Hoje, a hortênsia pode ser encontrada em muitas parcelas domésticas. A planta possui excelente decoratividade, principalmente durante a floração. No entanto, há momentos em que as folhas mudam de cor e a própria cultura para de crescer e desaparece. É importante que os jardineiros saibam por que isso está acontecendo, bem como as causas e sintomas do mal-estar, e sejam capazes de tomar medidas a tempo para que a planta não morra.
Manchas marrons nas folhas
A principal razão para o aparecimento de manchas marrons nas folhas da hortênsia é a falta de nutrientes no solo, pelo que o metabolismo é perturbado. Esse fenômeno é frequentemente observado na hortênsia em panículas, quando a planta cresce por um longo período em uma área (mais de 8 anos) ou o solo não é alimentado em quantidades suficientes com micro-elementos, especialmente ferro. Primeiro, as placas das folhas são cobertas de amarelo e as veias permanecem verdes - este é um sinal característico da doença, chamado clorose. Com o tempo, o amarelo parece enferrujar, passando das bordas para o centro em manchas marrons.
É impossível iniciar a doença, pois a falta de ferro leva ao fato de que o arbusto se enfraquece, deixa de florescer, se desenvolve e acaba perecendo. Além disso, uma planta enfraquecida é muito mais suscetível a ataques de insetos, doenças virais e fúngicas. Para o tratamento, a pulverização com drogas "Agricole", "Chelate" ou "Ferovit" é usada. Também é recomendado alimentar o solo com uma solução de nitrato de potássio (40 g da substância são dissolvidos em 10 l de água). O procedimento é realizado três vezes com um intervalo de 5-7 dias. Isto é seguido por cobertura com sulfato de ferro.
Importante! Após a poda de uma planta doente, lave e desinfete completamente o instrumento, pois a infecção permanece nela por um longo tempo e existe o risco de infectar outras culturas.
Outro motivo que causa manchas marrons nos arbustos de hortênsias é a penetração de patógenos do solo que persistem em detritos de plantas. Eles provocam uma doença - murcha traqueomicótica. Primeiro, a infecção atinge as raízes e depois se move mais alto. Como resultado, o arbusto começa a ficar amarelo, depois fica marrom e murcha. Nas culturas adultas, as veias das folhas geralmente são marrons. O tratamento com Fitosporin ajuda a curar a planta.
Manchas vermelhas nas folhas
A principal causa de folhas avermelhadas da hortênsia é um excesso de nitrogênio no solo.. Nesse contexto, a planta desenvolve uma doença - a ferrugem, que também pode ser complicada por plantações espessadas. As manchas são rosadas no início, mas depois escurecem e adquirem uma tonalidade vermelha rica. Ramos com sinais de ferrugem devem ser completamente cortados, mesmo que os danos sejam muito leves. Seções precisam ser lubrificadas com var jardim. Depois disso, o arbusto deve ser tratado com fungicida. Um bom resultado é dado pelas soluções dos preparativos Skor e Chorus.
Rega pesada em tempo chuvoso pode desencadear o desenvolvimento de esporos de fungos, resultando em. A infecção progride rapidamente: primeiro afeta os rebentos inferiores e depois se espalha para os superiores. Neste caso, as folhas adquirem uma cor vermelha ou marrom-avermelhada. O mato seca rapidamente, deixa cair as folhas. Como em todos os casos anteriores, é necessário remover as partes afetadas do arbusto e pulverizar com “Profit”.
Manchas pretas nas folhas
Às vezes, manchas pretas podem ser vistas nas folhas da hortênsia. Como na maioria dos casos, a razão de sua aparência é uma violação das regras do cultivo agrícola. Em particular, se uma planta cresce por muito tempo em solo alagado, seu sistema radicular é gradualmente destruído e a imunidade enfraquece. Como resultado, manchas pretas molhadas aparecem nas folhas. Se eles ainda não cobriram a planta inteira, você pode tentar curá-la.
