Espera-se que o aumento na área de plantações de nozes, que agora está acontecendo na Ucrânia, ative pragas e doenças para as quais a noz é hospedeira.
Especialistas da Estação de Pesquisa Ucraniana para Quarentena de Plantas do IZR observam que a crença de que as nozes não são propensas a doenças e são evitadas por pragas existe na Ucrânia porque as plantações carecem de vigilância fitossanitária.
Isso não é surpreendente, porque cerca de 83% das nogueiras crescem em quintais, onde os fitopatologistas raramente prestam atenção a elas.
Mancha marrom noz
Estudos realizados por especialistas do IVA ucraniano da República do Quirguistão em bancas de nozes da região de Chernivtsi durante 2017-2019. mostrou a presença de 18 espécies de fungos patogênicos e uma bacteriose lá.
A mancha marrom causou danos especialmente grandes às plantas - seus sinais foram encontrados em quase todas as plantas. A doença tem natureza fúngica, seu agente causador é o fungo Gnomonia leptostyla (Fr.) Ces. E não seja.
Durante o período de pesquisa sobre formas suscetíveis de nozes, a doença destruiu 50-75% da colheita. Em particular, nas árvores afetadas por manchas marrons, as folhas caíram prematuramente, devido ao qual o caroço da noz escureceu e despejou pouco.