As coníferas perenes, com um arranjo competente, tornam-se uma verdadeira decoração de um terreno suburbano pessoal. Exuberantes árvores e arbustos, por favor, com decoratividade durante todo o ano, forte imunidade, despretensiosidade ao sair. No entanto, a cultura de coníferas pode ser afetada por um início repentino da doença. Você pode aprender como evitar esses problemas ao cultivar zimbro no artigo.
Como entender se há ferrugem no zimbro
Na maioria das vezes, pode-se encontrar na primavera que o arbusto do zimbro foi infectado. No momento, o sistema imunológico da planta ainda está fraco após um período difícil de inverno.
Os seguintes fatores exacerbam sua fraqueza:
- umidade excessiva do solo após inundações, aumento dos níveis das águas subterrâneas;
- geadas de retorno;
- saltos agudos na temperatura que danificam a casca, tornando-a vulnerável à penetração de patógenos.
Você sabe Nos tempos antigos, os arbustos de zimbro eram atribuídos a propriedades mágicas. Seus galhos foram levados com eles na estrada como amuletos, para que não houvesse problemas no caminho.
As doenças infecciosas causadas por fungos são um enorme perigo para os arbustos de coníferas.. Uma das doenças mais desagradáveis, que pode reduzir significativamente a decoratividade de uma planta e até destruí-la, é a ferrugem, excitada por fungos patogênicos Gymnosporangium confusum, G. juniperinum, G. sabinae.
Você pode entender que eles se estabeleceram em um arbusto pelos sintomas característicos:
- o aparecimento de corpos frutíferos alaranjados brilhantes em maio - junho;
- espessamento, "inchaço" nos galhos;
- secagem de brotos;
- queda de agulhas.
Quando infectados pela ferrugem da bolha, áreas espessadas, inchadas e curvas, crescimentos aracnóides aparecem nos galhos. A planta parece deprimida. Depois de um ano e meio, na primavera é formada uma substância gelatinosa, na qual ocorre a maturação dos esporos, espalhando-se posteriormente sobre o local a uma distância de várias centenas de metros.
Fontes de doença
O zimbro é uma das principais fontes de infecção com a doença, descrita no artigo. Entrando em um ambiente favorável de detritos de plantas, do solo ou de uma muda infectada, os esporos de fungos amadurecem e se espalham por todo o local, para outras plantas. O próximo estágio de desenvolvimento do fungo já está nas plantações de rosáceas. Manchas alaranjadas se formam em suas folhas, pontos pretos são visíveis na superfície. A placa inferior é coberta com galhas. No outono, os esporos do vento são novamente transferidos para o zimbro, onde o fungo continua com seu efeito prejudicial.
Importante! Como o desenvolvimento do fungo Gymnosporangium sabinae requer 2 hospedeiros - zimbro e rosácea (pereira, macieira, floco de neve, espinheiro, rowan, marmelo), essas culturas devem ser plantadas a uma grande distância ou uma barreira entre outras plantas.
Alta umidade, chuvas frequentes contribuem para a disseminação da doença. As partículas de esporos são transportadas pelo vento e por insetos. Como dezenas de bilhões de esporos podem amadurecer em uma planta ao mesmo tempo, a doença se espalha muito rapidamente. Vai demorar muito tempo para combatê-lo. Muitos residentes de verão são incapazes de salvar árvores e arbustos doentes. Além das culturas rosáceas, os hospedeiros intermediários também são coltsfoot, afilhado, cardo e porca.
A temperatura favorável para o desenvolvimento da ferrugem é de + 18 ° C. Em geral, os esporos amadurecem em uma ampla faixa de temperatura de + 3 ... + 30 ° C e com alta umidade do ar atingindo 84-91%.
Vídeo: juniper rust
Como lidar com a ferrugem: tratamento
O tratamento consiste na remoção e queima de galhos doentes, desinfecção dos locais de corte, tratamento químico e aplicação de fertilizantes. A doença descrita deve ser tratada com fungicidas de amplo espectro. Nos estágios iniciais da doença, "Fundazol", "Bayleton", "Skor", "Topaz", o líquido de Bordeaux são eficazes. O processamento deve ser feito na primavera e em agosto - setembro. O clima deve estar quente, calmo, nublado.
Recomendações para pulverização:
Nome do medicamento | Número de pulverizações |
Líquido de Bordeaux (2-3%) | 3-4 |
Topázio | 3-4 |
Saprol | 6 |
"Ditan" | 6 |
Você pode processar a coroa 4 vezes na seguinte sequência:
- primeira e segunda etapa - Bordeaux líquido ou "Cuprosil", "Champion";
- o terceiro - "Tiovitom", enxofre coloidal;
- o quarto "Propi plus".
