir uma colina a partir do zero.
- De acordo com o esboço feito anteriormente, a marcação é feita. Para isso, recomenda-se o uso de areia, pois proporcionará uma oportunidade de apresentar mais claramente a decoração futura.
- As nuances do solo. Se sua terra consistir em argila ou chernozem, você precisará de drenagem. Para fazer isso, cave um recesso de cerca de 30 a 50 cm, cubra-o com pedras, cubra-o com terra e regue-o.
- As maiores pedras estão localizadas nas partes extremas do futuro jardim de rochas, e para dar uma aparência natural, é aconselhável aprofundá-las levemente no solo.
- No processo de criação, as plantas são usadas adicionalmente, mas é permitido introduzir elementos auxiliares que não estão fora de moda. Pode ser uma escultura, mas não de plástico.
- Quando todos os níveis planejados são criados, é necessário formar um pico - a parte final da composição. Para fazer isso, você pode pegar uma pedra relativamente grande ou 3-4 pequena, disposta por uma pirâmide.
Importante! Se o seu slide alpino for maior que 1 m, é necessário um dispositivo principal adicional.
Riacho seco
Um fluxo seco é um dos elementos da decoração, o que permite o uso de pedras e flores para criar a aparência de água corrente. Essa solução de design pode ser facilmente recriada independentemente, sem ter que se preocupar com lodo, água de floração e outras dificuldades de cuidado. O trabalho de criação não levará mais que 2-3 dias.
Para fazer isso, obtenha:
- areia para marcação;
- pedras de vários tamanhos de origem natural;
- plantas;
- geotêxtil para o substrato (pode ser substituído por uma fina camada de concreto);
- uma pá;
- ancinho.
O processo de criação de um fluxo seco é dividido em três etapas simples. O primeiro é o planejamento da marcação e seu design no terreno. Primeiro, todas as idéias são melhor incorporadas no papel, a fim de escolher as melhores dentre elas. Você também pode ver as opções na Internet e escolher a correta. Em seguida, eles definem as dimensões para entender aproximadamente quanto espaço livre resta.
Também é necessário deixar uma peça livre para o movimento. Quando o esboço estiver pronto, é hora de transferi-lo diretamente para o chão com areia. Lembre-se de que um fluxo seco longo e estreito aumentará visualmente sua área. Opções amplas e diretas serão mais apropriadas para examinar uma área grande. Quando estiver satisfeito com o esboço, é hora de prosseguir para a próxima etapa.
Importante! Colocando pedras compridas e lisas na borda, você confere à decoração da paisagem o efeito da água real.
A preparação do local envolve a remoção da camada superior do solo (12 a 15 cm será suficiente) para criar o contorno do fluxo futuro e dar a aparência mais natural. Em seguida, o fundo é nivelado com um ancinho. Para proteger a decoração futura do aparecimento de ervas daninhas, o local escolhido é coberto por geotêxteis - é claro, existe o risco de o vento inserir sementes no riacho, mas a principal vantagem desse material é que eles não serão capazes de criar raízes.A fase final - a seleção e colocação do material de pedra. Você pode escolher absolutamente qualquer raça, mas certamente de origem natural: arenito, seixos do mar, cascalho, etc. Para que um riacho seco tenha a maior semelhança possível com o presente, vale a pena colocar pedras de tamanhos diferentes, sem observar simetria. Elementos maiores são adequados para a construção de costas, e pequenos e médios são adequados para o próprio fluxo.
Não é necessário aderir a tons azulados, sua criação pode ter qualquer esquema de cores desejado. Em seguida, resta para o pequeno - decorar o elemento resultante. Isso pode ser feito com flores, uma pequena ponte, luzes ou outros objetos. Ao escolher verduras, dê preferência a arbustos ornamentais, suculentas, cactos e espécies de junco.
Lagoa no site
Às vezes, você sente vontade de descansar perto de um lago após uma semana árdua de trabalho, mas não há tempo suficiente para viajar para qualquer lugar. Não resta mais nada senão criá-lo em seu jardim ou no país.
Os seguintes tipos de base de decoração estão disponíveis:
- molde de plástico;
- Filme de PVC;
- tigela de concreto armado;
- meios improvisados (por exemplo, uma banheira velha).
Para a fabricação independente de um reservatório, é necessário armar-se com algum tipo das bases acima, areia, pá e mangueira com água. Todo o processo pode ser dividido em 5 etapas. O primeiro é a preparação do poço. O local foi escolhido, é hora de começar a cavar o poço. Antes disso, o site é completamente limpo de todos os desnecessários. A profundidade pode ser única ou multinível.
