Hoje, na República da Buriácia, os chamados rebanhos sociais de ovelhas demonstram excelente crescimento. As autoridades locais, organizações públicas e gerentes de empresas distribuem cordeiros a agricultores carentes para sua criação subsequente. Este ano, os sortudos receberam cerca de cinco mil cordeiros há muito esperados da comunidade de budistas locais.
Segundo o chefe da empresa, Damba Ayushev, hoje 42 famílias carentes estão incluídas no programa de rebanhos sociais. E muito em breve essas famílias felizes. Quem tiver à disposição um rebanho de cordeiros já terá 53 anos.
Vale ressaltar que este projeto foi implementado com sucesso na Buriácia desde 2012. Graças a esse programa, a criação de ovinos está se desenvolvendo na república e os moradores da região estão conseguindo empregos.
Deve-se notar que, decorrente do contrato do projeto, os proprietários dos rebanhos, um ano após receberem os cordeiros, devem devolver parte do rebanho aos doadores - para que novos rebanhos sejam formados a partir deles e novas famílias se sintam satisfeitas com as ovelhas. O dinheiro para comprar os primeiros cordeiros para este programa foi alocado pessoalmente pelo presidente russo, Vladimir Putin.