Exuberantes inflorescências esféricas de hortênsia branca e buldenege são muito semelhantes entre si. É especialmente difícil diferenciá-los em um buquê. Muitos acreditam erroneamente que estamos falando de variedades da mesma planta. Mas, de fato, essas duas culturas diferentes têm muitas diferenças biológicas, indicando que cada uma delas pertence a uma família e espécie em particular. Em mais detalhes - mais adiante no artigo.
O que é hortênsia e buldenezh
Antes de prosseguir com a descrição das características distintivas desses dois arbustos lindamente floridos, devemos nos debruçar com mais detalhes sobre sua origem e características botânicas.
Você sabe Os franceses consideram buldenizh obrigatório em um buquê de casamento. A flor é uma precursora de sentimentos brilhantes e uma vida longa e feliz para os noivos.
Bullenezh chamou arbustos decorativos de uma variedade estéril de viburnum comum (Viburnum opulus). Devido aos belos pincéis de flores brancas como a neve que se assemelham a bolas em sua forma, a planta é amplamente cultivada na paisagem paisagística da Europa desde o século XVII.
Uma variedade maravilhosa de viburno foi criada pelo criador francês Lemoine. Seu nome é literalmente traduzido do idioma original como "bola de neve". A cultura pertence à família Adoksy (antes que os botânicos discutissem por um longo tempo, destacando separadamente ou creditando-os à madressilva).
Externamente, é um arbusto decíduo em forma de árvore, com galhos verticais poderosos, mas flexíveis, uma coroa volumosa, uma folha serrilhada composta por vários lóbulos e inflorescências umbelladas de até 15 cm de diâmetro.Em condições favoráveis, cerca de cinco mil brotos de flores podem se formar em buldenezh. As flores que não florescem são caracterizadas por uma cor verde clara; gradualmente, à medida que se abrem, tornam-se brancas como a neve. Algumas variedades de buldenezh (por exemplo, Roseum) diferem em um tom escarlate.
Você sabe No dialeto vitoriano, a hortênsia personifica vaidade, frieza e indiferença. E no Japão, a flor é reverenciada como um símbolo da manifestação dos sentimentos mais brilhantes e é chamada de "flor roxa e ensolarada".
O mundo aprendeu sobre hortênsia em 1768 durante a primeira expedição francesa ao redor do mundo, quando seus membros desembarcaram na ilha das Maurícias, banhada pelas águas do Oceano Índico. A flor foi nomeada com um suprimento fácil pelo médico e naturalista francês Philibert Commerson em homenagem à irmã do príncipe do Sacro Império Romano, Karl Heinrich Nassau-Siegen. Mais tarde, depois de estudar as características da planta, os botânicos a chamaram de hortênsia, que em grego significa "vaso de água".
A cultura representa a família Hortense, na Europa é popular como uma flor exclusiva para jardins de elite. Seu habitat natural é a América e o leste da Ásia. Dependendo das características climáticas e do solo do habitat, a hortênsia pode se desenvolver na forma de arbustos, árvores baixas ou trepadeiras. Algumas espécies são decíduas, outras são sempre-verdes.
Nas latitudes temperadas, a hortênsia é comum, um arbusto de tamanho médio com uma coroa volumosa, folhas amplamente ovais, tireoide ou panícula inflorescências grandes de cores diferentes. Uma característica da flor pode ser considerada a capacidade de acumular alumínio secretado a partir do substrato ácido nos tecidos das plantas. A cor dos botões depende da sua quantidade.
Importante! Para manter a acidez do substrato, recomenda-se acidificar periodicamente a água para irrigação com vinagre de maçã (20-30 ml por 10 l de água) ou ácido cítrico (1-2 g por 10 l).
Os cultivadores de flores experientes sabem que inflorescências de hortênsias azuis se formarão somente quando o solo tiver um pH baixo (pH). Se seu nível subir para 6,5-7, as inflorescências mudarão de cor para bege pálido. Se o pH exceder a média, a hortênsia ficará roxa ou rosa brilhante.
