A maioria dos fãs da “caça silenciosa” prefere coletar apenas as espécies mais famosas e valiosas de cogumelos comestíveis, por isso passam frequentemente por russula. Mas um dos representantes mais comuns dessa família é o cogumelo Valui. Sua descrição botânica, propriedades úteis e danos, bem como características de seu uso na culinária e na medicina, estão listadas mais adiante neste artigo.
Descrição do cogumelo
O nome botânico de Valuya é Russula foetens. Pertence à família dos russula, mas muitos catadores de cogumelos não querem levá-lo ao cesto. Em várias fotos, você pode observar as características externas específicas do corpo de frutificação, e uma descrição das qualidades de sabor do fungo e o local de seu crescimento estão listados abaixo.
Como é isso?
Valuy pode ser chamado de maneira diferente - kulbik, celeiro, porco, góbio, cam, cogumelo-placun. Todos eles surgiram devido às características específicas externas características desta espécie de agárico.
Você sabe Sob a influência da luz solar, a vitamina D é produzida na tampa do cogumelo, o que confere ao corpo da fruta uma cor mais escura.
Descrição botânica do valuya:
- A perna do corpo da fruta é cilíndrica. Sua altura é de 5 a 15 cm e seu diâmetro é de cerca de 3,5 cm.
- A espessura do chapéu maciço é de cerca de 5 cm. Em espécimes jovens, tem a forma de um hemisfério, e cresce gradualmente mesmo com a idade e se torna como um disco com um diâmetro de até 14 cm.
- A parte inferior do kulbik é pintada de amarelo claro. O chapéu é escorregadio, com um pequeno recesso no centro e tem um tom marrom claro.
- Na superfície inferior da parte superior do fungo existem longas placas de cor creme ou amarelada. Eles emitem um líquido claro o tempo todo, deixando manchas escuras no caule.
- A polpa Valuy é densa e quebradiça, branca ou creme. Do contato com o ar, o ponto de corte escurece rapidamente.
Onde está crescendo
Valui pode ser encontrado na floresta mista e de coníferas. Na Rússia, é coletada no Cáucaso, na parte ocidental da Sibéria e no Extremo Oriente. Os kulbiks também são comuns em toda a América do Norte e Eurásia. Estes cogumelos podem crescer em grandes grupos em solos úmidos em uma área sombreada, especialmente aos pés de carvalhos, bétulas e pinheiros.
Importante! A colheita do valor pode ser colhida de julho a meados de outubro, mas o pico de frutificação cai em agosto.
Posso comer
Valui pertence à categoria de cogumelos condicionalmente comestíveis e só pode ser consumido após cuidadoso cozimento. A polpa kulbik crua tem um sabor amargo e ardente que pode causar um ataque de náusea. O corpo da fruta exala um odor pungente e desagradável que se assemelha a óleo rançoso. Antes do tratamento térmico, os Valui ficam de molho por um longo tempo para remover o sabor negativo do cogumelo.
Variedades e duplas
Como muitos outros cogumelos, o celeiro tem vários duplos. Eles têm aparência semelhante ao valor e são comestíveis na maioria dos casos, mas algumas amostras podem causar sérios danos ao corpo humano.
Uma breve descrição das contrapartes dos cogumelos celeiros é apresentada abaixo:
- Russula buffy. Tem um chapéu chato, cuja superfície é pintada em amarelo-esverdeado. A perna do cogumelo é branca e lisa. Esta espécie é adequada para consumo humano, cresce em florestas de folha caduca e coníferas em toda a Europa.
- Russula amêndoa. Uma característica desta espécie comestível é o sabor amargo específico da polpa do corpo de frutificação e um sabor característico de amêndoa. Você pode encontrar russula de amêndoa em florestas de folha caduca.
- Russula morse. Na superfície inferior da tampa deste cogumelo existem placas amarelas, cujas bordas são pintadas de roxo. Esta espécie é comum em florestas decíduas e coníferas. A polpa da russula é comestível e exala um sabor característico de amêndoa.
- False Valui (gebeloma ou cogumelo rábano). Pertence a cogumelos venenosos e cresce em florestas úmidas de agosto a setembro. A perna do gebeloma tem um espessamento próximo à base e pequenas escamas estão localizadas em sua superfície. Um tubérculo pequeno é visível na parte central da tampa larga e plana. O corpo da fruta é amarelo escuro ou marrom, e a polpa cortada exala um odor pungente de rábano.
Crescendo
Valui é freqüentemente encontrado nas florestas, mas, se desejado, cada jardineiro pode cultivá-lo independentemente em sua casa de campo. Para fazer isso, você só precisa comprar o micélio deste fungo em uma loja especializada e plantá-lo ao pé de qualquer árvore.
Importante! O volume da colheita inicial estimada é de 350 a 500 g / m² e, posteriormente, esse indicador aumenta para 3,5 a 4,5 kg / m².