Todas as plantas são tratadas simultaneamente - coníferas e frutos silvestres. Os tratamentos diferem na medida em que as coníferas podem ser pulverizadas várias vezes e por um longo período. As plantas frutíferas, por via de regra, são pulverizadas não mais que 4 vezes, interrompendo o tratamento pelo menos um mês antes da colheita.
Todas essas ações serão efetivas apenas até o momento em que os órgãos de esporulação apareceram na cultura. Depois disso, o tratamento não fará mais sentido - é melhor arrancar e queimar o mato para evitar a infecção de outras culturas. Após o desenraizamento, o solo na área onde cresceu deve ser regado com água fervente, sulfato de cobre, líquido de Bordeaux.
Solução de álcool
A solução de álcool deve ser usada para tratar as ferramentas de jardim antes e depois da poda dos galhos afetados.. Além disso, eles podem lubrificar os locais de cortes.
As ferramentas devem ser processadas sempre que podar outra planta, e suas lâminas podem ser calcinadas. Este procedimento evitará a propagação da doença na área.
Importante! Ao trabalhar com produtos químicos, precauções pessoais devem ser seguidas. A pulverização deve ser realizada, protegendo o corpo com uma roupa especial, o trato respiratório com uma máscara, olhos com óculos, mãos com luvas.
Solução de sulfato de cobre
A desinfecção das áreas das quais os brotos doentes foram cortados pode ser realizada com uma solução a 1% de sulfato de cobre.
Ao usar este medicamento para pulverizar a coroa, siga a seguinte sequência:
- Pela primeira vez, trate com sulfato de cobre antes que os botões se abram.
- Após 2 semanas, recorra ao uso de um dos três agentes: cloróxido de cobre, Ordana, Oksihoma (ou Abiga-Peak).
- O terceiro tratamento deve ser feito com Kuprosil ou Bordeaux líquido (1%).
- Se necessário, trate-o com líquido Bordeaux novamente após 10 a 12 dias.
Garden Var
Para feridas curadas mais rapidamente após o corte, elas são lubrificadas com. Para o mesmo fim, aplique tinta a óleo no óleo de secagem. Há também um produto mais moderno e fácil de usar - a pasta RanNet. Você pode comprá-lo em qualquer loja de jardinagem.
Prevenção
As doenças das plantas são melhor prevenidas do que tratá-las. As principais regras para prevenção de doenças são a escolha de um bom local para o cultivo de zimbro, bem como uma muda saudável, tecnologia agrícola bem conduzida, cuidados regulares.
As seguintes medidas ajudarão a evitar ferrugem no site:
- inspeções sistemáticas de desembarques;
- limpeza completa do local no outono;
- escavação profunda do solo na baioneta de uma pá no outono;
- alimentação pontual e regular;
- a introdução de nitrogênio em doses mínimas;
- pulverização preventiva no início da primavera em brotos de dormir com tais fungicidas: Tilt, Bayleton, Ridomil Gold MC, Vectra, Abiga-Peak, HOM e outros;
- a destruição de plantas que são hospedeiras intermediárias e ervas daninhas;
- prevenção de estagnação da água.
Vídeo: Cuidado apropriado do zimbro
Todos os zimbros carregam ferrugem
Todos os arbustos de zimbro são o principal hospedeiro ou intermediário na propagação da ferrugem. Duas variedades são mais suscetíveis a esta doença: virgem e cossaco.
Cogumelos que estimulam a ferrugem são capazes de formar vários tipos de esporos - monóicos e monóicos. O desenvolvimento do primeiro deles ocorre em um arbusto e plantas intimamente relacionadas a ele. Esporos homogêneos afetam diferentes plantas. Assim, o zimbro comum se torna o principal hospedeiro e a macieira - um intermediário. As peras são infectadas após o desenvolvimento parcial do fungo em arbustos de zimbro pertencentes à espécie cossaca.
Você sabe O cheiro de zimbro é capaz de ter um efeito curativo no corpo humano. Representantes das tribos nativas americanas da América do Norte enviaram pacientes com tuberculose da pele, ossos e articulações para cura nos matagais desta planta.
Assim, a ferrugem é uma doença fúngica perigosa, que leva à perda de arbustos de zimbro decorativos e à sua morte. É difícil se livrar dos fungos que se instalaram no site. Para evitar a doença, não se deve ignorar as medidas preventivas recomendadas, detectar a presença de um fungo patogênico na planta no período inicial, assim que possível, procedendo ao tratamento competente.