Uma carga incomum foi detida na fronteira entre a Rússia e a Bielorrússia - os fornecedores da Bielorrússia pretendiam importar 640 kg de grilos para o território da Federação da Rússia sem a documentação necessária relacionada a essas mercadorias.
No total, os guardas de fronteira encontraram 39 caixas com grilos, que foram preparadas por funcionários da empresa ONTO Biotechnology. Esta empresa é uma startup e fornece insetos congelados para várias empresas na Bielorrússia e países vizinhos.Neste caso, os grilos foram enviados para Moscou - na capital, os insetos tiveram que ser processados em uma das fábricas de processamento de carne, embalados em frascos e vendidos como ração animal.
Para investigar a situação, os funcionários aduaneiros envolveram especialistas do Rosselkhoznadzor para ajudar, pois consideravam necessário ter certificação veterinária com essa carga. O Rosselkhoznadzor confirmou que o certificado é necessário para acompanhar uma carga como grilos e outros insetos, uma vez que é necessária uma explicação para o que este produto se destina: como um aditivo a produtos de confeitaria, como ração animal ou para outros fins.Nas caixas com grilos da Bielorrússia, não havia informações com o fabricante nem a data de vencimento.Como resultado, todo o lote de grilos foi destruído - insetos estrangeiros foram incendiados no território da usina de eliminação de resíduos biológicos. para que as mercadorias não sejam marcadas. Mas eles também afirmam que os documentos para as caixas com grilos estavam em ordem. A empresa não especifica a quantidade de bens perdidos; advogados e departamentos competentes de ambos os países entendem as nuances do caso.