Não é de surpreender que o açafrão seja o tempero mais caro do mundo. Tem uma composição química única e tem a capacidade de bloquear o desenvolvimento de células cancerígenas. Esse tempero medicinal é amplamente utilizado em muitas áreas: culinária, cura de pessoas, cosmetologia etc. Quais são os benefícios do açafrão, como fazer com que o chá se cure e quem deve consumi-lo - descubra no artigo.
Composição de açafrão
O açafrão (açafrão) é uma planta bulbosa perene que é amplamente cultivada na Turquia, China, Japão, Paquistão, Irã, Espanha. Ele ganhou grande demanda e popularidade devido ao seu excelente sabor, agradável aroma leve e características medicinais exclusivas.
Você sabe Não há variedade de açafrão selvagem. 80% do total de especiarias do mundo são cultivadas no Irã. No entanto, o mais caro é o açafrão da Caxemira indiana, estimado em 20 a 30 mil dólares por 1 kg.
A especiaria é de particular importância para a medicina tradicional, pois ajuda a prevenir e curar muitas doenças diferentes. Tais qualidades do tempero devem-se à sua composição química multifacetada e equilibrada, representada por um complexo de substâncias biológicas ativas, micro e macro elementos, óleos essenciais, taninos, aminoácidos, aldeídos e flavonóides.
Das vitaminas do tempero, nota-se:
- Um: é necessário para o funcionamento normal da função visual, protege contra infecções e bactérias patogênicas, garante o desenvolvimento intra-uterino normal do embrião, evita doenças cardíacas e vasculares;
- grupo B (B1, B2, B6, B9): garantir o funcionamento normal do sistema nervoso, ajudar a formar glóbulos vermelhos, normalizar o sono noturno, reduzir os efeitos negativos do estresse;
- Com: ajuda a destruir substâncias nocivas produzidas pelo corpo com a idade, fortalece o sistema imunológico, aumenta as funções de proteção, permite superar rapidamente infecções;
- PP: participa de processos redox, reduz o nível de colesterol "ruim", estimula o fígado e os rins, facilita o processo de digestão.
Os estames de açafrão contêm os seguintes componentes minerais:
- zinco: fortalece o sistema imunológico, melhora a condição da pele, cabelos e unhas, ativa a atividade cerebral, participa da formação do tecido ósseo;
- cobre: necessário para a produção de colágeno, melhora o metabolismo, promove a síntese de hemoglobina, regula o metabolismo das gorduras e carboidratos;
- fósforo: participa da formação de sistemas sólidos - dentes e ossos, participa do metabolismo energético, ativa a ação de muitas vitaminas;
- ferro: transporta oxigênio para as células, impede o desenvolvimento de anemia, melhora os processos metabólicos, evita o aparecimento de coágulos sanguíneos, melhora a composição sanguínea;
- magnésio: normaliza o funcionamento do intestino, evita a formação de pedras nos rins e na bexiga, garante o funcionamento normal do músculo cardíaco, aumenta a resistência ao estresse do corpo;
- manganês: participa da regulação dos níveis de açúcar, tem um efeito benéfico na formação de ossos e músculos;
- selênio: regula o metabolismo, participa da formação das células, neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres;
- cálcio: regula a secreção de hormônios, participa da formação de tecido ósseo e muscular, promove o desenvolvimento adequado do esqueleto, é responsável pela coagulação do sangue.
A composição química do tempero é simplesmente impressionante. O conteúdo de manganês em 1 colher de sopa de açafrão é 400 vezes a dose diária recomendada que uma pessoa precisa para manter a vida normal. Além disso, esta porção contém: ácido ascórbico - 38%, magnésio - 17%, ômega-3 - 100%, vitamina B6 - 51%.
Você sabe O açafrão é considerado um excelente conservante natural. Os pratos preparados com a sua adição não se deterioram por muito tempo sem uma geladeira.
Propriedades e contra-indicações úteis
O açafrão é caracterizado por uma composição biológica extremamente multifacetada, graças à qual obteve grande sucesso no campo da medicina tradicional. Durante o uso de especiarias, sua eficácia no tratamento e prevenção de várias doenças foi descoberta.
- O uso competente e doseado de especiarias permite:
- melhorar a digestão, acelerar o metabolismo;
- fortalecer o corpo, aumentar sua resistência a vírus e infecções durante resfriados;
- normalizar o ciclo menstrual em mulheres;
- aumentar a libido e melhorar o funcionamento do sistema reprodutivo nos homens;
- restaurar células cerebrais, ativar a atividade cerebral;
- evitar a perda de visão na velhice;
- curar doenças do trato respiratório, em particular bronquite, amigdalite;
- melhorar o apetite;
- prevenir o envelhecimento prematuro da pele.
