Hoje, os residentes de verão nas praças de mansões estão tentando recriar vários estilos de paisagem: Provence francesa, jardins de pedra do Japão, alta tecnologia moderna etc. etc. No entanto, o verdadeiro charme que reflete o caráter nacional do estado é o estilo russo. Quais são as suas características, como transmitir corretamente todas as suas sutilezas e nuances - descubra no artigo.
Características do estilo russo em design
O estilo russo ou o estilo Russian Manor é considerado uma área relativamente nova no projeto paisagístico, o que torna possível retornar as tradições esquecidas da arte russa de jardinagem. Ele é reflete as características e qualidades originais de uma antiga mansão russa. Combina harmoniosamente vários elementos decorativos e anexos, um enorme jardim com um reservatório artificial e, é claro, uma antiga torre de toras. "Russian Estate" é uma simbiose de multifuncionalidade, praticidade e, ao mesmo tempo, requintada beleza externa.
Designers distinguem várias qualidades distintivas do estilo russo:
- Estética combinada com praticidade e naturalidade. Os principais detalhes do estilo devem complementar com sucesso a paisagem natural: não se livre do prado coberto de vegetação, da floresta de pinheiros, que flui perto de um riacho. Além disso, uma direção semelhante implica a presença de um belo jardim decorativo e um pequeno jardim com ervas ou hortaliças. Essa atmosfera permite relaxar, acalmar o sistema nervoso e dar descanso à alma e ao corpo.
- Edifícios de madeira. A marca registrada do "Russian Estate" é a presença de um grande número de edifícios de madeira. O elemento central é uma casa feita de toras de pinheiro, das quais emana um agradável cheiro de resina. Além da torre, o estilo russo pressupõe a presença de dependências, móveis de madeira, mandris de céu aberto, bancos, etc. Esses itens podem transmitir o sabor russo e encher a atmosfera com um espírito nacional.
- Vencedor "vivo". Na direção descrita, o jardim não é apenas um objeto estético de contemplação, mas, acima de tudo, um elemento prático no qual as árvores frutíferas, arbustos de bagas, uma pequena horta e um gramado de ervas aromáticas são tradicionalmente combinados.
A paisagem do "Solar Russo" tem um caráter muito íntimo, embora seja bastante funcional. As notas de romance estão cheias de brotos de bétula pendurados, um riacho brincalhão, copas exuberantes de árvores de jardim, caminhos sinuosos que juntos criam a máxima harmonia com a natureza.
O que procurar ao criar
Recomenda-se que Estilo russo é escala, espaço, natureza natural. É por isso que essa direção de design não é adequada para todos os projetos. Com uma harmonia especial, ele vai olhar para grandes lotes residenciais suburbanos nos quais existem objetos naturais: uma floresta, um rio, um riacho, prados, etc.
Além disso, segundo a tradição, todo o território é dividido aleatoriamente em várias zonas básicas. Descrição e características de cada um deles - continue lendo.
Área do solo
Ao organizar um piso térreo, ou seja, a zona central da propriedade, os decoradores preferem o uso de detalhes de design clássico.
Relevantes neste caso são:
- composições sob a forma de topiárias de euonymus ou spirea;
- pequenas cercas "vivas" bem aparadas;
- jardins originais da frente e canteiros de flores;
- mixborders de forma irregular com plantas com flores e perfumadas.
Uma entrada de automóveis feita de casca de tília ou bétula ficará ótima, criando uma imitação de motivos naturais. Decorações adicionais podem ser várias esculturas, figuras de personagens de contos de fadas, pequenas cercas.
Zona econômica
Uma das principais áreas do estilo russo é econômica, que possui alta funcionalidade, praticidade e conveniência. Como regra, sua base é uma cozinha de verão com uma enorme mesa de jantar, perto da qual estão localizados um churrasco, adega e pequenos galpões de madeira projetados para armazenar lenha.
Uma parte integrante da zona econômica é um banho no campo, cujo objetivo básico é dar a uma pessoa "descanso para a alma e o corpo". Tradicionalmente, um banco e uma pequena mesa são instalados perto dele, plantas e arbustos gramados são plantados, emitindo um aroma revigorante - zimbro, abeto, teixo, hortelã, absinto, etc. Além disso, o hozzone é decorado com um poço decorativo feito na forma de um jardim de flores incomum.
Importante! Os edifícios e uma casa de banho devem ser feitos do mesmo material que o objeto principal da propriedade - a casa.
Área de recreação
A área de recepção e relaxamento no design descrito possui um local separado na parte sombreada do jardim, onde crescem grandes árvores espalhadas. Eles costumam colocar um mirante, móveis de jardim, churrasqueira, bancos para relaxar, playgrounds, pendurar uma rede ou balanço de corda para crianças.
Os designers frequentemente decoram a área de relaxamento com arcos feitos de trepadeiras. Embora esses objetos não carreguem muita carga semântica, eles proporcionam uma atmosfera de facilidade, leveza e conforto.
Parques infantis e caminhos
O estilo russo não aceita o uso de caminhos diretos ou becos. Eles devem estar se contorcendo entre as principais zonas da propriedade e seus objetos, ao mesmo tempo em que devem ter funcionalidade e se conectam a um destino específico - uma casa, uma cozinha de verão, um lago, um jardim etc. Os caminhos ao longo são plantados com bordas “vivas” de arbustos perenes ou plantas de grama anãs.
Pedra natural, cascalho, areia, cascalho e casca de madeira são usados como materiais para organizar os caminhos. É permitido o uso de materiais modernos, como telhas de concreto ou pedras de pavimentação, mas, neste caso, eles devem ter a textura de matérias-primas naturais.