A distribuição da segunda opção é aproximadamente da seguinte maneira:
- a parte costeira tem 10-40 cm, pode-se colocar plantas;
- águas rasas - 40–100 cm, colocando pedras;
- águas profundas - 100 cm ou mais, são usadas para criar peixes.
O trabalho é realizado com uma pá e, no processo, todas as pedras e ervas daninhas são removidas, a fim de continuar a usar o solo para outros fins. A escolha do material de base. Como mencionado acima, existem várias formas que diferem de várias maneiras. Escolha o que melhor combina com você e coloque no buraco cavado. Sistema de abastecimento de água. Na lagoa deve haver uma circulação de água, que fornecerá qualquer bomba de água. Antes de comprar, calcule o volume do reservatório.
Em média, a capacidade da bomba para esse uso é de 300 a 350 l / h. A filtragem é necessária para manter a pureza da água e a ausência de um cheiro desagradável de decomposição. Para fazer isso, você pode comprar um filtro especial na loja ou recorrer à ajuda de plantas (ninfa, nenúfar, vermelho-água, descanso, lentilha-d'água, cápsula de ovo amarelo, etc.). A segunda opção é mais longa, mas não apresenta estresse aos moradores de sua decoração e não exige grandes custos em dinheiro.
A última etapa - decoração. A lagoa deve ser bonita, não só por fora, mas também por dentro. Você pode plantar plantas diretamente na água e ao longo da costa, dependendo da espécie. Para dar paz ao local, é permitido ter peixes adaptados ao seu clima. Além do acima, uma solução interessante seria a iluminação de fundo - por exemplo, luzes autônomas a bateria ou recarregadas da luz solar.
Opções de design de faixa
Caminhos no jardim são criados para um movimento confortável entre os objetos, além de aumentar a atratividade do local.
Dependendo do destino, os seguintes tipos são diferenciados:
- do portão para a varanda da casa (entrada);
- conectando casa e outros edifícios;
- caminhar;
- entre as camas.
A organização dos caminhos começa com o desenvolvimento e a criação de um esquema. Você pode simplificar sua tarefa com a ajuda de vários programas projetados para desenho - eles não exigem conhecimentos especiais de informática, mas ajudarão a executar a repartição correta do território. A largura ideal da pista principal deve estar na faixa de 80–140 cm, e a largura auxiliar até 75 cm.
A escolha do material depende diretamente da funcionalidade desejada e dos recursos do terreno. Os mais populares são lajes, lajes de pavimentação, tijolos de clínquer, decks, concreto, estruturas modulares, plástico, cascalho, pedra britada, borracha, madeira, garrafas. Existem muitas opções para colocar essas faixas, mas os iniciantes são aconselhados a se referir aos esquemas básicos - eles são simples de executar e o resultado não irá decepcionar.
Estes incluem:
- Linear-angular - “Árvores de Natal” são dispostas nas barras em um ângulo de 90 ° ou 45 °.
- Linear com uma mudança. Um dos mais familiares, o ladrilho é colocado em uma linha e o próximo é instalado com uma costura no meio do lado mais longo da primeira linha.
- Padrão quadriculado para revestimento multicolorido.
- "Trança" - alternância de barras transversais e longitudinais.
- A posição final é usada para indicar claramente os limites da imagem ou da própria trilha.
Ideias de pequenas formas arquitetônicas
MAF - estruturas arquitetônicas auxiliares que podem ser usadas como unidades independentes ou complementar a decoração existente. Eles são usados no design de espaços abertos de ruas e territórios privados.
Você sabe O conceito de "paisagismo" surgiu há cerca de 200 anos e a própria arte — séculos antes da nossa era no Egito.
Chafariz
Se você deseja atualizar o exterior, torne-o mais memorável e especial - uma pequena fonte caseira lidará perfeitamente com qualquer uma das tarefas. No entanto, nem sempre é possível comprar uma decoração pronta. A fonte fontanel é bastante simples na execução e nos cuidados subseqüentes, além de poder ser desmontada para o inverno. Depois de escolherem o local ideal para serem vistos de qualquer canto do local, eles cavam um pouco mais de poço de fundação para a fonte e, adicionalmente, cavam uma vala rasa ao redor (cerca de 10 cm).A areia é despejada no fundo, formando um travesseiro de 15 cm de espessura, o recesso é nivelado e uma tigela de plástico é colocada na elevação arenosa - um espaço em branco da própria fonte. O recipiente deve ser instalado de forma que suas bordas se projetem 5 a 8 cm acima do solo.A água é derramada, deixando 5 a 6 cm até a borda e, em seguida, a bomba é instalada e verificada. Se a potência da bomba for regulada, é recomendável ajustá-la para que toda a água caia de volta na tigela.
