Phalaenopsis - flores exóticas caprichosas que requerem cuidados especiais. Os jardineiros amadores geralmente encontram o problema de secar o sistema radicular ao cultivar orquídeas em casa. É importante descobrir a tempo porque isso está acontecendo e fortalecer as medidas de controle. No artigo, você aprenderá sobre o que fazer em tal situação.
Por que as orquídeas secam raízes: as principais razões
O sistema radicular é o principal órgão de qualquer planta, incluindo orquídeas. As raízes da flor consistem em uma substância como o velamento, que ajuda a absorver oligoelementos benéficos, água e umidade do ar.
Orchid tem um sistema de raiz interno e arejado. Eles devem ser monitorados com cuidado, porque quaisquer alterações que ocorram nas raízes, em particular ressecando, sinalizam um estado não saudável da flor.Você sabe A menor orquídea cresce no Equador (na reserva Cerro Candelaria). O tamanho de suas flores em diâmetro é de 2,1 mm.
As razões pelas quais a flor tem raízes secas podem ser:
- violação do regime de rega da planta;
- qualidades químicas da água para irrigação;
- queimar (superalimentar) com fertilizantes;
- doenças infecciosas.
Água dura
A água fica dura devido ao seu alto teor de sal, especialmente cálcio. A concha do velamament, que recebeu uma queima de sal, está sujeita a rasgos e não é capaz de acumular umidade. Se for usada água dura para regar a planta, em breve todo o sistema radicular da orquídea será coberto com um revestimento marrom.
Além disso, devido ao excesso de sal, um revestimento em pó branco se forma no chão. Os sais afetam negativamente a composição do solo e impedem a penetração do ar. Durante a evaporação, os sais depositados no substrato podem causar queimaduras nas raízes aéreas. Para evitar situações desagradáveis no futuro, é recomendável regar a flor com água excepcionalmente macia.
Queimadura de fertilizante
No processo de alimentação das orquídeas, um cultivador iniciante deve aderir a esta regra: é melhor não alimentar mais do que alimentar demais. O fertilizante não deve ser aplicado diretamente nas raízes ou em um substrato seco. Se os curativos são usados para plantas de interior, e não especiais para orquídeas, recomenda-se reduzir a dose para curativos minerais em 2 vezes a indicada na embalagem e orgânica - em 4 vezes. Caso contrário, todas as raízes serão queimadas e poderão secar e morrer no futuro.
Baixa umidade
Se as raízes aéreas começarem a secar em uma flor exótica, isso é um sinal de baixa umidade na sala. O ar seco pode provocar o desenvolvimento de doenças infecciosas e também leva à murcha da folhagem, à diminuição da intensidade da floração e também à queda de brotos jovens. A orquídea é uma flor resistente que continua a crescer e florescer após a morte da massa de raiz aérea.
Doenças infecciosas
O principal inimigo da flor são as doenças fúngicas e bacterianas. Para tratamento adicional, é necessário descobrir que doença a planta sofre.
Para curar orquídeas, você deve seguir estas regras básicas:
- criar condições naturais para o crescimento;
- isole a planta infectada das saudáveis;
- eliminar áreas infectadas da flor;
- desinfetar os pontos de corte com um anti-séptico;
- pulverize com qualquer fungicida ("Fitosporin", "Topaz", "Fundazol").
Você sabe A maior orquídea é considerada uma flor cultivada em Somerset em 1991, cujo comprimento das pétalas atingiu 122 cm.
Lesão mecânica
As lesões mecânicas do sistema radicular ocorrem devido à sua fragilidade.
Isso não é grande coisa, mas a prevenção de doenças deve:
- manter a temperatura e umidade necessárias;
- ameixa seca raiz;
- desinfetar a área danificada;
- para recuperação rápida, alimente a flor com qualquer fertilizante mineral.
Como identificar um problema?
Pela aparência da planta, é difícil determinar se as raízes da flor secaram. Para fazer isso, um exame mais detalhado do sistema radicular da orquídea deve ser realizado, retirando-o da panela. Também é necessário lembrar que em uma planta saudável as raízes são densas e elásticas.
Se a flor aumentar o número de raízes aéreas, isso também indica falta de umidade na sala. Se manchas, tubérculos e úlceras apareceram na planta - isso indica a presença de doenças infecciosas.
Como reanimar uma orquídea?
As raízes secas da planta podem voltar à vida, mas esse procedimento pode levar de 2 semanas a seis meses. Vamos considerar em mais detalhes como salvar uma flor e restaurar suas raízes.
Ao transplantar em um substrato normal
Com uma leve secagem das raízes, a planta é transplantada para um novo substrato. A flor é cuidadosamente removida do solo antigo sem danificar todas as raízes. Em seguida, as raízes danificadas são cortadas e as seções nuas são tratadas com anti-sépticos para evitar a infecção por doenças infecciosas.
O solo novo deve conter carvão e casca, musgo e perlita. As proporções dos ingredientes são afetadas pela umidade. Se estiver seco, o substrato deve ter pelo menos 1/3 do musgo.Importante! Se você tiver que remover todo o sistema radicular, é recomendável plantar a planta em musgo úmido para formar raízes jovens. Só então transplante a flor em um pote de terra pré-preparado.
Usando amaciador de água
Existem muitas maneiras de amaciar a água da torneira. Os mais comuns são filtragem e sedimentação. O filtro ajuda a purificar a água de sais de metais pesados, fungos e bactérias. Para amolecer a água, você pode usar a solução preparada de ácido oxálico. É necessário adicionar 1/8 de colher de chá a um frasco de cinco litros com água da torneira. ácido em pó e deixe descansar por 24 horas. Após um dia, coe a solução, livrando-se do precipitado.
A água pode ser amolecida com cinza de madeira e turfa. Para isso, adicione 1 g de cinza de madeira a 1 litro de água da torneira. Se for utilizada turfa, recomenda-se dissolver 100 g em 10 l de água. Para salvar as raízes que não estão completamente secas, é necessário colocá-las em água morna e macia por algumas horas. Recomenda-se secá-los por vários dias. Repita o procedimento até que o sistema raiz interno esteja totalmente restaurado.
Importante! A estimulação do crescimento radicular é realizada, de preferência, não mais que 2 vezes por mês.
Alimentação
Nas raízes das orquídeas têm um efeito positivo da nutrição líquida. Para sua preparação, é necessário misturar 1 parte de glicose, mel e açúcar (sacarose) em 1 litro de água mole.
Para despertar os rins, recomenda-se o uso de banhos com estimulantes do crescimento radicular. Para fazer isso, dissolva 1 gota da preparação Epin em 1 litro de água. Observando as proporções e o cronograma de alimentação, você saturará a planta com os elementos necessários e evitará que as raízes sequem.
O que fazer para a prevenção?
Você também pode descobrir
Para evitar o ressecamento das raízes no futuro, é necessário aderir às seguintes condições para o cultivo de orquídeas:
- a temperatura no verão deve estar na faixa de + 22 ° С a + 25 ° С, e no inverno +16 ... + 18 ° С, a diferença de temperatura - não superior a 5 ° С;
- a capacidade sob a planta deve corresponder ao seu tamanho;
- a iluminação deve ser difusa;
- a umidade do ar deve ser de 50 a 60%;
- atualizar o substrato a cada 2-3 anos;
- realizar irrigação com água morna uma vez por semana;
- o solo entre as irrigações deve estar seco.