É melhor fazer um transplante, fazendo o seguinte:
- Prepare o poço de aterrissagem em um local adequado, coloque a camada de drenagem no fundo.
- Cavar um arbusto doente, sacudir o chão do rizoma.
- Corte todas as áreas danificadas, pulverize a planta com uma solução de permanganato de potássio.
- Transplante para um novo local e, em seguida, realize o processamento da mistura de Bordeaux.
Você sabe Hortênsia cresceu na Terra mais de 70 mil anos atrás. Os restos da planta foram encontrados na América do Norte e na China.
Outro motivo para o aparecimento de manchas pretas é a queimadura solar, resultante da longa permanência do arbusto sob o sol. Nesse caso, as manchas estão secas. Se você não tomar nenhuma medida, as manchas se espalharão por todo o arbusto, as folhas começarão a desbotar e desmoronar. Como no caso anterior, o transplante para outra seção localizada na sombra parcial ajudará a salvar a situação. É importante fertilizar e acidificar o solo para que a planta se enraíze bem e recupere sua força.
Outras doenças comuns
Os cientistas descobriram algumas doenças que podem arruinar a hortênsia. A maioria deles não está associada a cuidados inadequados, mas é transferida de culturas doentes. Quase todos são tratados nos estágios iniciais, por isso é importante estabelecer os sintomas a tempo e iniciar o tratamento para não perder o arbusto ornamental.
Fungo
As categorias de doenças fúngicas que podem matar a hortênsia incluem o seguinte:
- Oídio - caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas amarelas e um revestimento esbranquiçado nas chapas, que a princípio é facilmente apagado pelos dedos. Com o tempo, formações roxas podem ser vistas nas placas inferiores. Pode haver muitas razões para a derrota: os esporos são facilmente tolerados pelo vento, insetos e águas subterrâneas. Se você achar que esta doença afetou a cultura, deve iniciar imediatamente o tratamento, caso contrário, ela morrerá.Primeiro, você precisa cortar todos os fragmentos dolorosos e queimar, para que o fungo não se espalhe para outras plantas no local. Recomenda-se ainda pulverizar o arbusto com um poderoso fungicida. No combate às doenças fúngicas, a Fitosporin mostrou-se bem, a partir da qual é preparada uma solução (5 g do produto por 10 l de água).
Importante! O principal ingrediente ativo da preparação de Fitosporin é a bactéria do bacilo do feno. Ela morre rapidamente ao sol, portanto o tratamento deve ser realizado à noite ou com tempo nublado.
- Podridão cinzenta. A doença fúngica se desenvolve ativamente em um ambiente úmido e denso, afetando os tecidos moles da planta. Um revestimento macio e cinza, buracos irregulares são claramente visíveis nas folhas. No auge da doença, a folha de platina começa a se desfazer em pó. No início do tratamento, é necessário remover o tecido morto, tratar primeiro o mato com uma solução fraca de permanganato de potássio e, depois, com Fundazol. Se a doença foi longe demais, é melhor cavar e queimar a planta.
- Podridão branca. A doença se desenvolve rapidamente em estufas e estufas fechadas. Em áreas de jardim aberto é raro. Os motivos podem ser infecção de culturas vizinhas, penetração de esporos de fungos a partir de detritos de plantas. A doença afeta a raiz da hortênsia, privando os brotos de nutrientes. As hastes começam a apodrecer na base e um revestimento branco aparece nas folhas, semelhante ao algodão, que é coberto posteriormente com manchas escuras. Os fragmentos afetados devem ser removidos e o arbusto tratado com uma solução de sulfato de cobre.
- Peronosporose. Outro nome para esta doença é míldio. Ocorre sob condições climáticas especiais quando existe um alto nível de umidade no ar quente. Os sintomas são manchas oleosas nas lâminas das folhas que depois mudam para brotos. A planta pode ser curada apenas na fase inicial. As áreas doentes são cortadas, as seções são tratadas com permanganato de potássio e o próprio arbusto é pulverizado com as preparações Optimo ou Kuproksat.
