O mirante que adorna o jardim será o local ideal para entretenimento e relaxamento. O material mais comum para sua fabricação é uma barra. É fácil criar a partir dele, se você seguir as dicas especiais para trabalhar com este maravilhoso material, desenhos e ilustrações técnicas. O artigo descreve em detalhes o processo de construção de um mirante a partir de uma viga com suas próprias mãos.
Preparação do projeto Arbor
Construir um gazebo não é tão difícil quanto parece. Basta dividir o processo em uma série de tarefas, cuja solução consiste em uma série de ações simples. Todos os suprimentos e ferramentas para construção podem ser preparados em sua garagem ou oficina em casa. Mas se você não estiver confiante em suas capacidades - convide um amigo e termine a construção juntos muito mais rápido. Um pré-requisito é que a árvore esteja seca, caso contrário, sob a influência da umidade, sua deformação começará em um ano.
Você sabe A criação dos primeiros mandris foi registrada na época do Egito Antigo (5000 anos atrás). É a esse período que pertencem as estruturas encontradas nos afrescos, semelhantes às modernas.
É conveniente usar uma viga para a base do mirante, pois ele faz uma construção leve sobre uma base leve. Um elemento obrigatório será um desenho. Comece sua criação medindo a área na qual o mirante será instalado. E então selecione sua forma favorita e prossiga para o cálculo dos tamanhos. Um pequeno gazebo de jardim tem uma área de cerca de 6 metros quadrados. m) A construção mais simples é quadrada ou retangular.A maior área terá uma octogonal. A vantagem do primeiro é a simplicidade, e o segundo - boa iluminação do espaço interior e do espaço. A altura deve ser de cerca de 2 m, ou seja, suficiente para que os visitantes mais altos não toquem o teto com a cabeça. O degrau com o qual os pilares serão colocados é de 0,6 a 1,5 m.O teto é geralmente feito na forma de um triângulo isósceles. Isso não permitirá que a água da chuva e a cobertura de neve permaneçam nela.
Qual feixe é melhor usar
A madeira é madeira serrada transformada em tábuas e vigas. Consiste em um tronco sólido ou placas coladas (lamelas). Apresentado neste formulário, pode ser de praticamente qualquer tamanho.
Você sabe O telhado de duas águas do gazebo não apenas protege do sol. Está rodeado por ar, criando uma agradável brisa fresca. Em um dia quente, isso é especialmente necessário.
É regulado por:
- GOST 24454-80 para coníferas;
- GOST e 2695-83 para madeira de lei.
Para uma barra de madeira de coníferas, a espessura padrão é de 16 a 250 mm e a largura é de 75 a 250 mm. Se for de madeira decídua, a largura será de 60 a 200 mm e a espessura de 19 a 100 mm. Cada tipo de madeira tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Características de certos tipos de madeira:
Tipo de madeira | Descrição do produto | Vantagens / Desvantagens |
Birch | Tonalidade clara de madeira marrom-avermelhada com baixo brilho natural, usada para criar madeira compensada forte. | Vantagens:
|
Cedro | Moderadamente macio, resistente às intempéries, usado na construção de jardins. | Vantagens:
|
De carvalho | Madeira granular forte usada para fazer talheres e barris de vinho. | Vantagens:
|
Abeto e abeto | O tipo mais famoso de madeira usada na construção. Estruturas, pisos, painéis de revestimento, gazebos são feitos a partir dele. | Vantagens:
|
As madeiras macias são os materiais mais comumente usados porque são mais baratas que as madeiras duras, prontamente disponíveis e mais fáceis de trabalhar. Mas a sua escolha de madeira deve depender de vários fatores: o objetivo final do uso, resistência a várias influências externas, durabilidade, o efeito decorativo desejado.
Para trabalhos de construção, você pode precisar de:
Colado
As vigas coladas são feitas de várias camadas de madeira maciça, coladas com cola de alta resistência, formando uma única unidade estrutural. Desta forma, não são feitas apenas vigas, mas também tábuas de madeira. As dimensões dos produtos são padronizadas e executadas de acordo com o GOST.