Um pano com o diâmetro de uma tigela é cortado do tecido de impermeabilização e as listras são criadas do centro para as bordas, que devem ser abaixadas no recipiente e presas com selante. Para garantir que a estrutura subseqüentemente mantenha sua forma, várias hastes de reforço são colocadas e tudo é coberto com uma malha galvanizada com pequenas células e depois decorado. Muitas vezes, pedras de tamanhos diferentes são dispostas e plantas são plantadas nas bordas, mas você também pode recorrer a outras variações. A construção de outros tipos de fontes difere da apresentada aqui, mas os estágios iniciais são os mesmos em todos os lugares.
Pérgulas e bancos
Em primeiro lugar na popularidade é um gazebo de madeira. Para começar, você pode desenhar uma imagem aproximada da estrutura e depois transferi-la para um programa de computador - para que o desenho seja o mais correto. Para economizar tempo, jardineiros experientes aconselham a instalar blocos de concreto pré-fabricados em um travesseiro compactado. Quando os suportes são expostos, eles colocam impermeabilização sobre eles e começam a instalar os racks. A próxima etapa é a fixação dos acabamentos superior e intermediário, e depois pintar o chão e a moldura acabada.O telhado é criado a partir de vários sistemas de vigas - triângulos. Eles são instalados diretamente na estrutura e, em seguida, recheados em 2 barras transversais em ambos os lados da crista. A etapa final envolve a instalação de material de cobertura (por exemplo, um perfil de metal). Se desejar, você pode pregar o acabamento da parte inferior do revestimento, previamente pintada com óleo para madeira. Bem, que gazebo sem banco. Naturalmente, também é feito de madeira, de preferência pinho.
Instruções passo a passo:
- Planeje e lixe as placas selecionadas para que não haja irregularidades e lascas.
- No futuro, faça juntas (ranhuras) com um plano.
- De barras fortes para preparar suportes - eles devem ter uma parte plana para fixação.
- Opcionalmente, você pode fazer corrimãos encaracolados com um quebra-cabeças.
- Preparação para montagem - processamento de parafusos com uma solução especial contra corrosão.
- A instalação começa com as pernas do produto e os assentos e as costas já estão presos a elas.
Vídeo: caramanchão em um dia
Pontes decorativas
Tradicionalmente, a ponte é feita sobre riachos e reservatórios secos, mas você também pode encontrar opções incomuns - por exemplo, sobre canteiros e canteiros, caminhos e barrancos naturais. A travessia sobre a lagoa deve ser instalada no local mais estreito, porque quanto menor, mais forte. Como material, você pode escolher madeira, bambu, pedras, metal ou concreto. Esse design vem de várias formas.
Dependendo do estilo geral do site, existem opções clássicas retas, curvas, em zigue-zague, ponte suspensa, passo a passo, passo e arco. HPara criar sua própria decoração, você precisa escolher um local adequado, elaborar um plano de trabalho e desenhar um desenho detalhado do produto. O mais fácil de executar é a versão em madeira - ela não precisa de fundação ou estacas de concreto. Como base, são utilizadas 2 vigas, cujo comprimento é de cerca de 2 metros. Posteriormente, toda a estrutura será anexada a eles.A dobra é anexada usando um quebra-cabeças e, se necessário, pintada na cor desejada. Recomenda-se tomar tubos de PVC como guias, reforçando-os com hastes de metal espessas. O revestimento é feito pregando tábuas nas vigas do outro lado.
Ao construir, não esqueça que durante e após a chuva os degraus serão escorregadios - para evitar quedas e outros perigos, pranchas de papelão são pregadas no chão. Coloque o elemento de decoração acabado em 2 aterros de pedra e cascalho. A decoração pode ser considerada uma grade. Isso é opcional, mas se você tiver filhos, é melhor jogar com segurança. As faces laterais devem ser grandes e altas (até 80 cm).
Esculturas
A escultura é um elemento exterior relevante nos modernos jardins europeus. Não são apenas vistas clássicas de mármore, mas também figuras abstratas em pedestais. Para criar em casa, são utilizados os seguintes materiais: concreto, gesso, papel machê, lixo, madeira, pneus. O processo de criação de qualquer material que você escolher é simples, especialmente se antes de começar a criar, você definitivamente imagina a escultura desejada e assiste aos vídeos de treinamento.
É necessário aderir estritamente a um estilo geral de design, para evitar acumular o site e usar criações muito grandes em uma área pequena - caso contrário, é criado um sentimento de baixo custo e mau gosto. Seguindo as instruções acima, não será difícil criar um enfeite para a sua área de jardim pessoal, que não é pior do que as de uma loja.