Para que a paisagem do país seja concluída, é recomendável equipar os caminhos. Um dos materiais mais duráveis e baratos para assentamento é a pedra. Neste artigo, você aprenderá sobre como instalar corretamente os caminhos de cascalho e cascalho, as vantagens e desvantagens desse revestimento.
Seleção de material
Para a construção de um caminho de jardim, esses tipos de materiais são adequados:
- Seixo (seixo) - pequenas, médias ou grandes pedras planas de forma arredondada, podem ser mar (mais suave) ou rio (ligeiramente áspero). Adequado para qualquer tipo de solo natural. A ampla paleta de cores e o baixo custo do material se opõem à necessidade de instalar bordas ou depor uma pedra com uma camada de não mais de 7 cm. Durante a caminhada, ela pode "se separar" sob os pés.
- Ardósia - uma pedra de tamanho médio, com arestas vivas, obtida por esmagamento de grandes partes da mesma rocha em camadas. Tais faixas não se deformam devido à boa adesão, possibilitam a criação de padrões únicos, mas esse revestimento é traumático e caro.
- Cascalho - uma rocha composta de fragmentos de forma e estrutura suavizadas - opção solta e barata, seca rapidamente após a chuva, com uma variedade de cores. Há uma oportunidade de se adaptar a qualquer projeto de chalé. No entanto, só pode ser usado para trilhas a pé, como em altas cargas, quebra, criando dificuldades no cuidado. Alguns tipos de solo não são adequados como base. Para faixas, é melhor usar uma pedra de uma pequena fração.
- Pedra britada (granito, tradicional) - material com bordas irregulares agudas obtidas no processo de moagem de rochas. Essas faixas são duráveis, não rastejam, suportam bem as cargas, não precisam de ajustes. A pedra não escorrega, não sofre alterações de temperatura, adequada para aterros altos. No entanto, ele pode ficar preso na sola, traumático e, se você usar peças grandes - será difícil se mover ao longo do caminho.
- Tijolo - para faixas de assentamento, use uma variedade de clínquer de material de construção. Uma ampla gama de cores, durabilidade, capacidade de criar vários padrões suportam os altos custos de aquisição de material, a necessidade de preencher uma base de concreto e instalar bordas.
- Pedras de pavimentação (lascadas ou serradas) - uma pedra retangular com arestas irregulares ou uniformes e superfície áspera. Suporta cargas pesadas, antiderrapantes, baratas, se encaixa no projeto da paisagem no estilo antigo.
- Paralelepípedo - pequenas pedras com uma superfície lisa e arredondada, podem ser usadas em conjunto com grandes (pedras). Não ceda à umidade, geadas, mudanças de temperatura, são caracterizadas pela durabilidade. No entanto, eles deslizam, precisam de uma base de concreto, têm uma paleta de cores uniforme.
- Pedreira (selvagem) - lajes de forma irregular obtidas por trituração de dolomita, calcário e arenito. É caracterizada por durabilidade, resistência à água, resistência ao gelo, baixo custo.
- Arenito - camadas caras de argila, minério, areia de quartzo ou feldspato, pintadas em uma cor marrom clara ou em outros tons. A forma é irregular, a superfície é com gotas.
- Granito com superfície tratada ou não tratada - raça forte e cara. Consiste em quartzo, mica, feldspato, cuja relação determina a cor da chapa. A pedra triturada pode ser feita a partir dela. Resistente à sujeira, umidade, geada.
Etapas de construção DIY
O processo de construção do caminho do jardim consiste nas seguintes etapas:
- Seleção de materiais e ferramentas.
- Marcando contornos.
- Cavando uma trincheira.
- Instalação de fronteiras.
- Fazendo travesseiros.
- Material de aterro.
Importante! O granito é caracterizado pelo aumento do fundo de radiação.
Materiais e ferramentas necessários
A tecnologia de instalação requer estocagem desses materiais:
- areia;
- geotêxteis;
- fronteiras
- raça de travesseiros;
- grade de gramado de plástico (para os caminhos em que o carro passará);
- concreto (cimento);
- pedra para acabamento.
Multiplicando o comprimento, largura e altura da pista, você pode descobrir a quantidade de materiais em metros cúbicos, após o qual a massa é calculada.
Para executar o trabalho, são necessárias ferramentas e montagens:
- pás;
- ancinho;
- um dispositivo para selar (você pode fazer isso sozinho);
- betoneira;
- martelo de borracha para modelar;
- roleta;
- estacas;
- corda ou mangueira flexível.
Você sabe Cascalho, pedra britada, areia e cimento e água foram utilizados na fabricação de concreto "flutuante" para a construção de navios.
Marcação
Medindo o comprimento e a largura com uma fita métrica, especifique os caminhos. Para fazer isso, insira os pinos e puxe a corda entre eles. Se uma trilha de forma complexa for planejada, suas bordas poderão ser marcadas com uma mangueira flexível. Para não deslocá-lo acidentalmente, prenda-o pressionando-o no chão com meias argolas de arame.