Qual é a diferença entre buldenege e hydrangea
Apesar da semelhança visual geral, buldenege e hortênsia são radicalmente diferentes entre si. A diferença entre eles é óbvia se você olhar atentamente para a casca, brotos, folhagem e o formato das flores. Além disso, as culturas florescem em períodos diferentes e preferem condições de cultivo radicalmente diferentes. Sobre tudo isso em ordem.
Aparência
O viburno e a hortênsia ornamentais têm um sistema radicular semelhante. Eles têm um poderoso, bem ramificado e raso. A principal massa dos processos radiculares está localizada a uma profundidade de 45 a 50 cm e, a partir do centro do mato, eles podem se estender em largura não mais que um metro e meio. A casca das culturas é caracterizada pela cor marrom-acinzentada e rachaduras oblongas. Suas coroas se desenvolvem na forma de uma bola, com até 2,5 m de altura e até 3,5-4 m de diâmetro e, à distância, suas inflorescências parecem idênticas. Mas isso é apenas à primeira vista.
As principais diferenças entre buldenege e hortênsia são apresentadas abaixo na tabela comparativa.
Características | Hortênsia | Buldenezh |
Folhagem | Oval largo com bordas serrilhadas | Dentes nas bordas, com recessos, três ou cinco lóbulos. No outono, ficam vermelhas, devido à qual a decoratividade do mato é preservada até as geadas. |
Período de floração e sua duração | Começa no meio do verão e dura até a segunda década de outubro. | As primeiras flores abrem mais perto do início do verão e desaparecem em um mês. |
Inflorescências | Grande, tireóide, com diâmetro de até 15 a 25 cm, | Em forma de guarda-chuva, até 15 cm de diâmetro |
Recurso de flor | Quatro pétalas, com até 2,5 cm de diâmetro.Em um arbusto, existem dois tipos: estéril ao longo das bordas, bissexual mais perto do meio. A cor das flores depende da acidez do solo. | Infértil, com até 2 cm de tamanho, com 5 pétalas, sem estames, brancas. |
Ramos | Baixa ramificação | Flexível, reto, pode dobrar-se fortemente sob o peso das inflorescências (requer liga) |
Vida do vaso e período de floração
Outra diferença entre as flores é a sua vida útil. Em um habitat favorável, o viburno decorativo cresce por meio século ou mais. A hortênsia é mais vulnerável ao solo e às características climáticas da região. Portanto, ele não vive mais de 40 anos.
Se você plantar mudas anuais de ambas as culturas, a primeira floração ocorrerá mais rapidamente em buldenezh. Suas inflorescências brancas exuberantes aparecerão no próximo ano após o enraizamento e durarão de 5 a 10 dias. Hortênsia formará botões de flores apenas 4 anos após o plantio. As flores desaparecem 20 dias após a abertura.Importante! Em um solo levemente ácido, com um pH entre 5,0 e 5,5, a hortênsia floresce mais brilhante e abundante, formando uma linda e exuberante coroa.
Recursos crescentes
Em qualquer área, os dois arbustos terão uma aparência espetacular.
Para seu pleno desenvolvimento, o jardineiro deve tomar cuidado:
- Sobre o substrato solto rico em nutrientes. Nesse aspecto, os dois arbustos não são muito caprichosos e se adaptam facilmente às novas condições de crescimento. Inadequadas para o plantio são zonas pantanosas, bem como áreas com um arranjo próximo de águas subterrâneas à superfície do solo. Rochosos, solos salinos e arenitos também devem ser evitados.
- Sobre a criação de sombra parcial leve. Observe que a luz solar direta é mais prejudicial ao viburno. Sob sua influência, queimaduras graves se formam em sua folhagem. Se a planta for colocada em uma sombra densa, sua floração será esparsa e terá vida curta. A hortênsia tolera melhor o sol, mas em tais condições exige rega frequente.
- Que havia certa proteção contra os ventos e áreas próximas das planícies onde o ar frio se reúne.
- Sobre a alta umidade do solo. Ambas as plantas gostam muito de água. Idealmente, eles devem estar localizados perto de lagoas de jardins, onde há solo solto e leve.
Vídeo: cultivo de hortênsia
Crescer hortênsia e buldeneg é uma atividade que não causará muitos problemas e desperdícios. Ambas as plantas serão uma decoração digna para um jardim ou pátio. E qual flor escolher depende de suas preferências e gostos.