Hoje na Ucrânia existem de 80 a 100 mil apicultores. Essa avaliação durante uma reunião na Câmara de Comércio e Indústria foi dublada pelo diretor de desenvolvimento da empresa exportadora de mel “Askania-pack” Viktor Ivanchenko.
Sobre o tema do número de apicultores, observa ele, há muita especulação. Números chamados de 200 a 400 mil. "Para obter um número mais realista, analisamos a estrutura de exportação por vários anos e deduzimos o lote médio que compramos (hoje é de 900 kg). Considerando a coleta média de mel no nível de 80 mil toneladas, chegamos à conclusão de que o número de apicultores na Ucrânia não excede 100 mil ", o especialista compartilha informações.
A estrutura da apicultura ucraniana é muito colorida. Cerca de 60% de todo o mel é produzido em apiários amadores, com não mais de 50 colônias de abelhas.Os produtores profissionais que atendem a mais de 200 famílias de abelhas produzem até 5% de todo o mel. 25% são representados por apicultores médios.Diante disso, a Ucrânia pode perder rapidamente o nível alcançado de exportação de mel. Em primeiro lugar, nenhum dos links, incluindo o apicultor, está satisfeito com o componente econômico. O custo atual do mel não permite que o apiário seja auto-sustentável se seu escopo não exceder 200 famílias de abelhas.
Ou seja, um apicultor pequeno e médio não pode se sustentar. Por outro lado, não possui recursos suficientes para expansão. Mais cedo ou mais tarde, essa categoria levantará a questão de continuar seu trabalho. Segundo, hoje o mel é a única fonte de renda para o apicultor e ele é muito dependente da conjuntura do mercado de mel, e agora não é muito favorável.
Em terceiro lugar, a idade dos apicultores é frequentemente crítica. A categoria de idade média dos apicultores, especialmente os pequenos, é a idade da aposentadoria. Cedo ou tarde, essas pessoas enfrentarão a questão, mas há forças para continuar. E se seus filhos ou netos continuarão seu trabalho.