Cavando uma trincheira
Na fase dos trabalhos preparatórios, você precisa cavar uma vala de acordo com a marcação. Isso eliminará as raízes das plantas e evitará um aterro muito alto. A profundidade padrão do poço é a baioneta de uma pá. A parte inferior do entalhe deve ser nivelada e compactada.
Instalação de fronteiras
A instalação de cercas-lancis é realizada após o assentamento do travesseiro. Se for feito de cimento e derramar por um longo tempo, é recomendável aplicar uma camada de solo sobre ela - para melhor aderência. Primeiro, você precisa acionar os pinos nos cantos da pista, medir a altura necessária e puxar a corda separadamente para cada lado. Normalmente, o meio-fio é definido um pouco acima do caminho. Seguindo as proporções indicadas na embalagem, amasse a solução de areia, cimento e água. Coloque o concreto com uma camada grossa para que fique um pouco mais larga que a calçada. Instale a cerca, alinhando-a com uma corda esticada.
O seguinte pode servir como uma borda:
- pedra especialmente projetada para isso;
- barras de madeira;
- placas de metal;
- tijolos;
- pedras
- folhas de plástico;
- garrafas.
Fabricação de travesseiros
A colocação da base pode ser realizada da seguinte forma:
- Os geotêxteis são colocados em um fundo achatado e compactado da vala, de modo que suas bordas se projetem cerca de 0,5 m acima da superfície.Se a base for uma grade de gramado, ela será cortada no tamanho necessário e colocada no fundo.
- Em seguida, usando uma pá, despeje uma grande fração da pedra (você pode misturá-la com argila), nivele-a com um ancinho e bata-a.
- As arestas salientes do geotêxtil são enroladas.
- A próxima camada (espessura - 10 cm) será areia. Para compactar era mais fácil, é recomendável enchê-lo com água.
- Se for planejado cimentar a pedra com cimento, a solução mista, de acordo com as proporções da embalagem, é derramada sobre a areia.
Material de enchimento
O revestimento para a camada superior de chapas grandes é nivelado com um martelo de borracha. Para a adesão entre os elementos individuais, você precisa derramar areia ou derramar uma solução de uma parte de cimento e três partes de areia, diluídas com água até um estado espesso. Você pode semear grama, escombros e cascalho de pequenas frações devem ser socados usando um dispositivo especial.
Importante! Para cargas pesadas, a pista estará "pronta" em 2 semanas.
Características do cuidado e decoração da pista
O caminho em massa deve ser nivelado periodicamente e derramado, se necessário, um composto. Se as ervas daninhas começarem a germinar entre o cascalho, elas serão danificadas. Com a ajuda de um ancinho, lixo, folhas caídas, galhos são removidos. Usando uma combinação de tipos, formas, cores e tamanhos de materiais, você pode criar padrões exclusivos nos caminhos. Disponha passagens estreitas entre as camas, ao redor da casa ou canteiros de flores. Grandes lajes ficam lindas cercadas por pequenas pedras.
As seguintes opções de estilo são possíveis:
- apartamento;
- na costela;
- um arco;
- em linhas;
- cambaleando;
- arbitrariamente.
A forma do caminho pode ser reta e curva.
Vantagens e desvantagens dos caminhos do jardim
Cada tipo de revestimento a granel tem suas próprias vantagens e desvantagens. Na maioria das vezes, cascalho e cascalho são usados, portanto, leia esses materiais com mais detalhes.
Você sabe O mármore é caracterizado por uma incrível resistência ao desgaste. Por 150 anos, o material manteve sua aparência original, apesar das mudanças de temperatura, precipitação e sol escaldante.
Pedra triturada
- Os lados positivos do revestimento de pedra britada:
- Parece ser bom em vários projetos de design;
- adequado para uso em várias condições climáticas;
- barato;
- o estilo não requer habilidades especiais e equipamentos caros;
- você pode diversificar a paisagem, criando todos os tipos de composições;
- não escorrega;
- você pode se deslocar pelo território depois da chuva sem manchar seus sapatos.
- As nuances negativas dessa cobertura são as seguintes:
- é necessário nivelar periodicamente a superfície;
- pode danificar a sola;
- bordas afiadas de pedra britada são traumáticas.
Cascalho
- As vantagens deste revestimento incluem:
- método de instalação fácil;
- não requer grandes custos financeiros;
- resistência;
- falta de sujeira e poças;
- a capacidade de usar no design.
- Seus pontos negativos incluem:
- a possibilidade de lesão por queda;
- brotando ervas daninhas;
- a necessidade de alinhamento;
- nessa cobertura, você não pode dirigir um carro;
- projetos monótonos parecem simples demais.
Portanto, caminhos em massa de cascalho ou cascalho são uma opção barata para organizar uma casa de verão. Você pode fazê-los você mesmo usando um conjunto mínimo de ferramentas e materiais. No entanto, deve-se tomar cuidado para não se machucar com esse revestimento e, para preservar uma aparência bonita, não se esqueça de cuidar dele.