Além disso, a paisagem é complementada com áreas de gramado de lavouras gramíneas, por exemplo, trevo, março. Esses gramados estão longe dos gramados clássicos e bem aparados; no entanto, esses eram exatamente nos tempos distantes dos proprietários de terras.
Você sabe As áreas mais "valiosas" do jardim são as que estão na sombra. O fato é que é aqui que as pessoas passam suas férias maciçamente no verão, quando querem encontrar um canto "legal" e fugir do calor do verão. Muitas vezes, esse fato não é levado em consideração ao organizar o jardim.
Horta
Uma pequena área é alocada para a zona do jardim, e em lugares protegidos de olhares indiscretos: atrás de cercas vivas, cercas discretas, objetos decorativos. O que escolher para o cultivo no jardim, todo mundo escolhe a seu critério. Mas deve-se notar que cada propriedade russa assumia necessariamente a presença de um jardim de "farmácia", no qual cresciam várias plantas medicinais: calêndula, camomila, erva de São João, erva-cidreira, hortelã e orégano. Um conjunto de cura semelhante foi usado para o tratamento e prevenção de várias doenças.
Hoje, os designers também recomendam a experimentação: junto com vegetais tradicionais, plantas "saudáveis" e culturas apimentadas
O jardim
Obviamente, o "destaque" do estilo russo é o jardim e a área do jardim, cuja criação requer algumas regras:
- Cor. Ao formar um jardim, cores pastel e bastante calmas são usadas principalmente: creme, branco, areia, verde suave, rosa suave. Flores em canteiros de flores, perenes perenes servem como acentos coloridos proeminentes.
- Plantas. O jardim no estilo russo sempre assumiu uma simbiose benéfica de beleza e praticidade. É por isso que os designers organizam com ousadia uma pequena estufa perto de um canteiro de flores. Ao mesmo tempo, os jardins da frente o tornam o mais cativante, luminoso e saturado possível, usando plantas anuais e perenes: ásteres, malmequeres, chagas, floxes, cravos, margaridas, botões de ouro, etc. Os arranjos de flores no estilo descrito não podem prescindir de íris, prímulas, tabaco decorativo, tulipas, lírios e jacintos. Flores silvestres de diferentes cores e tamanhos parecem apropriadas. Os canteiros são libertados ao máximo de limites estritos; as culturas que coexistem perfeitamente diferem em cor, aparência, altura e tempo de floração.
- Árvores e arbustos. Nem uma única propriedade russa é feita sem árvores e plantações artesanais. É dada preferência a plantas compactas, que não apenas se deliciam com sua aparência esteticamente atraente, mas também têm uma boa colheita: framboesas, groselhas, cornel, bérberis. Plantas perenes perfumadas - lilás e jasmim - transmitem o espírito tradicional russo. Das árvores, na maioria das vezes o jardim é decorado com frutas - maçãs, peras, ameixas, cerejas. Tais plantas são úteis, embora atraentes e não ocupem muita área. Se o território permitir, são plantados no local limas, carvalhos, bétulas, pinheiros ou abetos.
O principal a lembrar é que a base do jardim é a cor - um jogo de contrastes, luz e sombra. Acentos em tons pastel brilhantes devem se destacar no contexto de objetos em tons pastel.
O que pode ser plantado ao criar uma mansão
Nos tempos antigos, os proprietários de propriedades procuravam garantir que suas casas estivessem localizadas nos lugares mais pitorescos - perto de lagoas, rios, florestas, bosques de bétulas. O estilo russo moderno também pressupõe uma simbiose de um jardim "artificial" e objetos feitos pela natureza. Na ausência de um rio, lagoas artificiais e lagoas são criadas. Se a área é privada de árvores e plantas herbáceas - elas são plantadas com as próprias mãos.
Ao criar uma mansão, é permitido enfatizar tanto na direção do jardim quanto na direção do parque.
Na primeira modalidade, culturas como:
- árvores frutíferas: pêra, macieira, ameixa, cereja, cereja, damasco;
- arbustos de frutas: groselha vermelha e preta, groselha, framboesa, amoras;
- arbustos ornamentais: lilás, jasmim, irga.
Você sabe No campo do paisagismo, existem muitas técnicas diferentes para a organização adequada do espaço. Uma delas é uma recepção chamada “Alice no País das Maravilhas”, que permite aumentar visualmente a área plantando culturas anãs e formas de árvores padrão no local.
Na segunda versão, a área é plantada com tílias, carvalhos, bordos, espinheiro, euonymus, plantas perenes de coníferas.
Obviamente, nenhuma propriedade pode ficar sem flores, entre as quais é dada preferência a:
- perenes: lírios, margaridas de jardim, floxes, bacias hidrográficas, acônitos;
- colheitas anuais: petúnias, ásteres, cosmeas, chagas;
- flores silvestres e flores do Prado: manjerona, erva de São João, trevo, centáurea, sinos, linho, papoula, etc.
Ao projetar um jardim no estilo russo, não é recomendado o uso de plantas "importadas", pois elas não se adaptam bem às condições climáticas da região, requerem cuidados especiais e são muito mais afetadas por doenças e pragas. Se a área do jardim exceder os seis acres padrão, é necessário alternar o tipo de espaço - gramados abertos com partes fechadas de culturas decíduas ou coníferas.
O design paisagístico no estilo russo é, antes de tudo, uma combinação lucrativa de beleza, graça, praticidade e multifuncionalidade. O elemento básico é o jardim, cuja organização utiliza objetos e plantas que recriam a primitividade do povo russo. Juntamente com soluções clássicas, os designers atuais apresentam abordagens criativas inovadoras que permitem criar uma propriedade única e conveniente.