A varanda está constantemente em contato com o ambiente externo, por isso deve ser reparada periodicamente. Como resultado, você pode atualizar o design e a integridade da extensão, além de aumentar o nível de conforto. Materiais de construção modernos ajudarão nisso. No artigo, você encontrará informações detalhadas sobre como reparar a varanda do país com suas próprias mãos.
Etapas de reparo da varanda DIY
A varanda é uma extensão aberta para uma casa de vila particular. As varandas eram inerentes às casas da Inglaterra vitoriana e eram uma galeria com uma grade que circundava a casa. Uma mesa e cadeiras estavam instaladas, nas quais os anfitriões descansavam no verão, tomavam chá e recebiam convidados.
Você sabe Não há dados exatos sobre a ocorrência da palavra "varanda". Mas uma versão diz que é de origem indiana e indica um lugar que sai da casa.
Agora ainda é uma extensão da casa, que pode ter várias opções para resolver paredes:
- sob a forma de colunas;
- sob a forma de uma sala coberta até a metade com uma grade ou uma grade decorativa.
Se a varanda estiver aberta, é usada na estação quente para lazer. Aqui você pode organizar uma área de lazer, um berçário, um escritório ao ar livre.
Para estender o uso da varanda, os designers oferecem várias opções de vidros.
Para fazer isso, use:
- janelas com vidros duplos;
- vidros sem moldura com policarbonato (como uma estufa) ou vidro.
Se as paredes estiverem totalmente revestidas, você terá apenas um quarto anexo à casa, que é usado como varanda. Para que o revestimento pareça atraente e elegante, ele é executado externamente e internamente.
Para uso externo:
- pedra natural;
- madeira de acabamento;
- tapume.
As etapas de reparo da varanda dependerão de quais materiais o anexo é feito, bem como de suas idéias sobre seu uso posterior.
Fundação
Normalmente, os problemas de fundação são visíveis a olho nu - são rachaduras.
E dentro de casa você pode observar:
- inclinação do piso;
- deformação das placas;
- rachaduras nas paredes.
Importante! Rachaduras horizontais que atingem as paredes em um ângulo de 45 ° são os sinais mais sérios de problemas e o fato de que é necessário um reparo profissional.
As razões para tais mudanças são a subsidência do solo, as raízes das árvores que crescem nas proximidades, a presença de umidade abundante no solo ou a colocação inadequada da fundação existente. Terremotos, inundações e secas também causam danos à base do edifício.
É bastante difícil repará-lo com suas próprias mãos, com exceção de reparar rachaduras com uma solução de concreto. Reparos profissionais são solicitados em uma empresa de construção. Consistirá na substituição de elementos estruturais gastos.
O reparo da fundação envolve as seguintes etapas:
- O estudo de todos os sinais que indicam a causa exata do aparecimento de rachaduras. Os mestres inspecionam o piso, as tábuas, o revestimento de tijolos ou madeira, o solo e emitem uma opinião especializada.
- Em seguida, são calculadas a força e as cargas que afetam a estrutura e podem causar rachaduras.
- Nas áreas da fundação existente, determinadas com base em cálculos de engenharia, serão feitos furos especiais que serão preenchidos com uma massa de concreto particularmente forte.
Se você precisar atualizar cosmeticamente a fundação, reparando as rachaduras, então:
- Prepare uma solução padrão de 3 partes de cimento e 1 parte de areia.
- A superfície é limpa de concreto aparente, lavada com água, seca e revestida com uma solução preparada.
- Lembre-se de que o trabalho concreto não deve ser realizado se houver chuva ou geada 48 horas antes e também se essas manifestações climáticas forem esperadas 48 horas após o término do trabalho, pois a umidade contribuirá para rachaduras.
Não se trata apenas de uma argamassa, mas de uma mistura especial que deve restaurar as lajes ou blocos com a qualidade adequada e estabilizar o solo para evitar a recorrência do problema.
Sexo
Os danos no piso estão sempre associados ao excesso de umidade proveniente do solo e à impermeabilização do piso. Sob sua influência, as tábuas de madeira incham e, após secagem subsequente, são deformadas. Além disso, o molde pode aparecer neles.
Importante! Ao trabalhar com piso de madeira, não se esqueça de deixar espaços embaixo do rodapé entre o piso e as paredes, para que as tábuas possam se expandir e contrair quando a umidade da sala mudar e não se deformar.
