A íris é uma bela flor perene. Pertence à família Kasatikov e possui 800 espécies. Estas elegantes e arejadas flores com folhas afiadas têm uma forma incomum e uma ampla variedade de cores. Eles são ótimos para paisagismo.
Os tipos mais bonitos de íris
As íris são distinguidas por uma variedade de espécies, entre as quais muitos híbridos de diferentes tamanhos, formas e cores são criados. Eles podem ser divididos em dois tipos no plano botânico - rizomatoso e bulboso.
Você sabe No Japão, o hieróglifo "íris" também significa "o espírito de um guerreiro". Esta flor para os residentes da terra do sol nascente é um símbolo de dignidade e sucesso.
Nos rizomas, essas subespécies são distinguidas:
- Barbudo. Este é o grupo mais popular de íris de jardim, numerando um grande número de variedades.
- Não barbudo ou sem barba. Inclui japonês, siberiano, Louisiana, íris de pântano, spuria e algumas outras variedades.
Cada variedade, à sua maneira, é boa e tem suas próprias características.
Você sabe Paraa elegante flor de íris esteve presente nas pinturas de artistas mundialmente famosos como Van Gogh e Claude Monet. Um dos emblemas reais medievais da França é estilizado com íris amarelas.
Considere os tipos mais populares usados para projetar canteiros de flores e jardins:
- Barbudo. Eles podem ser altos, padrão, atrofiados e anões, dependendo da altura. Íris barbudas têm uma grande variedade de cores - de branco pálido a escuro, quase preto. Baleias assassinas não apenas escarlate brilhante. As pétalas têm densidades diferentes - densas, com uma textura de cera, além de leves, quase translúcidas. A seleção inclui uma variedade de formas - do padrão usual ao original com pétalas onduladas, de espuma, onduladas e estampadas.
- Holandês. Geralmente atinge uma altura de até 0,5 m. Esta é uma versão bulbosa desta cultura vegetal obtida por hibridação de xyphi. A cor dos botões geralmente é branca, azul, azul, amarelo-laranja. Perto da planta mãe, formam-se bulbos de bebê, que são plantados no local preparado. Eles dão a cor principalmente na primavera. Há também uma variedade de íris roxas que florescem de meados de maio a junho. Esta espécie é bastante resistente ao gelo, mas prefere crescer em áreas bem iluminadas com solo nutriente. A Terra deve ter uma reação neutra. Parece ótimo em buquês de arranjos de flores, bem como em canteiros de flores.
- Reticulada (iridodictios). Este tipo inclui principalmente plantas anãs. Em média, a altura dessas flores chega a 12 a 15 cm, podendo ser cultivadas ao longo das bordas ou decoradas nas bordas do canteiro. Vale a pena notar que, depois que os botões florescem, a folhagem pode crescer até 0,5 m. A floração começa no início da primavera, juntamente com as prímulas.
Como as íris são usadas no paisagismo
Criar um belo design de um site ou canteiro de flores com a ajuda de flores requer levar em consideração várias nuances.
Os designers aconselham o uso de íris no projeto paisagístico, seguindo as seguintes recomendações:
- Undersized Variedades de até 0,3 m de altura ficam bem perto de pedras ao decorar colinas ou jardins alpinos. Esta espécie ficará bem ao lado de um pinheiro da montanha ou flox rastejante.
- Médio ao longo do comprimento da planta, 0,4-0,7 m é usado para projetar canteiros de flores.
- Alto espécimes (comprimento acima de 0,7 m) são plantados perto de edifícios, ao longo de cercas e nas bordas de reservatórios artificiais. Eles também são usados para composições distantes.
No jardim, as íris podem ser plantadas perto de arbustos sempre verdes (zimbro, arborvitae) e também perto de outros arbustos ornamentais (bérberis, forsítia, derain ou espiréia). Perto deles, algumas plantas perenes que têm os mesmos requisitos de solo e luz parecem boas.
Importante! O sistema radicular das baleias assassinas fica próximo à superfície do solo, portanto, o plantio de plantas perenes próximas, que crescem muito, não vale a pena. Inibirão o crescimento e o desenvolvimento das íris e as obscurecerão.
Perto de fontes de umidade (lagoas, córregos, lagos), é melhor plantar a íris do pântano da Sibéria. Esta espécie tolera bem o alagamento. As variedades precoces da malha podem ser plantadas com prímulas (gotas de neve, açafrão). Eles vão fazer uma bela composição de primavera.
Que íris são combinadas no canteiro
A íris é frequentemente usada para decorar canteiros de flores. É bem combinado com tremoços ou golfinhos, floxes, incensos, hospedeiros, lírios, papoilas e edelvais. Essas plantações não se prejudicam, uma vez que seu sistema radicular está localizado no solo em diferentes níveis.
Importante! Ao plantar com flox, observe que eles geralmente são afetados pela ferrugem. E esta doença fúngica pode se espalhar para íris. Portanto, se essas culturas forem adjacentes, não será supérfluo realizar tratamentos preventivos para doenças fúngicas com a ajuda de preparações químicas.
