Representantes de espécies raras da flora da região de Moscou são constantemente monitorados pelos principais especialistas em meio ambiente. Em particular, os especialistas da Fundação Verkhovye monitoram regularmente as condições das plantas no território que introduziram e divulgaram recentemente informações interessantes.
Em particular, ficou claro que perto da cidade de Dmitrov, localizada na chamada região próxima de Moscou, cresce um líquen raro, do tipo Bryoria nadvornikiana.
"Encontramos essa planta na floresta perto de Dmitrov", disseram os funcionários. - E ficaram muito surpresos, já que a planta não é apenas rara - é listada no Livro Vermelho sob o título "terceira categoria de raridade". Ou seja, estamos falando sobre esse líquen, que quase nunca é encontrado em nenhum lugar do mundo e se refere a uma espécie em extinção ".
Dmitrovskaya Bryoria nadvornikiana cresce no ambiente úmido de uma floresta pantanosa. Segundo os ambientalistas, esta planta é muito capaz de determinar o aumento da poluição atmosférica e nunca pode crescer onde a ecologia deixa muito a desejar. Em outras palavras, somente o líquen caracterizou o distrito de Dmitrovsky como um subúrbio ecologicamente limpo de uma metrópole gasosa.A descoberta anterior de Bryoria nadvornikiana na região de Moscou ocorreu no parque Zavidovo onze anos atrás.