- O tempero tem uma ampla gama de efeitos no corpo humano:
- anti-envelhecimento;
- anti-séptico;
- analgésicos;
- antimicrobiano;
- sedativo;
- diurético;
- fábricas;
- expectorante;
- restaurador.
- Tais qualidades possibilitam o uso do açafrão no tratamento de patologias como:
- urolitíase;
- doenças oculares;
- diabetes mellitus;
- pressão alta ou baixa;
- neoplasias de natureza benigna ou maligna;
- depressão, insônia;
- Doença de Alzheimer;
- asma brônquica;
- obesidade
- disfunção sexual e TPM;
- perda de memória e distúrbios neurológicos;
- inflamação da mama;
- hemorróidas;
- fungo nas unhas;
- degeneração muscular.
Apesar do grande número de propriedades úteis, o açafrão possui várias contra-indicações sérias e, se essas dosagens não forem observadas, podem causar grandes danos ao organismo.
- As principais contra-indicações incluem:
- intolerância individual a especiarias;
- tendência genética a reações alérgicas;
- crianças menores de 3 anos;
- gravidez
- período de lactação;
- quaisquer doenças na fase aguda.
Com muita cautela, recomenda-se consumir o tempero para diabetes, hipotensão, doenças cardíacas graves. Uma overdose de tempero, que se manifesta em náusea, vômito, aparecimento de dores de cabeça e diarréia aguda, pode causar intoxicação grave, incluindo a morte.
Importante! Coma açafrão em uma quantidade estritamente dosada. 10 g de tempero já é uma dose letal para um adulto.
Receita de chá
Na culinária, o açafrão é usado como tempero, que é adicionado a vários pratos: carne, sopas, legumes, doces, sobremesas, etc. No campo da medicina tradicional, o tempero é usado principalmente para fazer chá ou fazer infusões medicinais, decocções.
A receita do chá terapêutico é bastante simples e, para sua preparação, você precisará de apenas quatro componentes:
- estigmas de especiarias - 5-7 pétalas por 1 xícara (250 ml);
- chá preto - 2 colheres de chá;
- água - 0,5 l;
- mel a gosto.
Um algoritmo passo a passo para preparar uma bebida é baseado nas seguintes etapas:
- Despeje água fervente sobre o recipiente de vidro, adicione chá preto ao fundo, despeje água quente a uma temperatura de +85 ... + 90 ° С.
- No fundo da caneca, coloque os estigmas de açafrão, despeje o chá preto com infusão.
- Adicione o mel a gosto na bebida.
Para diversificar o sabor do chá, você pode adicionar kumquat fresco ou seco, chá verde e limão. Também é permitido preparar uma bebida usando apenas um tempero.
Como preparar e tomar
Para preparar o chá, recomenda-se levar fios de especiarias de pilão bem secos, não mais do que 7 a 15 peças por 1 litro de água. Os fios devem ter uma cor saturada brilhante, um aroma pronunciado, um sabor acentuado e levemente amargo. Você não deve comprar um açafrão quebrado, opaco e empoeirado ou tempero em pó.
O chá de açafrão é fabricado da seguinte forma:
- Em um bule de chá previamente lavado com água fervente, coloque de 7 a 10 pétalas do tempero.
- Encha um recipiente com 250 ml de água quente e leve ao fogo.
- Para ferver o chá em fogo baixo por 3-5 minutos, adicione 2 xícaras de água fervida, não deixe ferver.
- Separe a bebida, deixe fermentar.
- O chá está pronto para beber quando os fios de especiarias caírem completamente no fundo.
O chá deve ser tomado de manhã a 200 ml meia hora antes de uma refeição. A bebida é muito tônica, por isso não é recomendável beber à noite. Durante os resfriados, o chá pode ser tomado nas mesmas doses, mas três vezes ao dia, enquanto a última dose deve ser de 2 horas antes da hora de dormir.
Importante! Os especialistas não aconselham jogar fora as matérias-primas fabricadas, pois podem ser reutilizadas.
Armazenamento de chá
Não é recomendável armazenar o chá preparado por um longo tempo, pois perde suas qualidades curativas. Antes de usar, é melhor preparar uma porção fresca da bebida. Recomenda-se manter o tempero em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, em local seco e escuro, protegido da exposição direta à luz solar direta. O Spice perde suas qualidades curativas, aroma e sabor delicados após 6 meses, para que você não possa usá-lo por mais tempo.O açafrão é uma planta picante única que há muito conquistou a humanidade com suas excelentes qualidades medicinais, aroma requintado e sabor único. Ao consumir o tempero regularmente, você pode curar e prevenir muitos problemas de saúde; no entanto, lembre-se de que o produto possui várias contra-indicações e pode ser fatal se for usado em excesso.