As plantas listadas devem ser colocadas no centro do jardim de flores. Culturas de baixo crescimento - violetas, malmequeres ou miosótis - estão plantando nas bordas. Devido à folhagem abundante, o delfínio é melhor cultivado à distância das íris.
Esmeraldas podem ser plantadas com tulipas. Essas flores florescem na primavera aproximadamente ao mesmo tempo. Mas vale a pena notar que as tulipas são plantas bulbosas e seu sistema radicular está em pé de igualdade com as íris.
Portanto, ao organizar os canteiros dessas culturas, as distâncias necessárias entre elas devem ser mantidas e o espaço deve ser deixado para um crescimento adicional. Ao escolher um esquema de cores, deve-se notar que não vale a pena plantar botões com um esquema de cores próximo. Eles irão se fundir. Melhor escolher contrastes.
Como plantar íris lindamente
Casatics de diferentes cores mono parecem muito agradáveis. Eles estão sentados em grupos, e os espaços vazios entre eles são preenchidos com cascalho fino para facilitar os cuidados. Entre as plantas, deixe as lacunas necessárias para um crescimento adicional.
Os especialistas não aconselham plantar essas flores em uma fileira, mas aderem às assimetrias, deixando as fronteiras confusas. Mesmo ao longo das trilhas, escolha um padrão de desembarque de xadrez. Você pode decorar um arranjo de flores de íris com uma quantidade moderada de cereais decorativos.
Outra decisão de projeto será o desembarque da baleia assassina em módulos especiais. Geralmente, formas retangulares, quadradas ou redondas de estruturas são escolhidas para esse fim. Eles são emoldurados com bordas ou ladrilhos para faixas.
É bom usar pedras e cerâmica para a decoração de plantações (jarros, panelas, esculturas), diferentes produtos forjados (cerca, ponte, bancos). No contexto de uma decoração clara, é melhor escolher flores de azul escuro ou azul saturado para contraste. Mas botões brancos, creme ou rosa claro são adequados para composições de pedras escuras.
Canteiros de íris com rosas, peônias, daylilies
Uma ótima opção seria plantar roseiras com essas flores incríveis. Nesse caso, a vegetação das íris cobrirá as hastes nuas da rainha do jardim. Alterne com sucesso ao lado dos arbustos de peônias brancas e íris de cores brilhantes.
Em vez de peônias, plantas diurnas podem ser usadas. Os daylilies e os lírios florescem mais tarde que as baleias assassinas, o que significa que o canteiro parecerá mais longo. Além disso, eles não produzem muita sombra, o que é um bom sinal de um vizinho para íris fotófilas.
Os sistemas radiculares dessas culturas floridas ocupam níveis diferentes e não interferem entre si. Nas composições acima, você deve escolher diferentes cores sólidas dessas cores para obter a combinação mais bonita.
É possível plantar íris de diferentes variedades juntos
Obviamente, íris podem ser plantadas juntas. Somente a partir dessas flores você pode criar um canteiro bonito e espetacular.
Mas aqui vale a pena considerar os seguintes pontos:
- Os botões pálidos ao plantar com amostras de cores vivas serão perdidos.
- O plantio de variedades de dois tons de cores diferentes também prejudica os olhos com sua variegação. Portanto, variedades variegadas devem ser plantadas com amostras de cores simples.
- As cores escuras dos botões não se harmonizam com outras espécies escuras.
Você pode plantar um canteiro de flores apenas a partir de íris, mas escolher diferentes cores simples. Será uma composição muito colorida. Ao plantar diferentes variedades de baleias assassinas em primeiro plano, é melhor plantar variedades anãs com um intervalo de 12 a 15 cm. Em seguida, coloque variedades de tamanho médio e, no centro, amostras altas na taxa de 4 peças por 1 m².
É bom escolher variedades para canteiros de diferentes períodos de floração, quando algumas florescem, enquanto outras dão brotos. Nesse caso, o canteiro de flores se deliciará com sua floração por mais tempo.
Você sabe Nos tempos antigos, as baleias assassinas eram conhecidas como afrodisíacos. Eles foram comidos em pó, acreditando que isso aumentaria a atração pelo sexo oposto.
Fronteira da íris
Variedades anãs dessa cultura vegetal são perfeitas como uma borda baixa ao longo dos trilhos. Eles são frequentemente plantados para esse fim entre grandes pedras. Ao longo das trilhas, você também pode plantar baleias roxas de tamanho médio.
Infelizmente, essas lindas flores não florescem por muito tempo; portanto, os paisagistas recomendam não usar a borda da íris, mas usar bordas mistas, ou seja, use íris com outras plantas que tenham um período de floração diferente ou mais longo. Para esse fim, você também pode usar arbustos perenes de zimbro ou thuja.
Importante! Ao plantar uma íris, não se deve esquecer que é exigente em iluminação e não tolera uma sombra profunda.
As íris são despretensiosas ao sair, por isso não será difícil fazer um belo canteiro de flores, jardim ou fronteira com elas. O principal é escolher um local com boa iluminação, não plantá-lo próximo a plantas que os oprimam e observar a compatibilidade das cores.