Você sabe O produto mais antigo feito colando tiras de madeira — arco de um guerreiro japonês.
Eles são usados para a construção de elementos curvos:
- telhados;
- cúpulas;
- pontes;
- jumpers.
A partir deles, você pode fazer a base para o piso ou teto do mirante. A construção colada fornece ao produto alta resistência e rigidez. Eles prendem esse material com cavilhas ou placas de aço.
Feixe perfilado
Uma viga perfilada é cortada de um pedaço de tronco. Na sua criação, a colagem não é usada. Na serraria, a peça se desdobra em elementos individuais de tamanho 150 × 150 mm, 200 × 100 mm e outros. Em seguida, é planejado para dar forma. Seus lados opostos são retos ou arredondados e nos outros dois eles executam uma trava de ranhura.
Além disso, o produto pode ser fabricado por fresagem em quatro faces. Principalmente esses tipos de madeira são usados para a instalação de vigas, telhados e a criação de molduras de madeira.
Mini bar
Um mini feixe é uma placa com uma espessura de 45 mm e uma largura de 145 mm. Como todos os outros tipos de madeira, possui uma peça de travamento do tipo espinho e pode ser usada para pisos, arbor ou paredes de telhado. A montagem da estrutura do mini feixe é rápida devido ao fato de que as placas individuais não precisam ser ajustadas uma à outra. A aparência é apresentável e requer um processamento mínimo na forma de pintura ou abertura com verniz.
Arredondado
Troncos de árvores tratadas (troncos) são geralmente de tamanhos diferentes. E ajustá-los para que o edifício pareça harmonioso é um procedimento bastante demorado. Graças à invenção das fresadoras, foi possível obter esses espaços em branco. Eles são chamados de barra arredondada.
Importante! Falta significativa de logs — encolhimento. Se é mínimo para madeira colada, obtém altos indicadores.
Seu diâmetro padrão é 220-240 mm, a forma da seção transversal é um círculo. Este tamanho não é acidental. Dadas as propriedades de isolamento térmico da madeira, um registro desse diâmetro pode suportar geadas de até -54 ° C. Esse material é usado para a construção de garagens, edifícios domésticos, casas de campo. Pode ser usado para a construção de gazebos.
Construção passo a passo
Depois que os materiais são selecionados e o desenho é criado, você pode prosseguir com a construção do mirante. A lista básica de ferramentas e materiais não será alterada, independentemente do tipo de design que você escolheu.
Consiste em:
- pá de baioneta - será necessário cavar um poço de fundação;
- moedores - necessários para cortar madeira e discos;
- fita métrica;
- nível - é necessário controlar o vertical e o horizontal durante a instalação dos materiais;
- cordões e estacas de construção;
- carrinhos de mão para transporte de solo;
- espátulas para construção;
- um martelo;
- brocas e chaves de fenda.
Dos materiais de construção, você precisará daqueles que selecionou em uma quantidade que corresponda ao seu desenho. E também precisa de materiais para a fundação.
Vídeo: caramanchão de um bar
Fundação
Comece limpando o site. Ervas daninhas, pedras e outros elementos que possam interferir na construção devem ser removidos. Em seguida, a marcação de acordo com o desenho é aplicada usando um cordão de construção e estacas. O mirante é convenientemente construído sobre uma base colunar.
Para fazer isso, passo a passo, siga estas etapas:
- Remova 20 cm do solo superficial. Esta é uma terra fértil que pode ser usada em camas.
- No solo, faça furos sob os pilares da fundação.
- No fundo de cada um, despeje uma camada de areia. Em seguida, instale o tubo e coloque reforço de aço dentro dele.
- Despeje o interior do tubo com concreto.
- Preencha os buracos com cascalho e areia e, em seguida, densamente compacto.
