A ciência e a agricultura modernas nos permitem cultivar plantas incríveis que são completamente diferentes daquelas com as quais já estamos familiarizados. Thuja no caule não é uma exceção, que se encaixa perfeitamente nas paisagens de jardins, propriedades e cabanas de verão.
É possível fazer thuja no caule
As variedades de caule de Thuja apareceram relativamente recentemente. Para o projeto paisagístico, essa é uma descoberta, pois a árvore se ajusta organicamente à composição dos designers e decora os locais de desembarque. Dada a alta densidade e, com ela, a massa da coroa, o tronco deve ser poderoso e com madeira densa.
Seleção de grau
Nem toda variedade de thuja é adequada para estampagem. Variedades com troncos fracos e nodosos, propensas a lesões por vento e até chuvas fortes, não são adequadas para isso. Portanto, para cultivar uma árvore para decorar o parque, é necessário escolher variedades médias e altas com raízes fortes.
Especialistas aconselham escolher variedades de thuja western, por exemplo, Smaragd ou Kolumna, pois são mais adequados para criar uma espécie de bola grande em um carrinho.
Você sabe As coníferas empilhadas começam a dar frutos muito mais rapidamente - em 5–7 anos, em vez de duas - cinco décadas. Mas a vida útil de tais culturas decorativas é muito menor do que a de outros animais selvagens.
Como fazer uma árvore padrão
Depois de escolher uma nota, a árvore padrão precisa ser formada. No segundo ano após a vacinação, as mudas estão prontas para o plantio em um local constante de crescimento.
Isso deve ser feito de acordo com o seguinte algoritmo:
- Cultive um tronco de planta (levará 3-4 anos), que será vacinado thuja. É melhor escolher os relacionados: cedro, abeto, pinho.
- Remova todos os tiros laterais e amarre a lança ao pino.
- Na primavera, vacine a variedade de thuja necessária para o estoque, usando o método de cortar a casca e introduzir estacas com vários brotos. É melhor fazer isso em vários lugares ao longo do diâmetro do barril, a uma altura baixa um do outro.
- Os enxertos que criaram raízes terão brotos no outono e devem ser deixados em paz até a primavera.
- Na primavera, corte as estacas enxertadas em vários botões para garantir sua ramificação.
Vídeo: Vacinação Thuja no caule
Cuidados adicionais
As árvores coníferas são despretensiosas, portanto, você não precisa de conhecimentos e habilidades especiais para cultivar até plantas comuns.
O cuidado subsequente da nova árvore consiste em operações simples:
- processamento;
- rega;
- fertilizante
- formação de coroas.
Processamento
A planta é afetada pelo oídio, mariposa, verme verde. A manifestação de necrose de tecidos de ramos e tronco também é possível.
Para evitar isso, é necessário fazer o tratamento do mato ou da árvore com fungicidas de alta qualidade. Os seguintes são adequados para este tipo: “Switch”, “Skor”, “Chorus”, “Ordan”, “Maxim” etc. instruções para a ferramenta. Ao cultivar um fungicida, vale a pena considerar a altura da árvore e o poder de sua copa.
O cano e a coroa são cuidadosamente pulverizados da pistola de pintura. Considerando o excesso de umidade evaporada pelo thuja e a densidade de sua coroa, tente entrar no meio da camada de galhos, elevando os ramos de abeto, pois as pragas podem prejudicar seriamente a planta, para que a luta contra eles comece no início da primavera.Importante! É necessário tratar plantas com fungicidas no início da manhã ou ao pôr do sol, para que os produtos químicos não queimem as agulhas umedecidas com a droga.
A árvore é tratada com inseticidas "Aktara" ou "Actellik". Além disso, com pressa com o uso repetido de inseticidas não vale a pena. Esses produtos químicos são usados apenas no início de um ataque ao endro de maio, cujas larvas podem destruir o sistema radicular e o verde de uma pequena muda dentro de 24 horas.
Assim que em meados de abril o primeiro inseto voador, coroa, tronco e colo da raiz for observado, é necessário tratá-lo com os meios do tipo "Antichrush" ou "Prestige". Esse trabalho deve ser realizado todo mês e meio até meados do outono.Você sabe O nome latino da planta é "incenso", "sacrifício". Provavelmente isso se deve ao cheiro de partes da arborvitae, que se assemelham a incenso.
Rega
A planta, devido à estrutura densa de sua coroa, evapora fortemente a umidade, portanto essa perda deve ser compensada. Thuja responde bem à irrigação, como uma zona quase barril, e à projeção da coroa. A árvore é útil e irriga por gotejamento, que satura os galhos com água. Os tipos de rega podem variar, e os thuja encantam a aparência.
A frequência da irrigação varia de acordo com o tamanho da planta, as características climáticas e paisagísticas da área. Os galhos não devem secar, principalmente em áreas quentes e ensolaradas. Pelo menos uma vez por semana, é necessária a rega basal e outras 1-2 vezes durante o mesmo período você pode borrifar.
Fertilizante
Thuja não requer cuidados especiais, mas na primavera você pode ajudá-la no crescimento futuro. Fertilizantes complexos são introduzidos, por exemplo, Kemira Universal, que inclui todos os macro e microelementos necessários para o crescimento das culturas.
Além do fertilizante, você pode cobrir o solo próximo ao caule. As raízes de Thuja não se encontram muito profundas; portanto, a cobertura é feita em solo levemente solto (profundidade de até 10 cm). Para uso na forma de cobertura morta, pequenos pedaços de casca de árvore conífera, composto, turfa são adequados. A camada deve ser pequena - 5-7 cm.
Corte de cabelo
A formação de coroas de plantas no projeto de jardins é um elemento importante para visualização, portanto, não é necessário deixar as árvores crescerem demais com brotos laterais. Você pode cortar a árvore de várias formas - redonda, oval, piramidal e até prismática.
Para manter a planta por muito tempo selecionada pelo hospedeiro, é necessário cortar os galhos duas vezes por ano. No outono, é feita a limpeza sanitária de galhos danificados e velhos.
Importante! Também é necessário garantir que novos rebentos não se desenvolvam no caule, o que retira a força da planta e estraga sua aparência.
Aplicação de desenho paisagístico
O tronco thuja é adequado para o projeto paisagístico mais diversificado e sofisticado. Esta árvore se encaixa perfeitamente nos pátios dos alojamentos, também é adequada para a varanda de um prédio residencial, que parece bem tanto no plantio de becos, como no centro da praça e em pequenos jardins. É despretensioso e complementa esteticamente grupos de outras coníferas ou composições mistas de parques.
O thuja cultivado no caule cresce rapidamente e é um bom material para plantar em uma variedade de parques. Recentemente, é cada vez mais utilizado por especialistas no design de jardins e parques. Esta planta pode ser usada em qualquer elemento das composições, tanto para enfatizar a severidade quanto para indicar calma e tranquilidade.