Viral
Além de doenças fúngicas, as hortênsias no jardim também são ameaçadas por doenças virais. Existem apenas dois deles, mas o perigo está no fato de que a doença é praticamente intratável.
Você sabe Ovos de lesma podem hibernar e persistir 3-4 anos e, em seguida, os filhotes eclodem em condições favoráveis.
Estes incluem:
- Mancha de anel. A doença é determinada pelo aparecimento de manchas necróticas nas folhas. Placas de folhas começam a enrugar, após o que a planta morre. Não será possível curar o mato, porque ainda não existem medicamentos que possam suprimir esse vírus. O arbusto doente precisa ser desenterrado e certamente queimado.
- Câncer. Doença não menos perigosa, cujas causas ainda não foram estabelecidas. O principal sintoma é o aparecimento nas folhas e caules de marrom, como se manchas de ferrugem. Na parte de trás das placas das folhas, você pode ver pequenas feridas. Se os sintomas começaram a aparecer no arbusto, você pode tentar podar e processar o permanganato de potássio. No entanto, as chances de recuperação são muito poucas. É melhor se livrar da planta imediatamente.
Pragas e como lidar com elas
Várias doenças, incluindo doenças virais e fúngicas, trazem grandes danos às hortênsias. No entanto, pelo menos, esses fenômenos podem ser evitados, ao contrário dos ataques de pragas de insetos.
Os inimigos mais perigosos da hortênsia são:
- Nematóide da bílis - um verme redondo que afeta o sistema radicular da planta, no qual se formam inchaços marrom-amarelos. O arbusto parece oprimido, para de crescer e as folhas ficam manchadas e enroladas. Você pode superar a praga com a ajuda de drogas "Fosfamida" ou "Mercaptophos".
- Pulgão da folha - um inseto sugador que pode destruir completamente uma planta se suas colônias não forem eliminadas a tempo (visível nas lâminas das folhas na forma de manchas marrom-pretas). Como prevenção do aparecimento de pulgões, você precisa limpar regularmente a área de folhas e ervas daninhas caídas - é aqui que o inseto põe ovos. Você pode lidar com a praga usando essa solução: 300 g de cinza e 100 g de sabão em pó ralado são dissolvidos em 10 litros de água, filtrados. Todos os brotos e folhas são tratados com esta mistura. Se esse método não ajudar, você pode pulverizar com uma preparação química, por exemplo, Acarin.
- Ácaro aranha - um pequeno inseto que equipa ativamente seus assentamentos durante o tempo seco. Os jardineiros precisam levar isso em consideração e realizar pulverizações periódicas das plantas sob essas condições climáticas. A presença do ácaro pode ser determinada pelo aparecimento de uma teia fina e manchas pretas na folhagem (colônias). Antes de tudo, é necessário remover todas as áreas danificadas, após o que é imperativo pulverizar a cultura Akarin.
- Lesma de jardim - Esta praga progride mais frequentemente onde há sombra e umidade. Muitas vezes hiberna com hortênsia sob abrigo geral, para que possa ser vista nos arbustos no início da primavera. Também se pode encontrar lesmas no verão, enquanto se movem pelo local, procurando por cantos úmidos e isolados do jardim. A praga literalmente come a planta, começando com folhas que desaparecem rapidamente e terminando com brotos. Para impedir que a hortênsia invada lesmas, recomenda-se instalar recipientes com inseticidas em torno dos arbustos (por exemplo, Aktara). Se você notar a presença de pragas no mato, elas podem ser removidas manualmente. Depois disso, recomenda-se tratar a planta com moluscocida.
Hortênsia de florescência exuberante é o orgulho de qualquer jardineiro, no entanto, seu cultivo requer muita atenção e esforço. É muito importante escolher o local mais adequado para plantar, regar e alimentar a colheita a tempo. Além disso, o tratamento preventivo com medicamentos que excluem o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas não pode ser negligenciado.