A profundidade de cada furo deve ser de 1 metro. O diâmetro é de cerca de 40 cm. A distância entre os orifícios pode ser qualquer. Portanto, para um mirante quadrado com 1 m de lado, basta colocar 4 postes de canto e 1 de cada lado. O tubo deve subir acima do nível do solo em 20 cm e os acessórios nele - em 25 cm.
Os acessórios serão usados nos pinos do reforço, portanto a altura deve ser suficiente para suportar toda a estrutura. O concreto com o qual os tubos são derramados solidificará dentro de 2 semanas. Depois disso, você pode começar a realizar as cintas inferiores.
Empilhamento do cinto de segurança
O chicote inferior consiste em uma viga perfilada com uma seção de 150 × 150 mm. Para colocá-lo no reforço, é necessário fazer furos correspondentes à localização dos pinos de aço. Entre si, as partes da viga são conectadas usando uma inserção nas ranhuras e presas com buchas ou parafusos auto-atarraxantes. Na aparência, a estrutura deve parecer uma moldura retangular ou quadrada em pilhas.
Lags para o chão
Os toros são placas transversais no chicote inferior no qual o piso está instalado. Eles são colocados à mesma distância um do outro - cerca de 30 a 40 cm. Antes de instalar, verifique o alinhamento do nível de encadernação. Certifique-se de tratar a madeira com um anti-séptico. Para facilitar a instalação na base inferior, é possível fixar barras nas quais os toros descansarão. Entre eles, estão presos com pregos ou parafusos autorroscantes. Em cima deles, placas de piso montadas.
Importante! Se você possui um design retangular, os logs precisam ser montados na forma de raios do centro ou como elementos paralelos de tamanhos diferentes.
Instalação de postes verticais
Para criar paredes, você precisa construir uma moldura. Consiste necessariamente em 4 postes de canto com uma seção de 100 × 100 mm, o número de outros depende do seu plano do mirante. O tom de sua colocação é de 150 mm. Os postes precisam ser presos com pregos ao cinto inferior.Você também pode usar cantos de metal para conectar. Certifique-se de verificar se todos os pólos estão 90 graus em relação à base. Use um nível para testá-lo.
Arnês superior
O chicote superior é semelhante ao inferior e consiste nos mesmos elementos. Uma viga com uma seção de 150 × 150 mm será fixada nos suportes de parede instalados por cima. A conexão é realizada com pregos ou parafusos.
Construção e cobertura de telhados
Para vigas, você precisa de placas com 50 mm de espessura e tábuas menores. Dado o tamanho pequeno do edifício, será correto montar o telhado no chão e depois colocá-lo no arnês superior. Monte a estrutura da viga a partir de triângulos isósceles. Determine o ângulo de inclinação dos lados em 30-40 graus. A borda inferior de cada viga deve ficar levemente pendurada na base do telhado, para que a água da chuva não flua para o teto e para o mirante.
As vigas estão interconectadas com jumpers de metal. Em seguida, são fixados no arnês superior e revestidos com uma prancha com cerca de 25 mm de espessura. Na fase de projeto do mirante, não apenas a forma do telhado deve ser levada em consideração, mas também o peso que ele terá.
Por conseguinte, a escolha do material com o qual pode ser coberto depende disso:
- Mais populares - telha metálica e papelão ondulado. Entre suas vantagens estão a leveza, a facilidade de instalação e uma ampla seleção de cores.
- Telhas também parece muito bom, possui excelentes propriedades de isolamento acústico e uma longa vida útil.
- O material mais comum no espaço pós-soviético É uma lousa. Mas é frágil e tem um grande peso, o que dificulta a instalação.
Pavimentos
A principal tarefa do piso é a distribuição uniforme da carga. Ele deve suportar o peso do caramanchão, bem como tudo o que você pretende colocar nele. E para isso, a força estrutural é importante.