Ao inspecionar o piso, você deve prestar atenção aos seguintes sinais de danos:
- há cavidades nas tábuas;
- o padrão natural da madeira é distorcido por manchas;
- existem áreas descoloridas;
- um cheiro de mofo apareceu;
- existem protuberâncias no chão.
Etapas da execução:
- Use uma serra para cortar o chão no ponto de deformação.
- Levante e remova as placas danificadas com uma barra de alavanca.
- Se o laminado estiver danificado, provavelmente será necessário remover e alterar todo o revestimento.
- Continue a secar completamente o chão. Use um desumidificador dentro de casa por vários dias.
- Instale novos elementos de piso em vez de elementos excluídos.
O reparo consistirá na remoção completa dos elementos danificados e na sua substituição por novos, ou seja, é impossível restaurar uma placa deformada ao seu estado original.
Se houvesse um ladrilho no chão e toras ou cimento embaixo absorvessem muita água, o resultado será rachadura. Você precisará remover as placas danificadas com uma chave de fenda padrão. Em seguida, inspecione o piso por baixo deles e, se necessário, execute a correção da fundação, troncos ou piso áspero em que o ladrilho foi colocado.
Regras para a instalação de placas decorativas de cerâmica:
- Verifique o nivelamento do subpiso.
- Certifique-se de fechar irregularidades e fendas nos logs.
- Leia as instruções na embalagem do ladrilho para sua instalação. Se indicar que você precisa aplicar uma camada de primer ou outro revestimento - não deixe de fazê-lo.
- Prepare a solução adesiva e coloque o ladrilho.
O telhado
O telhado é talvez o componente mais importante da varanda. Protege a sala da chuva. Normalmente, o telhado é feito dos mesmos materiais que todo o edifício. Consequentemente, seu reparo envolve a substituição de elementos individuais do piso ou uma mudança completa dos materiais de cobertura. Dependendo das propriedades dos materiais antigos e novos, uma nova camada pode ser instalada sem desmontar a anterior. A escolha dos materiais de cobertura depende do seu gosto pessoal. Algumas pessoas preferem telhas de metal, enquanto outras usam ardósia por causa de seu preço baixo e familiaridade.
Etapas de reparo do telhado:
- Após a remoção do revestimento anterior, inspecione as vigas e a caixa. As peças rachadas e desgastadas devem ser substituídas por novas.
- Entre as vigas havia um aquecedor, e em cima dela havia uma caixa. Pode ser sólido ou pisar.
- De cima, é coberto com impermeabilização e madeira compensada, e então o material de cobertura é colocado.
Janelas e portas
Dependendo das janelas e portas instaladas, elas podem ter diferentes necessidades de reparo:
- Não há janelas na varanda aberta.
- Nos vidros, tudo depende do tipo de vidro: janelas com vidros duplos e vidros sem moldura são bastante duráveis. Mas se a condensação se formar dentro da janela com vidro duplo e o período de garantia ainda não tiver expirado, isso significa que uma janela com vidro duplo de baixa qualidade precisa ser substituída. Os possíveis danos que precisam ser corrigidos com a tecnologia sem moldura estão substituindo uma folha rachada de policarbonato ou vidro.
- Molduras de madeira podem durar até 50 anos. Eles só precisam ser pintados periodicamente.
Você sabe Na história, as portas desempenhavam diferentes funções. Por exemplo, no Egito antigo, eles criaram "portas falsas" que não levavam a lugar algum. De acordo com as crenças dos egípcios, eles foram destinados à transição da alma para a vida após a morte.
Se a varanda tem uma porta, ela também é exposta à umidade. O resultado serão tábuas de madeira deformadas ou a destruição dos selos na porta de metal e o escoamento através das rachaduras formadas de ar quente da sala.
A lista de reparos pode incluir o seguinte:
- Substituindo o hardware da porta. Pode quebrar ao longo dos anos de operação.
- Tensionar a porta se um modelo metálico estiver instalado com um sistema de contrapeso no interior.
- Inspeção e reparo de selos.
- Pintura para superfícies de madeira.
Opções para decorar e reparar as paredes da varanda
Não há paredes na varanda tradicional. Em vez disso, existem colunas, alpendres e grades. Em extensões modernas, paredes de vidro são frequentemente usadas.
Se desejado, eles podem ser substituídos:
- vitrais;
- janelas com vidros duplos;
- policarbonato;
- blocos de vidro.
Se uma extensão comum da casa é feita a partir da varanda e paredes de madeira são instaladas, elas também são diferentes. Assim, para a varanda em estilo oriental, paredes deslizantes são adequadas.
