Uma das pragas mais perigosas para a berinjela em campo aberto e em estufa é o ácaro. Sua presença pode ser estabelecida por certos sinais externos. Como entender que as plantas precisam de cuidados de emergência e eliminar a praga, leia abaixo.
Descrição de pragas
Ácaro refere-se a artrópodes herbívoros. Esses ácaros mostram diferenças pronunciadas de gênero: os machos são menores que as fêmeas e têm uma forma corporal mais alongada. Nas larvas, os corpos são divididos em segmentos que se tornam invisíveis com a idade. Além disso, se as larvas tiverem 3 pares de pernas, em adultos - 4. As pernas finas nas pontas têm dispositivos de garra que se agarram às plantas.
Na superfície do corpo, coberta por uma cutícula fina, existem inúmeras cerdas que desempenham uma função tátil. A gama de cores da cobertura do ácaro pode variar de branco pálido e quase transparente a amarelo esverdeado. As larvas são verde-amarelas. Indivíduos adultos do sexo feminino no período de inverno adquirem uma cor vermelha ou laranja brilhante. Através da cutícula, os órgãos internos do lado dorsal são claramente visíveis.
No peritônio das fêmeas está o aparelho reprodutor, representado pela concavidade, coberto por uma fina estrutura dobrada. As fêmeas depositam um grande número de ovos de forma arredondada e de cor amarela brilhante.
Importante! Os ovos do ácaro são capazes de manter sua viabilidade por 4-5 anos, mesmo em condições adversas.
O aparelho bucal de perfuração e sucção é adaptado para perfurar a folha e aspirar o suco. Na região da cabeça existe uma glândula aranha e 2 olhos capazes de responder ao espectro de ondas curtas.
Externamente, o carrapato se assemelha a uma pequena aranha, com extremidades para a frente, uma cabeça pequena e um corpo grande e convexo. No entanto, é impossível vê-lo a olho nu - ele tem dimensões microscópicas. Os danos causados pelas pragas são determinados pelo aparecimento de plantas e pela presença de produtos vitais de parasitas nas folhas.
Dano e perigo de carrapato
O ácaro se multiplica rapidamente e é transportado a favor do vento, bem como com ferramentas de jardim que não são tratadas adequadamente após plantas infectadas. Larvas e fêmeas são capazes de tolerar até as geadas mais severas (até -30 ° C), invernando nas camadas superiores do solo, sob folhas caídas e em fendas de casca de árvore.
O ácaro da aranha é capaz de causar tremendos danos a quaisquer plantações culturais literalmente em 2 semanas, se as medidas não forem tomadas a tempo. Além do fato de que a praga come o suco da planta e a priva de nutrientes, no processo de sua vida, trança a teia com folhagem. Uma camada densa de uma substância viscosa esbranquiçada retarda o processo de fotossíntese - como resultado, as plantas secam e morrem.
Se ocorrer uma infecção por ácaro no momento da frutificação, as berinjelas perdem sua suculência e secam gradualmente. Além disso, o carrapato é portador de doenças fúngicas, como praga, antracnose, etc.Você sabe Berinjela é introduzida na dieta de pessoas em tratamento de dependência de nicotina. Eles contêm ácido nicotínico, que ajuda a aliviar o desconforto com uma rejeição completa dos cigarros.
Sinais e causas
Os principais sinais que indicam danos por um ácaro:
- mudança na cor da folha para uma tonalidade mais clara;
- o aparecimento de manchas marrons, eventualmente secando e transformando-se em orifícios passantes;
- revestimento viscoso branco - após um exame mais detalhado, fica claro que se trata de uma teia;
- perda de densidade foliar;
- manchas mais leves também são observadas nas frutas;
- perda de suculência da fruta;
- secagem da raiz.
A praga progride em um certo microclima.
Os insetos se reproduzem rapidamente em condições de baixa umidade e temperaturas elevadas:
- temperatura do ar a partir de + 26 ° С;
- umidade 55% e abaixo.