Importante! Deve-se ter em mente que a madeira se expande ou se estreita sob a influência da umidade; portanto, deve haver pequenos espaços entre as paredes e o chão para que a árvore possa respirar.
Para instalar o piso, você precisa seguir estas etapas:
- Faça uma marca zero com um nível de laser e verifique a instalação correta de defasagens e chicotes usando-o. Se houver imprecisões, corrija reconfigurando os atrasos. A placa de revestimento do primeiro andar é montada a partir da janela e você passa para a porta. Espessura da placa - 40 mm.
- Todas as placas subsequentes se encaixam firmemente uma na outra. A montagem é realizada com parafusos.
- A etapa final será escavar e polir o chão e depois envernizada ou pintada.
Revestimento de armação
Primeiro, o mirante de verão pode não ter paredes ou apenas 3 e, em vez da quarta parede, haverá espaço livre que funciona como entrada.
Revestimento de parede:
- bordo afiado a metade ou 1/3 da altura;
- na parte superior, uma treliça decorativa de ripas de madeira;
- pranchas encaracoladas de tábuas afiadas.
Placas decorativas exigem tempo, mas não há nada complicado sobre elas. Faça um modelo do elemento encaracolado, aplique-o na superfície com um lápis e corte-o com um quebra-cabeças ou serra. Assim que terminar o corte, lixe as bordas e aplique verniz ou tinta.Paredes sólidas podem ser feitas de tapume. Para a instalação, você precisará de parafusos autorroscantes e de uma chave de fenda. Os painéis laterais têm 10 a 30 cm de largura e 2 m de comprimento. Entre as vantagens do material estão sua atratividade externa, facilidade de instalação e durabilidade.
Arranjo e decoração do edifício
O arranjo interno depende da ideia principal. Se este for um mirante em uma área de lazer, uma mesa e cadeiras, um canto dos móveis ou um pequeno sofá serão colocados dentro. Em um grande mirante com paredes abertas, um balanço ou uma rede é instalado para relaxar. No mirante, que está instalado na sala de jantar, pode-se colocar uma mesa e cadeiras, churrasqueira, um bar com bebidas e outros acessórios.
Você sabe Os primeiros mandris da Idade Média pareciam torres e estavam localizados nos telhados das casas. Eles permitiram que o proprietário visse os arredores do ponto mais alto do território. E apenas alguns séculos depois eles começaram a ser construídos na terra.
Na área de recreação, são instalados um sofá ou espreguiçadeiras, uma mesa e uma caixa para guardar brinquedos infantis. A variedade de móveis de jardim é bastante ampla, e você sempre pode escolher aquele que é adequado para resolver seus problemas. Considere também a sazonalidade. Um mirante é um elemento do relaxamento do verão, e seria bom se você o suplementasse com plantas. As flores encaracoladas tornarão mais romântica e adicionarão aromas florais à atmosfera.
Considere também o estilo do seu jardim ao decorar o gazebo:
- Gazebos vitorianos dê ao seu tribunal um charme aristocrático.Trata-se de uma estrutura clássica branca, com luminárias, decorações em estuque e arcos de flores em ferro forjado. Deve ser cercado por vegetação.
- Gazebo pela água - leve e leve, ele precisa de paredes de policarbonato para que os salpicos da piscina não interfiram no seu prazer de descansar. Seria ótimo se você fornecer um bar e bebidas aqui. Mas, para isso, o tamanho da estrutura deve ser bastante grande.
- Gazebos de madeira em estilo campestre - São flores em vasos, tons pastel e almofadas decorativas no interior.
- Se o gazebo for usado para colocar lá churrasco ou churrasco, não se esqueça das precauções de segurança para que o fogo não cause um incêndio.
O gazebo é um lugar para relaxar, bem como um elemento de destaque no seu jardim. Eles podem ter diferentes formas, materiais utilizados e finalidade. Ao planejar a construção, certifique-se de levar imediatamente em consideração todas as nuances na fase de projeto, para não desperdiçar recursos na correção de erros.