São apresentados vários requisitos para material de construção:
- resistência à umidade;
- estética;
- segurança sanitária;
- conveniência e baixos requisitos de manutenção.
Você sabe A madeira mais cara do mundo é obtida do ébano africano (granadilho). Seu custo é de US $ 25.000 por metro cúbico.
Materiais tradicionais
Os materiais tradicionais para a decoração de interiores de um terraço ou varanda podem ser considerados:
- árvore - representada por tábua com gumes, estaca prancha, ripa
- tapume;
- policarbonato;
- ladrilhos de cerâmica e mosaico;
- plástico decorativo.
O bordo afiado é a madeira mais comum. Pode ser usado para revestimento de pisos e paredes por dentro. A espessura do painel é de 25, 30, 40, 50 mm. Pode ser feita a partir de espécies de madeira coníferas e caducifólias.
A placa de lingüeta e ranhura difere da placa com arestas pela presença de juntas de ranhura de ponta nas faces laterais. Essa conexão é feita para poder conectá-los facilmente entre si e acelerar a instalação. A superfície do painel é cuidadosamente lixada. Pode ser usado para acabamento de pisos e paredes em qualquer ambiente.
As principais características do conselho:
- comprimento - 4-6 m;
- largura - 80-200 mm;
- espessura - 15–35 mm.
- madeira - pinheiro, abeto, larício, carvalho, freixo.
Outro tipo de material de revestimento é o revestimento. Destina-se também ao revestimento de paredes de fachadas e é equipado com uma conexão de espinho-ranhura nas laterais. Sua durabilidade como material é de 25 anos. O revestimento pode ser entregue não apenas na forma de uma placa, mas também na forma de painéis. Sua superfície é reta ou curva, o que confere à parede personalidade e decoratividade adicionais.
No exterior, a varanda é revestida com pedra natural - calcário, granito, quartzito e outros. Eles são duráveis e têm uma aparência atraente. Mas ainda será melhor se o mesmo material for usado para enfrentar a varanda e para o resto do edifício. O tapume também é um material moderno. É vendido sob a forma de placas. Na época de seu surgimento no século XIX. O tapume era de madeira. Hoje são painéis de PVC que imitam madeira, pedra natural ou outra textura devido ao revestimento do filme.
Qualquer que seja a versão do revestimento da parede, a técnica de trabalho implica as mesmas ações:
- Remova a guarnição anterior.
- Trate as superfícies de madeira com um anti-séptico para evitar danos aos fungos.
- Aplique 2 demãos de verniz para reduzir o contato com a umidade.
- Verifique o isolamento. Se ele não estava, coloque-o entre as placas de apoio.
- Fixe uma nova parede sobre o isolamento.
Importante! A maioria dos tipos de isolamento pode ser montada apenas em climas quentes de + 1 ° C a + 40 ° C. Antes disso, a superfície de trabalho deve ser lavada, limpa e desengordurada.
Vitral
Os vitrais são pinturas de vidro colorido decorativo. Inicialmente, eles surgiram na Idade Média e foram usados em catedrais, onde, com sua ajuda, os artistas criaram ilustrações para histórias bíblicas. Nos tempos soviéticos, janelas em instalações educacionais ou esportivas para crianças podiam ser apresentadas na forma de vitrais. Agora você também pode comprar pinturas em vidro. Mas eles têm várias desvantagens - são muito frágeis (vidro) e muito caros, em comparação com outros tipos de vidros da varanda.
Blocos de vidro
Os blocos de vidro entraram em moda no início dos anos 1900. e foram usadas como janelas de fábrica de vidros. Na URSS, eles foram fornecidos para criar divisórias em salas de jantar e banheiros. Agora eles fazem janelas para sótãos e salas de serviço. Alguns os usam para criar paredes de vidro nas casas de campo, porque esses blocos deixam entrar luz, mas não oferecem a oportunidade de considerar o que está acontecendo lá dentro. Segundo os designers - este é um material muito pouco atraente e desatualizado.
O bloco de vidro é um cubo de vidro grosso, oco por dentro. Seu tamanho é 190 × 190 × 80 mm. Tecnicamente, possui algumas vantagens: baixa condutividade térmica, boas propriedades de isolamento de ruído, resistência. E escolhê-lo como material ou não é uma questão de preferência pessoal.
Alguns tipos de trabalhos de reparo e acabamento podem ser feitos por conta própria. O principal é calcular corretamente a quantidade de materiais, ter confiança em sua qualidade e ter boas ferramentas para o trabalho.