O algoritmo passo a passo para plantar um celeiro é o seguinte:
- Cavar ao redor da árvore ao lado da qual os cogumelos serão plantados. Solte sua superfície, eliminando grandes torrões de terra.
- Cavar um pequeno buraco com uma profundidade e diâmetro de cerca de 5-15 cm.
- Espalhe o micélio uniformemente sobre a superfície do recesso.
- Misture em proporções iguais o solo do jardim com húmus. Polvilhe o micélio semeado com a mistura de nutrientes resultante.
- Despeje água morna no local de pouso, gastando cerca de 10 litros de líquido por 1 m².
- Encha o recesso até o topo com o solo restante do jardim. Nivele levemente o chão com as mãos.
Depois de plantar o micélio, ele não precisa de mais cuidados - o valui é despretensioso às condições de crescimento; portanto, cresce com sucesso sem regar.
Os cogumelos podem ser colhidos na primavera e no outono, e o micélio dará frutos desde que haja uma árvore perto da qual está localizado.
Benefícios do cogumelo
Valores adequadamente preparados podem não apenas agradar uma pessoa com seu gosto agradável, mas também trazer benefícios consideráveis ao seu corpo.
Você sabe O fungo possui a maior taxa de crescimento. Ele está listado no Guinness Book of Records, pois a cada 2 minutos cresce 1 cm.
- As principais qualidades positivas do touro estão listadas abaixo:
- contém proteínas necessárias para a estrutura de todas as células do corpo humano;
- enriquece o corpo com vitaminas e minerais;
- melhora a função cardíaca;
- normaliza a quantidade de açúcar no sangue;
- estimula o metabolismo;
- impede o crescimento de tumores malignos;
- fortalece o sistema imunológico;
- limpa o corpo de toxinas e toxinas;
- contém um mínimo de calorias.
Aplicação de Culinária
Valui não pode ser comido cru - sua carne tem um sabor amargo e um odor pungente. Mas esses cogumelos podem ser salgados e cozidos com a adição de várias especiarias, bem como cozidos de acordo com a receita e usados como ingrediente para os primeiros pratos, saladas, ensopados de carne e legumes, doces e tortas.
Importante! É impossível secar e congelar valui fresco - o produto acabado é amargo e pode causar intoxicação grave no organismo.
Os detalhes específicos do uso de cogumelos de porco na culinária estão listados abaixo:
- antes de cozinhar, o corpo da fruta é limpo de detritos, remova a pele amarga do chapéu;
- para neutralizar a amargura, os cogumelos são embebidos em água fria por 2-3 dias, trocando o líquido 2 vezes ao dia;
- recomenda-se usar apenas chapéus de valuos, pois as pernas têm uma estrutura mais porosa e são freqüentemente afetadas por parasitas;
- os espécimes jovens são mais adequados para cozinhar - sua carne é mais densa e de sabor menos amargo;
- você precisa cozinhar o valui por 40-50 minutos, mergulhando-o em água fervente levemente salgada;
- para marinar os porcos durante o inverno, eles são cozidos por 20 minutos, transferidos para um recipiente com marinada quente de água, vinagre e especiarias, e depois fervidos por mais 20 minutos e colocados em frascos esterilizados;
- para a preparação do caviar de cogumelos, o valui é cozido até ficar cozido, moído com um moedor de carne ou liquidificador junto com cebolas e especiarias e, em seguida, cozido sob a tampa por cerca de 15 minutos.
Uso médico
Valui não é utilizado na medicina e cosmetologia oficiais, uma vez que o seu efeito no corpo humano não é totalmente conhecido. A carne de porco crua é pouco quebrada no estômago; portanto, na medicina popular, eles usam apenas tintura de álcool desse fungo. Este medicamento é usado para compressas que ajudam a aliviar a dormência das extremidades e a dor da lombalgia.
Perigo de cogumelo
Ao consumir Valuya fresco, uma pessoa tem um sério distúrbio digestivo, que é acompanhado por náuseas e vômitos, cãibras dolorosas no abdômen, para que você possa comer o produto somente após cozimento cuidadoso, e contra-indicações absolutas ao seu uso são:
- crianças menores de 12 anos;
- gravidez e lactação;
- doenças do fígado e estômago;
- doença renal
- intolerância individual ao produto.
A polpa de um celeiro é capaz de absorver substâncias tóxicas; portanto, os cogumelos devem ser colhidos em áreas ecologicamente limpas, localizadas longe de rodovias e empresas industriais.
Você sabe Um dos maiores cogumelos foi encontrado em 1985 em Wisconsin (EUA) - seu peso era de cerca de 140 kg!
Valui não parece muito atraente e tem um sabor específico, mas com a preparação adequada pode se tornar um ingrediente picante para vários pratos. Usando as informações apresentadas no artigo, é possível distinguir facilmente um góbio de outros tipos de cogumelos, usá-lo na culinária e até cultivá-lo por conta própria.