Você sabe Berinjela em suas características botânicas é o parente mais próximo do cardo.
O que fazer e como lidar com uma praga
Existem vários métodos para combater esse parasita, incluindo:
- práticas agrícolas - como prevenção da reprodução de carrapatos, a ocorrência de recaídas e um meio adicional de controle;
- preparações biológicas e químicas - Acaricidas projetados para matar carrapatos ou medicamentos de amplo espectro;
- técnicas folclóricas - usado na fase de frutificação, quando produtos químicos são proibidos ou com um pequeno número de pragas.
Vídeo: medidas de controle do ácaro da berinjela
Método agrotécnico de luta
Se um ácaro for encontrado na berinjela, a primeira coisa a fazer é cavar o solo próximo ao caule principal a uma profundidade de 5 a 8 cm, entre linhas - 10 a 15 cm.O próximo passo é regular o regime de irrigação para aumentar a umidade do solo. Mudas jovens precisam ser umedecidas 2 vezes por semana, aplicando 1 litro sob cada planta. A temperatura da água para irrigação deve ser semelhante à temperatura ambiente. A rega de plantas adultas é reduzida para 1 vez por semana e a frequência é aumentada para 2 a 3 vezes por semana no momento do amadurecimento dos ovários e da frutificação ativa. Para uma planta adulta, a taxa de umidade no solo é de 2-3 litros.
Se uma praga for detectada, o próximo passo após aumentar a umidade é enxaguar as folhas. É necessário remover as teias de aranha dos tecidos foliares para acelerar o processo de fotossíntese. Isso deve ser feito com um cotonete molhado de manhã ou à noite, até o desaparecimento completo dos insetos.Importante! Ao usar cobertura de alta qualidade, a rega é reduzida para 1 vez em 7 a 10 dias.
Após a rega, quando a umidade é absorvida no solo, é necessário desenterrá-la, remover ervas daninhas e cobri-la com uma camada de composto ou grama verde com 8 cm de altura. À medida que a camada de cobertura se assenta, ela deve ser adicionada para que seja mantida a uma altura de 8 cm o tempo todo. eles retêm a umidade e geram calor, o que criará condições desfavoráveis para o desenvolvimento de pragas.
Este método será eficaz em uso independente apenas na presença de um pequeno número de pragas ou em combinação com outros métodos.
Método biológico
As preparações de origem biológica destinam-se a desinfetar o solo, eliminar esporos e pragas de fungos e aumentar a imunidade das plantas.
Este grupo inclui:- Fitoverm - é um produto biológico de quarta geração de ação intestinal de contato. Eficaz não apenas contra os ácaros, mas também contra outras pragas. Para preparar uma solução de trabalho, 1 ml do medicamento é dissolvido em 1 l de água à temperatura ambiente (+ 20 ° C). Em seguida, 9 l de água são adicionados à solução e pulverizados nas folhas e no solo 3 vezes com um intervalo de 10 dias na presença de um grande número de pragas.
- Fitosporina-M - Uma preparação microbiológica criada com base em bactérias ativadas pela interação com a água. A preparação do pó é diluída em água à temperatura ambiente 1: 2 e incubada por 1 hora para permitir a ativação da bactéria. O medicamento, disponível na forma líquida, não precisa ser diluído, está imediatamente pronto para uso. A pulverização nas folhas e no solo é realizada uma vez. A duração das bactérias é de 2 a 3 anos.
- Cinzas de madeira - pode ser comprado em embalagens convenientes em floriculturas especializadas ou fabricado de forma independente pela queima de madeira ou tampos de batata. Para a pulverização em 10 l de água, 500 g de cinza são diluídos e fervidos por 20 minutos. Em seguida, a solução é filtrada e pulverizada sobre as plantas a partir de um atomizador finamente disperso. O solo é polvilhado com pó seco na proporção de 100-200 g para cada arbusto.
