A disseminação do ASF continua na Ucrânia, mas isso não assusta os investidores estrangeiros. Várias empresas da Europa estão planejando lançar novas fazendas de suínos em terras ucranianas.
A Agro East da Dinamarca pretende abrir um complexo de criação de porcos para a criação de 25 mil porcos na região de Zhytomyr antes do final de 2019. Vadim Shestakov, diretor da subsidiária da Agro East Dan-Farm Ukraine, compartilhou informações sobre os planos da organização. Atualmente, a economia se expandiu e já lançou a maior parte do espaço de produção, observou Shestakov.
Mais duas fazendas de criação de porcos querem abrir Poels Mastschweine e Tierproduktion Alkersleben na região de Lviv. Espera-se que animais de 4,5 mil e 5 mil porcos sejam criados nas fazendas, disse Luc Johannes Jacobus, proprietário da empresa, em uma reunião de março com o chefe da Administração Regional de Lviv.Essas empresas já possuem 2 fazendas de suínos no leste da Alemanha. As fazendas ucranianas serão construídas de acordo com seu modelo. Agora, empresários estrangeiros estão escolhendo terras para implementar seu projeto. E no futuro, eles não se recusariam a cooperar com os produtores agrícolas de Lviv.
Outro projeto da Dinamarca, Goodwell Ucrânia, pretende investir € 4 milhões na construção de uma fábrica de carne. Investidores de outros países planejam expandir seus negócios em espaços abertos ucranianos, apesar dos novos casos de ASF.Portanto, desde 2 de maio de 2019, desde o início do ano, foram registrados 19 surtos de peste suína africana no país, informou o Serviço Estadual de Alimentos e Consumidores.