- Pó de tabaco - usado em conjunto com cinzas de madeira. Os elementos são misturados na proporção de 1: 1. Para cada 1 m² de plantações, são consumidos 100 g da mistura na forma seca. O número máximo permitido de tratamentos é de 2 vezes por temporada.
- Sabão verde - Uma preparação ecológica à base de sal de potássio, ácidos graxos e óleos vegetais. A solução de trabalho é preparada a partir de 400 ml da droga e 10 litros de água e depois pulveriza-a sobre as plantas.
Importante! Soluções de trabalho prontas para uso de produtos biológicos devem ser usadas dentro de 3-4 horas. Não estão sujeitos a armazenamento, com exceção da Fitosporina-M, produzida sob a forma de uma emulsão.
Produtos químicos
Os produtos químicos são usados em casos graves quando os métodos acima não deram o efeito desejado. Eles devem ser usados com extrema cautela, observando medidas de sua própria segurança e também levando em consideração que eles afetam negativamente a atividade vital das abelhas e podem levar à sua morte.
Este grupo inclui as seguintes ferramentas:
- Tiovit Jet - refere-se a análogos de enxofre coloidal. Possui boa solubilidade em água e alta contagiosidade (capacidade de se espalhar). Para preparar uma solução de trabalho em 10 l de água, adicione 50 g da substância. Pulverize as folhas 3-4 vezes durante toda a temporada, com um intervalo de 20 dias.
- Bi-58 - inseticida contagioso. Para preparar uma solução em 10 l de água, adicione 2 ampolas da substância. 2 tratamentos são realizados com um intervalo de 3-4 semanas.
- Sunmight - o acaricida de ação prolongada permanece eficaz por 1,5 a 2 meses. Para 1 litro de água, adicione 1 g de pó e passe uma única pulverização de plantas.
Remédios populares
Os remédios populares são eficazes como prevenção e tratamento adicional de plantas, a fim de restaurar sua funcionalidade. Como tratamento independente, eles podem ajudar apenas com um pequeno número de insetos. A principal vantagem de tais produtos é a completa segurança para plantas, animais e seres humanos.
Os métodos mais eficazes:
- Solução de sabão - o processamento é realizado a cada 10 dias. Para 10 l de água, adicione 200 g de sabão em pó esmagado e insista 3 horas. Em seguida, coloque a solução em um recipiente com um spray e realize o tratamento em clima seco e calmo.
- Infusão de alho - 3-4 dentes de alho picados são adicionados a 1 litro de água e infundidos por 2 dias. Após esse período, o líquido é diluído com água 1: 1 e pulverizado nas folhas e no solo.
- Infusão de cebola - 200 g de casca são vertidos com água fervente e insistidos por 5 dias, mexendo ocasionalmente. Em seguida, o líquido é drenado e pulverizado sobre as plantas, e a casca é usada como cobertura morta.
Importante! Após cada tratamento, folhas de qualquer uma das preparações ou infusões, após 3-5 dias, certifique-se de pulverizar com água parada simples para evitar o aparecimento de nas folhas queimadura de sol.
Prevenção de carrapatos
Prevenção é seguir as regras da tecnologia agrícola. A principal técnica agrícola é a aeração profunda do solo (profundidade de 20 cm) com uma única aplicação de fertilizantes orgânicos e solução a 1% de sulfato de cobre no momento da preparação da terra para o plantio no outono e na primavera. Durante a estação de crescimento, é necessário manter a umidade ideal do solo, levando em consideração a idade das plantas e as condições climáticas. Depois de umedecer o solo, é necessário realizar a aeração e a cobertura morta.Para evitar a propagação de pragas 4 vezes por temporada, tratamentos preventivos são realizados de acordo com uma das receitas folclóricas acima mencionadas, ou exposição 2 vezes por temporada com preparações biológicas.
Portanto, o ácaro da aranha é uma praga perigosa das culturas de jardim, que se multiplica rapidamente em um microclima quente e seco e é capaz de destruir rapidamente toda a colheita. Evitar a sua propagação ajudará a implementação de técnicas agrícolas simples.